A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
Texto Completo: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9700 |
Resumo: | A dança é uma das manifestações mais antigas presentes na humanidade; Ressalta-se também sua presença nos documentos que compõem os currículos e respaldam os educadores nos ambientes educacionais, fator determinante para a efetivação deste estudo que teve como lócus de coleta de dados oficinas escolares efetuadas por um Mestre da cultura tradicional da região do Vale do Paraíba Paulista que desenvolve nas escolas um trabalho educativo pautado na dança popular e nos pressupostos necessários para que essa ação se consolide nos ambientes formais de ensino. Espera-se com o estudo suscitar a reflexão acerca da importância do diálogo entre cultura e educação, sendo a dança um campo polissêmico de conhecimento. |
id |
CAMP-1_591cd498b7eff1d479d270ccf37177b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9700 |
network_acronym_str |
CAMP-1 |
network_name_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
repository_id_str |
|
spelling |
A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre GriotDança Popular. Educação física. Educação.A dança é uma das manifestações mais antigas presentes na humanidade; Ressalta-se também sua presença nos documentos que compõem os currículos e respaldam os educadores nos ambientes educacionais, fator determinante para a efetivação deste estudo que teve como lócus de coleta de dados oficinas escolares efetuadas por um Mestre da cultura tradicional da região do Vale do Paraíba Paulista que desenvolve nas escolas um trabalho educativo pautado na dança popular e nos pressupostos necessários para que essa ação se consolide nos ambientes formais de ensino. Espera-se com o estudo suscitar a reflexão acerca da importância do diálogo entre cultura e educação, sendo a dança um campo polissêmico de conhecimento.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevistas : método história oralapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/970010.20888/ridphe_r.v5i0.9700Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019037RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019037RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e0190372447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9700/8004Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchildberg, Lerrine MarieDuarte Abdala, Rachel 2020-05-01T00:18:37Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9700Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2020-05-01T00:18:37Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot |
title |
A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot |
spellingShingle |
A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot Schildberg, Lerrine Marie Dança Popular. Educação física. Educação. |
title_short |
A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot |
title_full |
A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot |
title_fullStr |
A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot |
title_full_unstemmed |
A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot |
title_sort |
A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot |
author |
Schildberg, Lerrine Marie |
author_facet |
Schildberg, Lerrine Marie Duarte Abdala, Rachel |
author_role |
author |
author2 |
Duarte Abdala, Rachel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schildberg, Lerrine Marie Duarte Abdala, Rachel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Popular. Educação física. Educação. |
topic |
Dança Popular. Educação física. Educação. |
description |
A dança é uma das manifestações mais antigas presentes na humanidade; Ressalta-se também sua presença nos documentos que compõem os currículos e respaldam os educadores nos ambientes educacionais, fator determinante para a efetivação deste estudo que teve como lócus de coleta de dados oficinas escolares efetuadas por um Mestre da cultura tradicional da região do Vale do Paraíba Paulista que desenvolve nas escolas um trabalho educativo pautado na dança popular e nos pressupostos necessários para que essa ação se consolide nos ambientes formais de ensino. Espera-se com o estudo suscitar a reflexão acerca da importância do diálogo entre cultura e educação, sendo a dança um campo polissêmico de conhecimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Entrevistas : método história oral |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9700 10.20888/ridphe_r.v5i0.9700 |
url |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9700 |
identifier_str_mv |
10.20888/ridphe_r.v5i0.9700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9700/8004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019037 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019037 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e019037 2447-746X reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
collection |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo (RIDPHE_R) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mcris@unicamp.br |
_version_ |
1809280190788927488 |