Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088 |
Resumo: | Resumo: O alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, aprendizagem e vivência do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do Esporte. Palavras chave: Ciência; Pedagogia do Esporte; Jogos Esportivos Coletivos; Paradigma. Abstract: The enlargement of the possibilities to understand the Sport and the advances in Sport Pedagogy phenomenon had an important support of science, observing the different characters, backgrounds, meanings and purposes of the sport. However, in the wake of the transformations that have reached the contemporary society, science found itself in the midst of crises and paradigmatic ruptures. And this is the allocation of this essay, which discusses the relationship between the traditional paradigms of science and consolidation of methodologies and pioneer pedagogical procedures in dealing with Collective Sports Games (JEC), many of which still exist in different contexts of teaching, learning and experience of sport. Thus, being in the present (crisis breaks paradigmatic) looking back (normal science, accumulated knowledge), you can glimpse the assumptions that point to a contemporary science, specifically from the perspective of Sport Pedagogy. Keywords: Science, Sport Pedagogy; Team Games; Paradigm. |
id |
UEM-9_2f98096dbdc7c471963b7142bdf00bff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/21088 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos ColetivosCiênciaPedagogia do EsporteJogos Esportivos ColetivosParadigma.Pedagogia do EsporteResumo: O alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, aprendizagem e vivência do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do Esporte. Palavras chave: Ciência; Pedagogia do Esporte; Jogos Esportivos Coletivos; Paradigma. Abstract: The enlargement of the possibilities to understand the Sport and the advances in Sport Pedagogy phenomenon had an important support of science, observing the different characters, backgrounds, meanings and purposes of the sport. However, in the wake of the transformations that have reached the contemporary society, science found itself in the midst of crises and paradigmatic ruptures. And this is the allocation of this essay, which discusses the relationship between the traditional paradigms of science and consolidation of methodologies and pioneer pedagogical procedures in dealing with Collective Sports Games (JEC), many of which still exist in different contexts of teaching, learning and experience of sport. Thus, being in the present (crisis breaks paradigmatic) looking back (normal science, accumulated knowledge), you can glimpse the assumptions that point to a contemporary science, specifically from the perspective of Sport Pedagogy. Keywords: Science, Sport Pedagogy; Team Games; Paradigm.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Narrativa/Críticaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 153-162Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 153-162Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 153-1622448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088/13665Galatti, Larissa RafaelaReverdito, Riller SilvaScaglia, Alcides JoséPaes, Roberto RodriguesSeoane, Antonio Monteroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:38Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/21088Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:38Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos |
title |
Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos |
spellingShingle |
Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos Galatti, Larissa Rafaela Ciência Pedagogia do Esporte Jogos Esportivos Coletivos Paradigma. Pedagogia do Esporte |
title_short |
Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos |
title_full |
Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos |
title_fullStr |
Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos |
title_full_unstemmed |
Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos |
title_sort |
Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos |
author |
Galatti, Larissa Rafaela |
author_facet |
Galatti, Larissa Rafaela Reverdito, Riller Silva Scaglia, Alcides José Paes, Roberto Rodrigues Seoane, Antonio Montero |
author_role |
author |
author2 |
Reverdito, Riller Silva Scaglia, Alcides José Paes, Roberto Rodrigues Seoane, Antonio Montero |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galatti, Larissa Rafaela Reverdito, Riller Silva Scaglia, Alcides José Paes, Roberto Rodrigues Seoane, Antonio Montero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Pedagogia do Esporte Jogos Esportivos Coletivos Paradigma. Pedagogia do Esporte |
topic |
Ciência Pedagogia do Esporte Jogos Esportivos Coletivos Paradigma. Pedagogia do Esporte |
description |
Resumo: O alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, aprendizagem e vivência do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do Esporte. Palavras chave: Ciência; Pedagogia do Esporte; Jogos Esportivos Coletivos; Paradigma. Abstract: The enlargement of the possibilities to understand the Sport and the advances in Sport Pedagogy phenomenon had an important support of science, observing the different characters, backgrounds, meanings and purposes of the sport. However, in the wake of the transformations that have reached the contemporary society, science found itself in the midst of crises and paradigmatic ruptures. And this is the allocation of this essay, which discusses the relationship between the traditional paradigms of science and consolidation of methodologies and pioneer pedagogical procedures in dealing with Collective Sports Games (JEC), many of which still exist in different contexts of teaching, learning and experience of sport. Thus, being in the present (crisis breaks paradigmatic) looking back (normal science, accumulated knowledge), you can glimpse the assumptions that point to a contemporary science, specifically from the perspective of Sport Pedagogy. Keywords: Science, Sport Pedagogy; Team Games; Paradigm. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão Narrativa/Crítica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088/13665 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 153-162 Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 153-162 Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 153-162 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732543856345088 |