Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galatti,Larissa Rafaela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Reverdito,Riller Silva, Scaglia,Alcides José, Paes,Roberto Rodrigues, Seoane,Antonio Motero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Educação física/UEM (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100153
Resumo: O alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da Ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria Ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da Ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, vivência e aprendizagem do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (Ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma Ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do Esporte.
id UEM-4_2a485f084b9bf76a0f13253a6e4428c8
oai_identifier_str oai:scielo:S1983-30832014000100153
network_acronym_str UEM-4
network_name_str Revista da Educação física/UEM (Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivosCiênciaPedagogia do EsporteJogos Esportivos ColetivosParadigmaO alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da Ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria Ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da Ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, vivência e aprendizagem do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (Ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma Ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do Esporte.Universidade Estadual de Maringá 2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100153Revista da Educação Física / UEM v.25 n.1 2014reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v25i1.21088info:eu-repo/semantics/openAccessGalatti,Larissa RafaelaReverdito,Riller SilvaScaglia,Alcides JoséPaes,Roberto RodriguesSeoane,Antonio Moteropor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832014000100153Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2015-10-09T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
title Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
spellingShingle Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
Galatti,Larissa Rafaela
Ciência
Pedagogia do Esporte
Jogos Esportivos Coletivos
Paradigma
title_short Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
title_full Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
title_fullStr Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
title_full_unstemmed Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
title_sort Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos
author Galatti,Larissa Rafaela
author_facet Galatti,Larissa Rafaela
Reverdito,Riller Silva
Scaglia,Alcides José
Paes,Roberto Rodrigues
Seoane,Antonio Motero
author_role author
author2 Reverdito,Riller Silva
Scaglia,Alcides José
Paes,Roberto Rodrigues
Seoane,Antonio Motero
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galatti,Larissa Rafaela
Reverdito,Riller Silva
Scaglia,Alcides José
Paes,Roberto Rodrigues
Seoane,Antonio Motero
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Pedagogia do Esporte
Jogos Esportivos Coletivos
Paradigma
topic Ciência
Pedagogia do Esporte
Jogos Esportivos Coletivos
Paradigma
description O alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da Ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria Ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da Ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, vivência e aprendizagem do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (Ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma Ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do Esporte.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100153
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000100153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4025/reveducfis.v25i1.21088
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Educação Física / UEM v.25 n.1 2014
reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Revista da Educação física/UEM (Online)
collection Revista da Educação física/UEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1799317485927792640