Narrativas sobre a formação de professores em Mato Grosso do Sul como patrimônio educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Regina Mariano da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gonzales, Katia Guerchi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9679
Resumo: Este artigo aborda as contribuições de narrativa produzidas em pesquisas que trabalham com a metodologia de pesquisa em História Oral para a escrita da História. As pesquisas tomadas nestes textos, tinha como objetivo investigar a formação de professores de Matemática em Mato Grosso do Sul. A discussão que aqui se apresenta, toma aspectos presentes nos textos narrados como disparadores para a discussão sobre a correlação das narrativas com o conceito de Patrimônio Educativo. As memórias registradas por meio da História Oral em narrativas, presentifica o valor sócio-histórico e cultural dos âmbitos escolares o que torna imprescindível sua preservação realizada por meio da sua fixação na escrita.
id CAMP-1_5b381432aae0c719ff24c05f379b99c6
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9679
network_acronym_str CAMP-1
network_name_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository_id_str
spelling Narrativas sobre a formação de professores em Mato Grosso do Sul como patrimônio educativoPatrimônio. História da Educação Matemática. Experiência. Narrativa.Este artigo aborda as contribuições de narrativa produzidas em pesquisas que trabalham com a metodologia de pesquisa em História Oral para a escrita da História. As pesquisas tomadas nestes textos, tinha como objetivo investigar a formação de professores de Matemática em Mato Grosso do Sul. A discussão que aqui se apresenta, toma aspectos presentes nos textos narrados como disparadores para a discussão sobre a correlação das narrativas com o conceito de Patrimônio Educativo. As memórias registradas por meio da História Oral em narrativas, presentifica o valor sócio-histórico e cultural dos âmbitos escolares o que torna imprescindível sua preservação realizada por meio da sua fixação na escrita.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/967910.20888/ridphe_r.v5i0.9679RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e019004RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019004Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e0190042447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9679/5271Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carla Regina Mariano daGonzales, Katia Guerchi2020-05-01T00:18:37Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9679Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2020-05-01T00:18:37Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas sobre a formação de professores em Mato Grosso do Sul como patrimônio educativo
title Narrativas sobre a formação de professores em Mato Grosso do Sul como patrimônio educativo
spellingShingle Narrativas sobre a formação de professores em Mato Grosso do Sul como patrimônio educativo
Silva, Carla Regina Mariano da
Patrimônio. História da Educação Matemática. Experiência. Narrativa.
title_short Narrativas sobre a formação de professores em Mato Grosso do Sul como patrimônio educativo
title_full Narrativas sobre a formação de professores em Mato Grosso do Sul como patrimônio educativo
title_fullStr Narrativas sobre a formação de professores em Mato Grosso do Sul como patrimônio educativo
title_full_unstemmed Narrativas sobre a formação de professores em Mato Grosso do Sul como patrimônio educativo
title_sort Narrativas sobre a formação de professores em Mato Grosso do Sul como patrimônio educativo
author Silva, Carla Regina Mariano da
author_facet Silva, Carla Regina Mariano da
Gonzales, Katia Guerchi
author_role author
author2 Gonzales, Katia Guerchi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Regina Mariano da
Gonzales, Katia Guerchi
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio. História da Educação Matemática. Experiência. Narrativa.
topic Patrimônio. História da Educação Matemática. Experiência. Narrativa.
description Este artigo aborda as contribuições de narrativa produzidas em pesquisas que trabalham com a metodologia de pesquisa em História Oral para a escrita da História. As pesquisas tomadas nestes textos, tinha como objetivo investigar a formação de professores de Matemática em Mato Grosso do Sul. A discussão que aqui se apresenta, toma aspectos presentes nos textos narrados como disparadores para a discussão sobre a correlação das narrativas com o conceito de Patrimônio Educativo. As memórias registradas por meio da História Oral em narrativas, presentifica o valor sócio-histórico e cultural dos âmbitos escolares o que torna imprescindível sua preservação realizada por meio da sua fixação na escrita.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9679
10.20888/ridphe_r.v5i0.9679
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9679
identifier_str_mv 10.20888/ridphe_r.v5i0.9679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9679/5271
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e019004
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019004
Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019004
2447-746X
reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
collection Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository.name.fl_str_mv Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||mcris@unicamp.br
_version_ 1754302834856165376