História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Célia Leme da, 1966-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12855
Resumo: Resumo: O artigo tem por objetivo elaborar um panorama das articulações de estudos da História da Educação Matemática e a Formação de professores que ensinam matemática, no cenário brasileiro atual, e relatar e tecer primeiras considerações e reflexões sobre o workshop "Ensino de geometria nos anos iniciais: conhecendo o passado, refletindo sobre o presente", desenvolvido durante o XII Summer Workshop in Mathematics, e sobre outras oportunidades na modalidade remota. Como conclusões, indica-se a necessidade de parcerias entre pesquisadores dos dois campos de investigação – Formação de Professores que ensinam matemática e da História da Educação Matemática –, de modo a agregar e reunir resultados de pesquisas em prol de respostas mais eficazes para a formação e a atuação de professores que ensinam matemática
id CAMP_1ad6742a85c1079dba334435b5b86b03
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360847
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexõesHistory of geometry teaching and teacher training : some reflectionsGeometriaEnsino remotoMatemática - Formação de professoresGeometryRemote teachingMathematics teachersGeometria escolarAnos iniciaisArtigo originalResumo: O artigo tem por objetivo elaborar um panorama das articulações de estudos da História da Educação Matemática e a Formação de professores que ensinam matemática, no cenário brasileiro atual, e relatar e tecer primeiras considerações e reflexões sobre o workshop "Ensino de geometria nos anos iniciais: conhecendo o passado, refletindo sobre o presente", desenvolvido durante o XII Summer Workshop in Mathematics, e sobre outras oportunidades na modalidade remota. Como conclusões, indica-se a necessidade de parcerias entre pesquisadores dos dois campos de investigação – Formação de Professores que ensinam matemática e da História da Educação Matemática –, de modo a agregar e reunir resultados de pesquisas em prol de respostas mais eficazes para a formação e a atuação de professores que ensinam matemáticaAbstract: The article aims to elaborate an overview of the articulations of studies in the History of Mathematics Education and the Training of teachers who teach mathematics, in the current Brazilian scenario and to report and make first considerations and reflections on the Geometry teaching workshop "Teaching Geometry in the early years: knowing the past, reflecting on the present", developed during the XII Summer Workshop in Mathematics and on other opportunities in the remote modality. As conclusions, it is indicated the need for partnerships between researchers from the two fields of research – Training of Teacher who teach mathematics and the History of Mathematics Education – in order to aggregate and gather research results in favor of more effective responses to training and performance of teachers who teach mathematicsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Maria Célia Leme da, 1966-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12855SILVA, Maria Célia Leme da. História do ensino de geometria e formação de professores: algumas reflexões . Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 34 (2021), p. 1-17. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12855. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360847porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-03T16:28:03Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360847Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-03T16:28:03Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões
History of geometry teaching and teacher training : some reflections
title História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões
spellingShingle História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões
Silva, Maria Célia Leme da, 1966-
Geometria
Ensino remoto
Matemática - Formação de professores
Geometry
Remote teaching
Mathematics teachers
Geometria escolar
Anos iniciais
Artigo original
title_short História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões
title_full História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões
title_fullStr História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões
title_full_unstemmed História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões
title_sort História do ensino de geometria e formação de professores : algumas reflexões
author Silva, Maria Célia Leme da, 1966-
author_facet Silva, Maria Célia Leme da, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Célia Leme da, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Ensino remoto
Matemática - Formação de professores
Geometry
Remote teaching
Mathematics teachers
Geometria escolar
Anos iniciais
Artigo original
topic Geometria
Ensino remoto
Matemática - Formação de professores
Geometry
Remote teaching
Mathematics teachers
Geometria escolar
Anos iniciais
Artigo original
description Resumo: O artigo tem por objetivo elaborar um panorama das articulações de estudos da História da Educação Matemática e a Formação de professores que ensinam matemática, no cenário brasileiro atual, e relatar e tecer primeiras considerações e reflexões sobre o workshop "Ensino de geometria nos anos iniciais: conhecendo o passado, refletindo sobre o presente", desenvolvido durante o XII Summer Workshop in Mathematics, e sobre outras oportunidades na modalidade remota. Como conclusões, indica-se a necessidade de parcerias entre pesquisadores dos dois campos de investigação – Formação de Professores que ensinam matemática e da História da Educação Matemática –, de modo a agregar e reunir resultados de pesquisas em prol de respostas mais eficazes para a formação e a atuação de professores que ensinam matemática
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12855
SILVA, Maria Célia Leme da. História do ensino de geometria e formação de professores: algumas reflexões . Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 34 (2021), p. 1-17. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12855. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12855
identifier_str_mv SILVA, Maria Célia Leme da. História do ensino de geometria e formação de professores: algumas reflexões . Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Matemática, 2021. Vol. 14, n. 34 (2021), p. 1-17. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12855. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360847
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832203038720