Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/513 |
Resumo: | Resumo: O alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da Ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria Ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da Ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, vivência e aprendizagem do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (Ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma Ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do Esporte |
id |
CAMP_0fab8486172fab66bf76f00e2b209dec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1231715 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivosSport pedagogy : tension in science and teaching of collective sports gamesCiênciaEducaçãoEsportesScienceEducationSportsArtigo de revisãoResumo: O alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da Ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria Ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da Ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, vivência e aprendizagem do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (Ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma Ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do EsporteAbstract: The enlargement of the possibilities to understand the Sport and the advances in Sport Pedagogy phenomenon had an important support of Science, observing the different characters, backgrounds, meanings and purposes of the sport. However, in the wake of the transformations that have reached the contemporary society, Science found itself in the midst of crises and paradigmatic ruptures. And this is the allocation of this essay, which discusses the relationship between the traditional paradigms of Science and consolidation of methodologies and pioneer pedagogical procedures in dealing with Collective Sports Games (JEC), many of which still exist in different contexts of teaching, experience and learning of sport. Thus, being in the present (crisis breaks paradigmatic) looking back (normal Science, accumulated knowledge), you can glimpse the assumptions that point to a contemporary Science, specifically from the perspective of Sport PedagogyAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGalatti, Larissa Rafaela, 1981-Reverdito, Riller Silva, 1982-Scaglia, Alcides José, 1972-Paes, Roberto Rodrigues, 1956-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/513GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Journal of physical education. Maringá, PR : Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Educação Fisica, 2014. Vol. 25, n. 1 (jan./mar., 2014), p. 153-162. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/513. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1231715porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-12T15:40:48Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1231715Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2021-11-12T15:40:48Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos Sport pedagogy : tension in science and teaching of collective sports games |
title |
Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos |
spellingShingle |
Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos Galatti, Larissa Rafaela, 1981- Ciência Educação Esportes Science Education Sports Artigo de revisão |
title_short |
Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos |
title_full |
Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos |
title_fullStr |
Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos |
title_full_unstemmed |
Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos |
title_sort |
Pedagogia do esporte : tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos |
author |
Galatti, Larissa Rafaela, 1981- |
author_facet |
Galatti, Larissa Rafaela, 1981- Reverdito, Riller Silva, 1982- Scaglia, Alcides José, 1972- Paes, Roberto Rodrigues, 1956- |
author_role |
author |
author2 |
Reverdito, Riller Silva, 1982- Scaglia, Alcides José, 1972- Paes, Roberto Rodrigues, 1956- |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galatti, Larissa Rafaela, 1981- Reverdito, Riller Silva, 1982- Scaglia, Alcides José, 1972- Paes, Roberto Rodrigues, 1956- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Educação Esportes Science Education Sports Artigo de revisão |
topic |
Ciência Educação Esportes Science Education Sports Artigo de revisão |
description |
Resumo: O alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da Ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria Ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da Ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, vivência e aprendizagem do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (Ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma Ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do Esporte |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/513 GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Journal of physical education. Maringá, PR : Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Educação Fisica, 2014. Vol. 25, n. 1 (jan./mar., 2014), p. 153-162. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/513. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/513 |
identifier_str_mv |
GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Journal of physical education. Maringá, PR : Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Educação Fisica, 2014. Vol. 25, n. 1 (jan./mar., 2014), p. 153-162. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/513. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1231715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030825534095360 |