Circo na escola : educação e arte na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/16185 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar as manifestações circenses na Educação Básica. O estudo realizou a pesquisa exploratória em múltiplas fontes bibliográficas e multimídias, tratadas via Análise Interpretativa. Os resultados evidenciam muitas manifestações circenses acontecendo na Educação Básica, realizadas por artistas, professores e arte-educadores. Apresentações artísticas profissionais, cursos, oficinas, palestras etc., aulas-passeio e projetos extracurriculares e complementares não se constituem saberes escolares, pois não se articulam com currículos. Contudo, os projetos pluri, inter e transdisciplinares, disciplinas curriculares de Circo e o ensino como temática, conteúdo e recurso didático em disciplinas tornam o Circo um saber escolar sujeito aos dispositivos da instituição e organização escolar. Em síntese, este estudo procura valorizar a diversidade de ações, projetos, atividades e sujeitos que buscam aproximar o Circo, sua arte e seus saberes da Educação Básica |
id |
CAMP_b3cb4debe92e6a3b1c7718cbe482820a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368834 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Circo na escola : educação e arte na educação básicaArtigo originalCircoEducação básicaCurriculo escolarCultura escolarCircusBasic educationSchool curriculumSchool cultureResumo: O objetivo deste artigo é apresentar as manifestações circenses na Educação Básica. O estudo realizou a pesquisa exploratória em múltiplas fontes bibliográficas e multimídias, tratadas via Análise Interpretativa. Os resultados evidenciam muitas manifestações circenses acontecendo na Educação Básica, realizadas por artistas, professores e arte-educadores. Apresentações artísticas profissionais, cursos, oficinas, palestras etc., aulas-passeio e projetos extracurriculares e complementares não se constituem saberes escolares, pois não se articulam com currículos. Contudo, os projetos pluri, inter e transdisciplinares, disciplinas curriculares de Circo e o ensino como temática, conteúdo e recurso didático em disciplinas tornam o Circo um saber escolar sujeito aos dispositivos da instituição e organização escolar. Em síntese, este estudo procura valorizar a diversidade de ações, projetos, atividades e sujeitos que buscam aproximar o Circo, sua arte e seus saberes da Educação BásicaAbstract: This article aims to present the circus manifestations in Basic Education in Brazil. The study adopted the exploratory research of multiple bibliographic and multimedia sources, analysed through Interpretive Analysis. The results shows much circus manifestations occur in Basic Education, carried out by artists, teacher s and art-educators. The results pointed out that professional artistic presentations; courses, workshops, conferences and others; Tours-Lessons; extracurricular projects and complementary activities do not constitute school knowledge because they are not articulate with the curriculum. However, pluri, inter and transdisciplinary projects, the curricular disciplines of the Circus, and teaching as a theme, content and didactic resource in the subjects make the Circus a school knowledge subject to the devices of the school institution and organization. Thus, this study seeks to value the diversity of actions, projects, activities, and people who seek to bring the Circus, its art and wisdom closer to Basic EducationAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos Rodrigues, Gilson, 1991-Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16185SANTOS RODRIGUES, Gilson; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Circo na escola: educação e arte na educação básica. Urdimento: revista de estudos em artes cênicas. Florianópolis, SC. v. 1, n. 46, p. 1-27, abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16185. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368834porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-25T11:36:32Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368834Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-25T11:36:32Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Circo na escola : educação e arte na educação básica |
title |
Circo na escola : educação e arte na educação básica |
spellingShingle |
Circo na escola : educação e arte na educação básica Santos Rodrigues, Gilson, 1991- Artigo original Circo Educação básica Curriculo escolar Cultura escolar Circus Basic education School curriculum School culture |
title_short |
Circo na escola : educação e arte na educação básica |
title_full |
Circo na escola : educação e arte na educação básica |
title_fullStr |
Circo na escola : educação e arte na educação básica |
title_full_unstemmed |
Circo na escola : educação e arte na educação básica |
title_sort |
Circo na escola : educação e arte na educação básica |
author |
Santos Rodrigues, Gilson, 1991- |
author_facet |
Santos Rodrigues, Gilson, 1991- Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- |
author_role |
author |
author2 |
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Rodrigues, Gilson, 1991- Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigo original Circo Educação básica Curriculo escolar Cultura escolar Circus Basic education School curriculum School culture |
topic |
Artigo original Circo Educação básica Curriculo escolar Cultura escolar Circus Basic education School curriculum School culture |
description |
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar as manifestações circenses na Educação Básica. O estudo realizou a pesquisa exploratória em múltiplas fontes bibliográficas e multimídias, tratadas via Análise Interpretativa. Os resultados evidenciam muitas manifestações circenses acontecendo na Educação Básica, realizadas por artistas, professores e arte-educadores. Apresentações artísticas profissionais, cursos, oficinas, palestras etc., aulas-passeio e projetos extracurriculares e complementares não se constituem saberes escolares, pois não se articulam com currículos. Contudo, os projetos pluri, inter e transdisciplinares, disciplinas curriculares de Circo e o ensino como temática, conteúdo e recurso didático em disciplinas tornam o Circo um saber escolar sujeito aos dispositivos da instituição e organização escolar. Em síntese, este estudo procura valorizar a diversidade de ações, projetos, atividades e sujeitos que buscam aproximar o Circo, sua arte e seus saberes da Educação Básica |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16185 SANTOS RODRIGUES, Gilson; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Circo na escola: educação e arte na educação básica. Urdimento: revista de estudos em artes cênicas. Florianópolis, SC. v. 1, n. 46, p. 1-27, abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16185. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/16185 |
identifier_str_mv |
SANTOS RODRIGUES, Gilson; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Circo na escola: educação e arte na educação básica. Urdimento: revista de estudos em artes cênicas. Florianópolis, SC. v. 1, n. 46, p. 1-27, abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16185. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368834 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834025463808 |