Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos, 1966-
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Greco, Roberto, 1973-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11756
Resumo: Resumo: Oportunizar o desenvolvimento de atividades práticas a fim de trabalhar os conteúdos curriculares é uma demanda que vem sendo adotada por muitas escolas. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta a avaliação da eficácia de ações educativas orientadas pela pedagogia de projetos, realizada junto aos estudantes do Ensino Fundamental II, de uma escola municipal de Parintins, AM. As ações fizeram parte de um projeto escolar intitulado "Mãos na terra", cujo objetivo foi a implementação de uma horta escolar e o desenvolvimento de ações educativas de cunho transdisciplinar, que valorizem os saberes tradicionais locais, como instrumento motivador da construção do conhecimento científico. Para avaliar a eficácia dessas ações, realizou-se com os estudantes, uma roda de conversa e aplicou-se um questionário com questões semiabertas afim de identificar os seus posicionamentos. Os resultados apontam a necessidade de maior desenvolvimento dessas práticas na escola, visto que a metodologia de projeto instiga os estudantes a participarem das atividades e, contribuem para maiores reflexões em torno dos conteúdos estudados, oportunizando-os a serem protagonistas na construção de seu próprio conhecimento
id CAMP_0d1c29bc0787bcbe41272d4807a9575a
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345117
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no AmazonasTeaching by project : an experience with students from várzea schools in AmazonasHorta escolarConhecimento tradicionalSchool gardensTraditional knowledgeTeaching by ProjectArtigo originalResumo: Oportunizar o desenvolvimento de atividades práticas a fim de trabalhar os conteúdos curriculares é uma demanda que vem sendo adotada por muitas escolas. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta a avaliação da eficácia de ações educativas orientadas pela pedagogia de projetos, realizada junto aos estudantes do Ensino Fundamental II, de uma escola municipal de Parintins, AM. As ações fizeram parte de um projeto escolar intitulado "Mãos na terra", cujo objetivo foi a implementação de uma horta escolar e o desenvolvimento de ações educativas de cunho transdisciplinar, que valorizem os saberes tradicionais locais, como instrumento motivador da construção do conhecimento científico. Para avaliar a eficácia dessas ações, realizou-se com os estudantes, uma roda de conversa e aplicou-se um questionário com questões semiabertas afim de identificar os seus posicionamentos. Os resultados apontam a necessidade de maior desenvolvimento dessas práticas na escola, visto que a metodologia de projeto instiga os estudantes a participarem das atividades e, contribuem para maiores reflexões em torno dos conteúdos estudados, oportunizando-os a serem protagonistas na construção de seu próprio conhecimentoAbstract: Opportuning the development of practical activities in order to work the curricular content is a demand that has been adopted by many schools. From this perspective, this paper presents the evaluation of the efficacy of educational actions guided by the pedagogy of projects, performed with the students of elementary school II, of a municipal school of Parintins, AM. The actions were part of a school project titled "Hands On Earth", whose objective was the implementation of a school garden and the development of educational actions of a transdisciplinary nature, which value traditional local knowledge, as an instrument Motivator of the construction of scientific knowledge. To evaluate the efficacy of these actions, the students were submitted to a conversation wheel and a questionnaire was applied with semiopen questions in order to identify their positions. The results indicate the need for further development of these practices in the school, since the project methodology Instigs students to participate in the activities and, contribute to greater reflections about the contents studied, Opportunting them to be protagonists in building their own knowledgeAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos, 1966-Greco, Roberto, 1973-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11756JACAÚNA, Carmen Lourdes Freitas dos Santos; GRECO, Roberto. Ensino por projeto: uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas. Geografia, Ensino & Pesquisa. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências, 2020. Vol. 23 (dez., 2019), n. art. e20. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11756. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345117porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T16:59:52Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345117Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-27T16:59:52Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas
Teaching by project : an experience with students from várzea schools in Amazonas
title Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas
spellingShingle Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas
Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos, 1966-
Horta escolar
Conhecimento tradicional
School gardens
Traditional knowledge
Teaching by Project
Artigo original
title_short Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas
title_full Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas
title_fullStr Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas
title_full_unstemmed Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas
title_sort Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas
author Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos, 1966-
author_facet Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos, 1966-
Greco, Roberto, 1973-
author_role author
author2 Greco, Roberto, 1973-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos, 1966-
Greco, Roberto, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Horta escolar
Conhecimento tradicional
School gardens
Traditional knowledge
Teaching by Project
Artigo original
topic Horta escolar
Conhecimento tradicional
School gardens
Traditional knowledge
Teaching by Project
Artigo original
description Resumo: Oportunizar o desenvolvimento de atividades práticas a fim de trabalhar os conteúdos curriculares é uma demanda que vem sendo adotada por muitas escolas. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta a avaliação da eficácia de ações educativas orientadas pela pedagogia de projetos, realizada junto aos estudantes do Ensino Fundamental II, de uma escola municipal de Parintins, AM. As ações fizeram parte de um projeto escolar intitulado "Mãos na terra", cujo objetivo foi a implementação de uma horta escolar e o desenvolvimento de ações educativas de cunho transdisciplinar, que valorizem os saberes tradicionais locais, como instrumento motivador da construção do conhecimento científico. Para avaliar a eficácia dessas ações, realizou-se com os estudantes, uma roda de conversa e aplicou-se um questionário com questões semiabertas afim de identificar os seus posicionamentos. Os resultados apontam a necessidade de maior desenvolvimento dessas práticas na escola, visto que a metodologia de projeto instiga os estudantes a participarem das atividades e, contribuem para maiores reflexões em torno dos conteúdos estudados, oportunizando-os a serem protagonistas na construção de seu próprio conhecimento
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11756
JACAÚNA, Carmen Lourdes Freitas dos Santos; GRECO, Roberto. Ensino por projeto: uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas. Geografia, Ensino & Pesquisa. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências, 2020. Vol. 23 (dez., 2019), n. art. e20. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11756. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11756
identifier_str_mv JACAÚNA, Carmen Lourdes Freitas dos Santos; GRECO, Roberto. Ensino por projeto: uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas. Geografia, Ensino & Pesquisa. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências, 2020. Vol. 23 (dez., 2019), n. art. e20. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11756. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030830874492928