Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11756 |
Resumo: | Resumo: Oportunizar o desenvolvimento de atividades práticas a fim de trabalhar os conteúdos curriculares é uma demanda que vem sendo adotada por muitas escolas. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta a avaliação da eficácia de ações educativas orientadas pela pedagogia de projetos, realizada junto aos estudantes do Ensino Fundamental II, de uma escola municipal de Parintins, AM. As ações fizeram parte de um projeto escolar intitulado "Mãos na terra", cujo objetivo foi a implementação de uma horta escolar e o desenvolvimento de ações educativas de cunho transdisciplinar, que valorizem os saberes tradicionais locais, como instrumento motivador da construção do conhecimento científico. Para avaliar a eficácia dessas ações, realizou-se com os estudantes, uma roda de conversa e aplicou-se um questionário com questões semiabertas afim de identificar os seus posicionamentos. Os resultados apontam a necessidade de maior desenvolvimento dessas práticas na escola, visto que a metodologia de projeto instiga os estudantes a participarem das atividades e, contribuem para maiores reflexões em torno dos conteúdos estudados, oportunizando-os a serem protagonistas na construção de seu próprio conhecimento |
id |
CAMP_0d1c29bc0787bcbe41272d4807a9575a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345117 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no AmazonasTeaching by project : an experience with students from várzea schools in AmazonasHorta escolarConhecimento tradicionalSchool gardensTraditional knowledgeTeaching by ProjectArtigo originalResumo: Oportunizar o desenvolvimento de atividades práticas a fim de trabalhar os conteúdos curriculares é uma demanda que vem sendo adotada por muitas escolas. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta a avaliação da eficácia de ações educativas orientadas pela pedagogia de projetos, realizada junto aos estudantes do Ensino Fundamental II, de uma escola municipal de Parintins, AM. As ações fizeram parte de um projeto escolar intitulado "Mãos na terra", cujo objetivo foi a implementação de uma horta escolar e o desenvolvimento de ações educativas de cunho transdisciplinar, que valorizem os saberes tradicionais locais, como instrumento motivador da construção do conhecimento científico. Para avaliar a eficácia dessas ações, realizou-se com os estudantes, uma roda de conversa e aplicou-se um questionário com questões semiabertas afim de identificar os seus posicionamentos. Os resultados apontam a necessidade de maior desenvolvimento dessas práticas na escola, visto que a metodologia de projeto instiga os estudantes a participarem das atividades e, contribuem para maiores reflexões em torno dos conteúdos estudados, oportunizando-os a serem protagonistas na construção de seu próprio conhecimentoAbstract: Opportuning the development of practical activities in order to work the curricular content is a demand that has been adopted by many schools. From this perspective, this paper presents the evaluation of the efficacy of educational actions guided by the pedagogy of projects, performed with the students of elementary school II, of a municipal school of Parintins, AM. The actions were part of a school project titled "Hands On Earth", whose objective was the implementation of a school garden and the development of educational actions of a transdisciplinary nature, which value traditional local knowledge, as an instrument Motivator of the construction of scientific knowledge. To evaluate the efficacy of these actions, the students were submitted to a conversation wheel and a questionnaire was applied with semiopen questions in order to identify their positions. The results indicate the need for further development of these practices in the school, since the project methodology Instigs students to participate in the activities and, contribute to greater reflections about the contents studied, Opportunting them to be protagonists in building their own knowledgeAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos, 1966-Greco, Roberto, 1973-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11756JACAÚNA, Carmen Lourdes Freitas dos Santos; GRECO, Roberto. Ensino por projeto: uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas. Geografia, Ensino & Pesquisa. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências, 2020. Vol. 23 (dez., 2019), n. art. e20. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11756. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345117porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-27T16:59:52Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1345117Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-27T16:59:52Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas Teaching by project : an experience with students from várzea schools in Amazonas |
title |
Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas |
spellingShingle |
Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos, 1966- Horta escolar Conhecimento tradicional School gardens Traditional knowledge Teaching by Project Artigo original |
title_short |
Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas |
title_full |
Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas |
title_fullStr |
Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas |
title_full_unstemmed |
Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas |
title_sort |
Ensino por projeto : uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas |
author |
Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos, 1966- |
author_facet |
Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos, 1966- Greco, Roberto, 1973- |
author_role |
author |
author2 |
Greco, Roberto, 1973- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacaúna, Carmen Lourdes Freitas dos Santos, 1966- Greco, Roberto, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Horta escolar Conhecimento tradicional School gardens Traditional knowledge Teaching by Project Artigo original |
topic |
Horta escolar Conhecimento tradicional School gardens Traditional knowledge Teaching by Project Artigo original |
description |
Resumo: Oportunizar o desenvolvimento de atividades práticas a fim de trabalhar os conteúdos curriculares é uma demanda que vem sendo adotada por muitas escolas. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta a avaliação da eficácia de ações educativas orientadas pela pedagogia de projetos, realizada junto aos estudantes do Ensino Fundamental II, de uma escola municipal de Parintins, AM. As ações fizeram parte de um projeto escolar intitulado "Mãos na terra", cujo objetivo foi a implementação de uma horta escolar e o desenvolvimento de ações educativas de cunho transdisciplinar, que valorizem os saberes tradicionais locais, como instrumento motivador da construção do conhecimento científico. Para avaliar a eficácia dessas ações, realizou-se com os estudantes, uma roda de conversa e aplicou-se um questionário com questões semiabertas afim de identificar os seus posicionamentos. Os resultados apontam a necessidade de maior desenvolvimento dessas práticas na escola, visto que a metodologia de projeto instiga os estudantes a participarem das atividades e, contribuem para maiores reflexões em torno dos conteúdos estudados, oportunizando-os a serem protagonistas na construção de seu próprio conhecimento |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11756 JACAÚNA, Carmen Lourdes Freitas dos Santos; GRECO, Roberto. Ensino por projeto: uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas. Geografia, Ensino & Pesquisa. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências, 2020. Vol. 23 (dez., 2019), n. art. e20. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11756. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11756 |
identifier_str_mv |
JACAÚNA, Carmen Lourdes Freitas dos Santos; GRECO, Roberto. Ensino por projeto: uma experiência com estudantes de escolas de várzea no Amazonas. Geografia, Ensino & Pesquisa. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências, 2020. Vol. 23 (dez., 2019), n. art. e20. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11756. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030830874492928 |