Circo na escola : educação e arte na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Rodrigues, Gilson, 1991-
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16185
Resumo: Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar as manifestações circenses na Educação Básica. O estudo realizou a pesquisa exploratória em múltiplas fontes bibliográficas e multimídias, tratadas via Análise Interpretativa. Os resultados evidenciam muitas manifestações circenses acontecendo na Educação Básica, realizadas por artistas, professores e arte-educadores. Apresentações artísticas profissionais, cursos, oficinas, palestras etc., aulas-passeio e projetos extracurriculares e complementares não se constituem saberes escolares, pois não se articulam com currículos. Contudo, os projetos pluri, inter e transdisciplinares, disciplinas curriculares de Circo e o ensino como temática, conteúdo e recurso didático em disciplinas tornam o Circo um saber escolar sujeito aos dispositivos da instituição e organização escolar. Em síntese, este estudo procura valorizar a diversidade de ações, projetos, atividades e sujeitos que buscam aproximar o Circo, sua arte e seus saberes da Educação Básica
id CAMP_b3cb4debe92e6a3b1c7718cbe482820a
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368834
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Circo na escola : educação e arte na educação básicaArtigo originalCircoEducação básicaCurriculo escolarCultura escolarCircusBasic educationSchool curriculumSchool cultureResumo: O objetivo deste artigo é apresentar as manifestações circenses na Educação Básica. O estudo realizou a pesquisa exploratória em múltiplas fontes bibliográficas e multimídias, tratadas via Análise Interpretativa. Os resultados evidenciam muitas manifestações circenses acontecendo na Educação Básica, realizadas por artistas, professores e arte-educadores. Apresentações artísticas profissionais, cursos, oficinas, palestras etc., aulas-passeio e projetos extracurriculares e complementares não se constituem saberes escolares, pois não se articulam com currículos. Contudo, os projetos pluri, inter e transdisciplinares, disciplinas curriculares de Circo e o ensino como temática, conteúdo e recurso didático em disciplinas tornam o Circo um saber escolar sujeito aos dispositivos da instituição e organização escolar. Em síntese, este estudo procura valorizar a diversidade de ações, projetos, atividades e sujeitos que buscam aproximar o Circo, sua arte e seus saberes da Educação BásicaAbstract: This article aims to present the circus manifestations in Basic Education in Brazil. The study adopted the exploratory research of multiple bibliographic and multimedia sources, analysed through Interpretive Analysis. The results shows much circus manifestations occur in Basic Education, carried out by artists, teacher s and art-educators. The results pointed out that professional artistic presentations; courses, workshops, conferences and others; Tours-Lessons; extracurricular projects and complementary activities do not constitute school knowledge because they are not articulate with the curriculum. However, pluri, inter and transdisciplinary projects, the curricular disciplines of the Circus, and teaching as a theme, content and didactic resource in the subjects make the Circus a school knowledge subject to the devices of the school institution and organization. Thus, this study seeks to value the diversity of actions, projects, activities, and people who seek to bring the Circus, its art and wisdom closer to Basic EducationAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos Rodrigues, Gilson, 1991-Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16185SANTOS RODRIGUES, Gilson; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Circo na escola: educação e arte na educação básica. Urdimento: revista de estudos em artes cênicas. Florianópolis, SC. v. 1, n. 46, p. 1-27, abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16185. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368834porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-25T11:36:32Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368834Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-25T11:36:32Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Circo na escola : educação e arte na educação básica
title Circo na escola : educação e arte na educação básica
spellingShingle Circo na escola : educação e arte na educação básica
Santos Rodrigues, Gilson, 1991-
Artigo original
Circo
Educação básica
Curriculo escolar
Cultura escolar
Circus
Basic education
School curriculum
School culture
title_short Circo na escola : educação e arte na educação básica
title_full Circo na escola : educação e arte na educação básica
title_fullStr Circo na escola : educação e arte na educação básica
title_full_unstemmed Circo na escola : educação e arte na educação básica
title_sort Circo na escola : educação e arte na educação básica
author Santos Rodrigues, Gilson, 1991-
author_facet Santos Rodrigues, Gilson, 1991-
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
author_role author
author2 Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Rodrigues, Gilson, 1991-
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo original
Circo
Educação básica
Curriculo escolar
Cultura escolar
Circus
Basic education
School curriculum
School culture
topic Artigo original
Circo
Educação básica
Curriculo escolar
Cultura escolar
Circus
Basic education
School curriculum
School culture
description Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar as manifestações circenses na Educação Básica. O estudo realizou a pesquisa exploratória em múltiplas fontes bibliográficas e multimídias, tratadas via Análise Interpretativa. Os resultados evidenciam muitas manifestações circenses acontecendo na Educação Básica, realizadas por artistas, professores e arte-educadores. Apresentações artísticas profissionais, cursos, oficinas, palestras etc., aulas-passeio e projetos extracurriculares e complementares não se constituem saberes escolares, pois não se articulam com currículos. Contudo, os projetos pluri, inter e transdisciplinares, disciplinas curriculares de Circo e o ensino como temática, conteúdo e recurso didático em disciplinas tornam o Circo um saber escolar sujeito aos dispositivos da instituição e organização escolar. Em síntese, este estudo procura valorizar a diversidade de ações, projetos, atividades e sujeitos que buscam aproximar o Circo, sua arte e seus saberes da Educação Básica
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16185
SANTOS RODRIGUES, Gilson; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Circo na escola: educação e arte na educação básica. Urdimento: revista de estudos em artes cênicas. Florianópolis, SC. v. 1, n. 46, p. 1-27, abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16185. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16185
identifier_str_mv SANTOS RODRIGUES, Gilson; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Circo na escola: educação e arte na educação básica. Urdimento: revista de estudos em artes cênicas. Florianópolis, SC. v. 1, n. 46, p. 1-27, abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16185. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368834
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834025463808