Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galatti, Larissa Rafaela, 1981-
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Reverdito, Riller Silva, 1982-, Scaglia, Alcides José, 1972-, Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/513
Resumo: Resumo: O alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da Ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria Ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da Ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, vivência e aprendizagem do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (Ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma Ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do Esporte
id CAMP_0fab8486172fab66bf76f00e2b209dec
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1231715
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivosSport pedagogy : tension in science and teaching of collective sports gamesCiênciaEducaçãoEsportesScienceEducationSportsArtigo de revisãoResumo: O alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da Ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria Ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da Ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, vivência e aprendizagem do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (Ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma Ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do EsporteAbstract: The enlargement of the possibilities to understand the Sport and the advances in Sport Pedagogy phenomenon had an important support of Science, observing the different characters, backgrounds, meanings and purposes of the sport. However, in the wake of the transformations that have reached the contemporary society, Science found itself in the midst of crises and paradigmatic ruptures. And this is the allocation of this essay, which discusses the relationship between the traditional paradigms of Science and consolidation of methodologies and pioneer pedagogical procedures in dealing with Collective Sports Games (JEC), many of which still exist in different contexts of teaching, experience and learning of sport. Thus, being in the present (crisis breaks paradigmatic) looking back (normal Science, accumulated knowledge), you can glimpse the assumptions that point to a contemporary Science, specifically from the perspective of Sport PedagogyAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGalatti, Larissa Rafaela, 1981-Reverdito, Riller Silva, 1982-Scaglia, Alcides José, 1972-Paes, Roberto Rodrigues, 1956-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/513GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Journal of physical education. Maringá, PR : Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Educação Fisica, 2014. Vol. 25, n. 1 (jan./mar., 2014), p. 153-162. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/513. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1231715porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-12T15:40:48Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1231715Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2021-11-12T15:40:48Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
Sport pedagogy : tension in science and teaching of collective sports games
title Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
spellingShingle Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
Galatti, Larissa Rafaela, 1981-
Ciência
Educação
Esportes
Science
Education
Sports
Artigo de revisão
title_short Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
title_full Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
title_fullStr Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
title_full_unstemmed Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
title_sort Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
author Galatti, Larissa Rafaela, 1981-
author_facet Galatti, Larissa Rafaela, 1981-
Reverdito, Riller Silva, 1982-
Scaglia, Alcides José, 1972-
Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
author_role author
author2 Reverdito, Riller Silva, 1982-
Scaglia, Alcides José, 1972-
Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Galatti, Larissa Rafaela, 1981-
Reverdito, Riller Silva, 1982-
Scaglia, Alcides José, 1972-
Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Educação
Esportes
Science
Education
Sports
Artigo de revisão
topic Ciência
Educação
Esportes
Science
Education
Sports
Artigo de revisão
description Resumo: O alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da Ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria Ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da Ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, vivência e aprendizagem do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (Ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma Ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do Esporte
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/513
GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Journal of physical education. Maringá, PR : Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Educação Fisica, 2014. Vol. 25, n. 1 (jan./mar., 2014), p. 153-162. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/513. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/513
identifier_str_mv GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Journal of physical education. Maringá, PR : Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Educação Fisica, 2014. Vol. 25, n. 1 (jan./mar., 2014), p. 153-162. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/513. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1231715
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030825534095360