Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Educação física/UEM (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100153 |
Resumo: | O alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da Ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria Ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da Ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, vivência e aprendizagem do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (Ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma Ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do Esporte. |
id |
UEM-4_2a485f084b9bf76a0f13253a6e4428c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-30832014000100153 |
network_acronym_str |
UEM-4 |
network_name_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivosCiênciaPedagogia do EsporteJogos Esportivos ColetivosParadigmaO alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da Ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria Ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da Ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, vivência e aprendizagem do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (Ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma Ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do Esporte.Universidade Estadual de Maringá 2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100153Revista da Educação Física / UEM v.25 n.1 2014reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v25i1.21088info:eu-repo/semantics/openAccessGalatti,Larissa RafaelaReverdito,Riller SilvaScaglia,Alcides JoséPaes,Roberto RodriguesSeoane,Antonio Moteropor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832014000100153Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2015-10-09T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos |
title |
Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos |
spellingShingle |
Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos Galatti,Larissa Rafaela Ciência Pedagogia do Esporte Jogos Esportivos Coletivos Paradigma |
title_short |
Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos |
title_full |
Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos |
title_fullStr |
Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos |
title_full_unstemmed |
Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos |
title_sort |
Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos |
author |
Galatti,Larissa Rafaela |
author_facet |
Galatti,Larissa Rafaela Reverdito,Riller Silva Scaglia,Alcides José Paes,Roberto Rodrigues Seoane,Antonio Motero |
author_role |
author |
author2 |
Reverdito,Riller Silva Scaglia,Alcides José Paes,Roberto Rodrigues Seoane,Antonio Motero |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galatti,Larissa Rafaela Reverdito,Riller Silva Scaglia,Alcides José Paes,Roberto Rodrigues Seoane,Antonio Motero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Pedagogia do Esporte Jogos Esportivos Coletivos Paradigma |
topic |
Ciência Pedagogia do Esporte Jogos Esportivos Coletivos Paradigma |
description |
O alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da Ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria Ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da Ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, vivência e aprendizagem do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (Ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma Ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do Esporte. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100153 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4025/reveducfis.v25i1.21088 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Educação Física / UEM v.25 n.1 2014 reponame:Revista da Educação física/UEM (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
collection |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1799317485927792640 |