História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12855 |
Resumo: | Resumo: O artigo tem por objetivo elaborar um panorama das articulações de estudos da História da Educação Matemática e a Formação de professores que ensinam matemática, no cenário brasileiro atual, e relatar e tecer primeiras considerações e reflexões sobre o workshop "Ensino de geometria nos anos iniciais: conhecendo o passado, refletindo sobre o presente", desenvolvido durante o XII Summer Workshop in Mathematics, e sobre outras oportunidades na modalidade remota. Como conclusões, indica-se a necessidade de parcerias entre pesquisadores dos dois campos de investigação – Formação de Professores que ensinam matemática e da História da Educação Matemática –, de modo a agregar e reunir resultados de pesquisas em prol de respostas mais eficazes para a formação e a atuação de professores que ensinam matemática |
id |
CAMP_1ad6742a85c1079dba334435b5b86b03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360847 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexõesHistory of geometry teaching and teacher training : some reflectionsGeometriaEnsino remotoMatemática - Formação de professoresGeometryRemote teachingMathematics teachersGeometria escolarAnos iniciaisArtigo originalResumo: O artigo tem por objetivo elaborar um panorama das articulações de estudos da História da Educação Matemática e a Formação de professores que ensinam matemática, no cenário brasileiro atual, e relatar e tecer primeiras considerações e reflexões sobre o workshop "Ensino de geometria nos anos iniciais: conhecendo o passado, refletindo sobre o presente", desenvolvido durante o XII Summer Workshop in Mathematics, e sobre outras oportunidades na modalidade remota. Como conclusões, indica-se a necessidade de parcerias entre pesquisadores dos dois campos de investigação – Formação de Professores que ensinam matemática e da História da Educação Matemática –, de modo a agregar e reunir resultados de pesquisas em prol de respostas mais eficazes para a formação e a atuação de professores que ensinam matemáticaAbstract: The article aims to elaborate an overview of the articulations of studies in the History of Mathematics Education and the Training of teachers who teach mathematics, in the current Brazilian scenario and to report and make first considerations and reflections on the Geometry teaching workshop "Teaching Geometry in the early years: knowing the past, reflecting on the present", developed during the XII Summer Workshop in Mathematics and on other opportunities in the remote modality. As conclusions, it is indicated the need for partnerships between researchers from the two fields of research – Training of Teacher who teach mathematics and the History of Mathematics Education – in order to aggregate and gather research results in favor of more effective responses to training and performance of teachers who teach mathematicsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Maria Célia Leme da, 1966-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12855SILVA, Maria Célia Leme da. História do ensino de geometria e formação de professores: algumas reflexões . Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 34 (2021), p. 1-17. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12855. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360847porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-03T16:28:03Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360847Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-03T16:28:03Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões History of geometry teaching and teacher training : some reflections |
title |
História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões |
spellingShingle |
História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões Silva, Maria Célia Leme da, 1966- Geometria Ensino remoto Matemática - Formação de professores Geometry Remote teaching Mathematics teachers Geometria escolar Anos iniciais Artigo original |
title_short |
História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões |
title_full |
História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões |
title_fullStr |
História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões |
title_full_unstemmed |
História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões |
title_sort |
História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões |
author |
Silva, Maria Célia Leme da, 1966- |
author_facet |
Silva, Maria Célia Leme da, 1966- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Célia Leme da, 1966- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Ensino remoto Matemática - Formação de professores Geometry Remote teaching Mathematics teachers Geometria escolar Anos iniciais Artigo original |
topic |
Geometria Ensino remoto Matemática - Formação de professores Geometry Remote teaching Mathematics teachers Geometria escolar Anos iniciais Artigo original |
description |
Resumo: O artigo tem por objetivo elaborar um panorama das articulações de estudos da História da Educação Matemática e a Formação de professores que ensinam matemática, no cenário brasileiro atual, e relatar e tecer primeiras considerações e reflexões sobre o workshop "Ensino de geometria nos anos iniciais: conhecendo o passado, refletindo sobre o presente", desenvolvido durante o XII Summer Workshop in Mathematics, e sobre outras oportunidades na modalidade remota. Como conclusões, indica-se a necessidade de parcerias entre pesquisadores dos dois campos de investigação – Formação de Professores que ensinam matemática e da História da Educação Matemática –, de modo a agregar e reunir resultados de pesquisas em prol de respostas mais eficazes para a formação e a atuação de professores que ensinam matemática |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12855 SILVA, Maria Célia Leme da. História do ensino de geometria e formação de professores: algumas reflexões . Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 34 (2021), p. 1-17. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12855. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12855 |
identifier_str_mv |
SILVA, Maria Célia Leme da. História do ensino de geometria e formação de professores: algumas reflexões . Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 34 (2021), p. 1-17. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12855. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360847 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832203038720 |