Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes de Souza, Monica
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira Batista, Carmyra, Policarpo Fagundes de Carvalho, Rosália, Simões Costa dos Santos, Edilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9856
Resumo: Neste trabalho objetivou-se apresentar as Oficinas Pedagógicas (OPs) como lócus para produção de materiais de ensino e de aprendizagem e para formação continuada de professores da rede pública do Distrito Federal (DF). Utilizou-se como referencial teórico Alferes e Mainardes (2011), Fiscarelli (2008), Gallego e Jiménez (2012) e Souza (2013). Como exemplo dos materiais utilizados no trabalho dessas OPs, elegemos o Tangram para análise e verificamos os saberes, os valores e os significados construídos em torno de sua utilização. Concluímos que as OPs são um espaço permanente e disponível aos professores, mantendo seus cursos alicerçados no fazer manual, com a ludicidade como eixo, sendo provocadoras de autoformação e formação coletiva prático-teórica e experiencial.
id CAMP-1_9bcdcff75568e2d714d846d578c90d64
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9856
network_acronym_str CAMP-1
network_name_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository_id_str
spelling Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito FederalOficinas Pedagógicas (OPs). Tangram. Formação continuada de professores.Neste trabalho objetivou-se apresentar as Oficinas Pedagógicas (OPs) como lócus para produção de materiais de ensino e de aprendizagem e para formação continuada de professores da rede pública do Distrito Federal (DF). Utilizou-se como referencial teórico Alferes e Mainardes (2011), Fiscarelli (2008), Gallego e Jiménez (2012) e Souza (2013). Como exemplo dos materiais utilizados no trabalho dessas OPs, elegemos o Tangram para análise e verificamos os saberes, os valores e os significados construídos em torno de sua utilização. Concluímos que as OPs são um espaço permanente e disponível aos professores, mantendo seus cursos alicerçados no fazer manual, com a ludicidade como eixo, sendo provocadoras de autoformação e formação coletiva prático-teórica e experiencial.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2019-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/985610.20888/ridphe_r.v5i0.9856Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019022RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019022RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e0190222447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9856/7592Oficinas Pedagógicas da Rede Pública de ensino do Distrito FederalCopyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes de Souza, Monica Oliveira Batista, Carmyra Policarpo Fagundes de Carvalho, Rosália Simões Costa dos Santos, Edilene 2020-05-01T00:18:37Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9856Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2020-05-01T00:18:37Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal
title Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal
spellingShingle Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal
Menezes de Souza, Monica
Oficinas Pedagógicas (OPs). Tangram. Formação continuada de professores.
title_short Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal
title_full Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal
title_fullStr Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal
title_full_unstemmed Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal
title_sort Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal
author Menezes de Souza, Monica
author_facet Menezes de Souza, Monica
Oliveira Batista, Carmyra
Policarpo Fagundes de Carvalho, Rosália
Simões Costa dos Santos, Edilene
author_role author
author2 Oliveira Batista, Carmyra
Policarpo Fagundes de Carvalho, Rosália
Simões Costa dos Santos, Edilene
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes de Souza, Monica
Oliveira Batista, Carmyra
Policarpo Fagundes de Carvalho, Rosália
Simões Costa dos Santos, Edilene
dc.subject.por.fl_str_mv Oficinas Pedagógicas (OPs). Tangram. Formação continuada de professores.
topic Oficinas Pedagógicas (OPs). Tangram. Formação continuada de professores.
description Neste trabalho objetivou-se apresentar as Oficinas Pedagógicas (OPs) como lócus para produção de materiais de ensino e de aprendizagem e para formação continuada de professores da rede pública do Distrito Federal (DF). Utilizou-se como referencial teórico Alferes e Mainardes (2011), Fiscarelli (2008), Gallego e Jiménez (2012) e Souza (2013). Como exemplo dos materiais utilizados no trabalho dessas OPs, elegemos o Tangram para análise e verificamos os saberes, os valores e os significados construídos em torno de sua utilização. Concluímos que as OPs são um espaço permanente e disponível aos professores, mantendo seus cursos alicerçados no fazer manual, com a ludicidade como eixo, sendo provocadoras de autoformação e formação coletiva prático-teórica e experiencial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9856
10.20888/ridphe_r.v5i0.9856
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9856
identifier_str_mv 10.20888/ridphe_r.v5i0.9856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9856/7592
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Oficinas Pedagógicas da Rede Pública de ensino do Distrito Federal
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019022
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019022
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e019022
2447-746X
reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
collection Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository.name.fl_str_mv Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||mcris@unicamp.br
_version_ 1798675505036132352