UMA NARRATIVA, UMA HISTÓRIA: um educar como “uma vida que se vive”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel, Lilian Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Carla Regina Mariano da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/447
Resumo: Neste artigo, discute-se a produção de uma narrativa de vida de uma professora da Educação Básica, em um ambiente on-line, buscando produzir afetos na formação de professores e pesquisadores em Educação Matemática. Um encontro entre professores. Uma entrevista. Uma narrativa. Foi nesse espaço que se compôs uma narrativa de um viver a educação como formação. Uma aula em meio ao contexto de uma pandemia, em que novas formas de produzir conhecimento ganharam movimento e prática. O espaço da aula mediado pelo aplicativo Google Meet e, a partir dele, novas possibilidades, afinal: o que pode uma narrativa realizada em uma disciplina oferecida de forma on-line? Como produzir afetos, quando uma pandemia impõe distâncias? Baseado neste exercício, entende-se ser possível abrir caminhos para utilizar as ferramentas tecnológicas on-line para a produção de narrativas. Se o contato físico não se faz possível, cabe inventar outros modos de interagir e produzir conhecimento.
id SBHMAT_a2552f73de5f793d1d8a8ee7bedac2d9
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/447
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling UMA NARRATIVA, UMA HISTÓRIA: um educar como “uma vida que se vive”ExperiênciaNarrativaFormação de ProfessoresNeste artigo, discute-se a produção de uma narrativa de vida de uma professora da Educação Básica, em um ambiente on-line, buscando produzir afetos na formação de professores e pesquisadores em Educação Matemática. Um encontro entre professores. Uma entrevista. Uma narrativa. Foi nesse espaço que se compôs uma narrativa de um viver a educação como formação. Uma aula em meio ao contexto de uma pandemia, em que novas formas de produzir conhecimento ganharam movimento e prática. O espaço da aula mediado pelo aplicativo Google Meet e, a partir dele, novas possibilidades, afinal: o que pode uma narrativa realizada em uma disciplina oferecida de forma on-line? Como produzir afetos, quando uma pandemia impõe distâncias? Baseado neste exercício, entende-se ser possível abrir caminhos para utilizar as ferramentas tecnológicas on-line para a produção de narrativas. Se o contato físico não se faz possível, cabe inventar outros modos de interagir e produzir conhecimento.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/447Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-162447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/447/354Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDaniel, Lilian OliveiraSilva, Carla Regina Mariano da2023-12-13T13:04:00Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/447Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:04Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA NARRATIVA, UMA HISTÓRIA: um educar como “uma vida que se vive”
title UMA NARRATIVA, UMA HISTÓRIA: um educar como “uma vida que se vive”
spellingShingle UMA NARRATIVA, UMA HISTÓRIA: um educar como “uma vida que se vive”
Daniel, Lilian Oliveira
Experiência
Narrativa
Formação de Professores
title_short UMA NARRATIVA, UMA HISTÓRIA: um educar como “uma vida que se vive”
title_full UMA NARRATIVA, UMA HISTÓRIA: um educar como “uma vida que se vive”
title_fullStr UMA NARRATIVA, UMA HISTÓRIA: um educar como “uma vida que se vive”
title_full_unstemmed UMA NARRATIVA, UMA HISTÓRIA: um educar como “uma vida que se vive”
title_sort UMA NARRATIVA, UMA HISTÓRIA: um educar como “uma vida que se vive”
author Daniel, Lilian Oliveira
author_facet Daniel, Lilian Oliveira
Silva, Carla Regina Mariano da
author_role author
author2 Silva, Carla Regina Mariano da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel, Lilian Oliveira
Silva, Carla Regina Mariano da
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência
Narrativa
Formação de Professores
topic Experiência
Narrativa
Formação de Professores
description Neste artigo, discute-se a produção de uma narrativa de vida de uma professora da Educação Básica, em um ambiente on-line, buscando produzir afetos na formação de professores e pesquisadores em Educação Matemática. Um encontro entre professores. Uma entrevista. Uma narrativa. Foi nesse espaço que se compôs uma narrativa de um viver a educação como formação. Uma aula em meio ao contexto de uma pandemia, em que novas formas de produzir conhecimento ganharam movimento e prática. O espaço da aula mediado pelo aplicativo Google Meet e, a partir dele, novas possibilidades, afinal: o que pode uma narrativa realizada em uma disciplina oferecida de forma on-line? Como produzir afetos, quando uma pandemia impõe distâncias? Baseado neste exercício, entende-se ser possível abrir caminhos para utilizar as ferramentas tecnológicas on-line para a produção de narrativas. Se o contato físico não se faz possível, cabe inventar outros modos de interagir e produzir conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/447
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/447/354
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-16
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463369089024