Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
Texto Completo: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9856 |
Resumo: | Neste trabalho objetivou-se apresentar as Oficinas Pedagógicas (OPs) como lócus para produção de materiais de ensino e de aprendizagem e para formação continuada de professores da rede pública do Distrito Federal (DF). Utilizou-se como referencial teórico Alferes e Mainardes (2011), Fiscarelli (2008), Gallego e Jiménez (2012) e Souza (2013). Como exemplo dos materiais utilizados no trabalho dessas OPs, elegemos o Tangram para análise e verificamos os saberes, os valores e os significados construídos em torno de sua utilização. Concluímos que as OPs são um espaço permanente e disponível aos professores, mantendo seus cursos alicerçados no fazer manual, com a ludicidade como eixo, sendo provocadoras de autoformação e formação coletiva prático-teórica e experiencial. |
id |
CAMP-1_9bcdcff75568e2d714d846d578c90d64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9856 |
network_acronym_str |
CAMP-1 |
network_name_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
repository_id_str |
|
spelling |
Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito FederalOficinas Pedagógicas (OPs). Tangram. Formação continuada de professores.Neste trabalho objetivou-se apresentar as Oficinas Pedagógicas (OPs) como lócus para produção de materiais de ensino e de aprendizagem e para formação continuada de professores da rede pública do Distrito Federal (DF). Utilizou-se como referencial teórico Alferes e Mainardes (2011), Fiscarelli (2008), Gallego e Jiménez (2012) e Souza (2013). Como exemplo dos materiais utilizados no trabalho dessas OPs, elegemos o Tangram para análise e verificamos os saberes, os valores e os significados construídos em torno de sua utilização. Concluímos que as OPs são um espaço permanente e disponível aos professores, mantendo seus cursos alicerçados no fazer manual, com a ludicidade como eixo, sendo provocadoras de autoformação e formação coletiva prático-teórica e experiencial.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2019-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/985610.20888/ridphe_r.v5i0.9856Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019022RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019022RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e0190222447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9856/7592Oficinas Pedagógicas da Rede Pública de ensino do Distrito FederalCopyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes de Souza, Monica Oliveira Batista, Carmyra Policarpo Fagundes de Carvalho, Rosália Simões Costa dos Santos, Edilene 2020-05-01T00:18:37Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9856Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2020-05-01T00:18:37Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal |
title |
Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal |
spellingShingle |
Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal Menezes de Souza, Monica Oficinas Pedagógicas (OPs). Tangram. Formação continuada de professores. |
title_short |
Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal |
title_full |
Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal |
title_fullStr |
Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal |
title_sort |
Materiais para o ensino e a aprendizagem de matemática e os Centros de Vivências Lúdicas: : Oficinas Pedagógicas da rede pública de ensino do Distrito Federal |
author |
Menezes de Souza, Monica |
author_facet |
Menezes de Souza, Monica Oliveira Batista, Carmyra Policarpo Fagundes de Carvalho, Rosália Simões Costa dos Santos, Edilene |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Batista, Carmyra Policarpo Fagundes de Carvalho, Rosália Simões Costa dos Santos, Edilene |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes de Souza, Monica Oliveira Batista, Carmyra Policarpo Fagundes de Carvalho, Rosália Simões Costa dos Santos, Edilene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oficinas Pedagógicas (OPs). Tangram. Formação continuada de professores. |
topic |
Oficinas Pedagógicas (OPs). Tangram. Formação continuada de professores. |
description |
Neste trabalho objetivou-se apresentar as Oficinas Pedagógicas (OPs) como lócus para produção de materiais de ensino e de aprendizagem e para formação continuada de professores da rede pública do Distrito Federal (DF). Utilizou-se como referencial teórico Alferes e Mainardes (2011), Fiscarelli (2008), Gallego e Jiménez (2012) e Souza (2013). Como exemplo dos materiais utilizados no trabalho dessas OPs, elegemos o Tangram para análise e verificamos os saberes, os valores e os significados construídos em torno de sua utilização. Concluímos que as OPs são um espaço permanente e disponível aos professores, mantendo seus cursos alicerçados no fazer manual, com a ludicidade como eixo, sendo provocadoras de autoformação e formação coletiva prático-teórica e experiencial. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9856 10.20888/ridphe_r.v5i0.9856 |
url |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9856 |
identifier_str_mv |
10.20888/ridphe_r.v5i0.9856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9856/7592 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Oficinas Pedagógicas da Rede Pública de ensino do Distrito Federal |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019022 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 5 (2019): Publicação Contínua; e019022 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 5 (2019): Publicação Contínua; e019022 2447-746X reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
collection |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mcris@unicamp.br |
_version_ |
1798675505036132352 |