Reflexões sobre a política de formação inicial a partir de dados de egressas do curso de Pedagogia da UNICAMP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varani, Adriana, 1972-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13055
Resumo: Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar dados obtidos a partir de levantamento realizado em 2019 sobre egressos do curso de Pedagogia da Unicamp, na relação com as políticas educacionais atuais. Em especial o foco estava nas orientações para a formação de professores recentemente difundidas tanto em nível nacional quanto em nível estadual, de São Paulo. A Deliberação do CEE/SP 154/2017 e as Resoluc¸a~o CNE/CP n0 02/2019, que instituem Diretrizes Curriculares para formação Inicial e continuada respectivamente, indicam uma perspectiva de formação respaldada na racionalidade técnica. A reflexão desta relação nos leva a problematizar a leitura reducionista da influência da formação no desempenho acadêmico dos estudantes da educação básica na qualidade da educação pública
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spelling Reflexões sobre a política de formação inicial a partir de dados de egressas do curso de Pedagogia da UNICAMPReflection about initial training policy from data of UNICAMP pedagogy courseReflexión acerca de la política de capacitación inicial de los datos del curso de pedagogía de UNICAMPEducaçãoFormação de professoresEducationTeacher trainingCurso de PedagogiaFormação inicial de professoresUniversidade públicaPolítica de formação de professoresArtigo originalResumo: Este artigo tem como objetivo problematizar dados obtidos a partir de levantamento realizado em 2019 sobre egressos do curso de Pedagogia da Unicamp, na relação com as políticas educacionais atuais. Em especial o foco estava nas orientações para a formação de professores recentemente difundidas tanto em nível nacional quanto em nível estadual, de São Paulo. A Deliberação do CEE/SP 154/2017 e as Resoluc¸a~o CNE/CP n0 02/2019, que instituem Diretrizes Curriculares para formação Inicial e continuada respectivamente, indicam uma perspectiva de formação respaldada na racionalidade técnica. A reflexão desta relação nos leva a problematizar a leitura reducionista da influência da formação no desempenho acadêmico dos estudantes da educação básica na qualidade da educação públicaAbstract: This article aims to present and analyze data obtained from a survey conducted in 2019 on graduates of the Pedagogy course at Unicamp, in relation to current educational policies. In particular, the focus was on guidelines for teacher training recently disseminated both at the national and state levels in São Paulo. The Deliberation of CEE / SP 154/2017 and Resolution CNE / CP No. 02/2019, which establish Curricular Guidelines for Initial and Continuing Education, respectively, indicate a perspective of education supported by technical rationality. The reflection of this relationship leads us to question the reductionist reading of the influence of training on the academic performance of basic education students on the quality of public education.Resumen: Este artículo tiene como objetivo problematizar los datos obtenidos de una encuesta realizada en 2019 a egresados de la carrera de Pedagogía de la Unicamp, en relación con las políticas educativas vigentes. En particular, la atención se centró en las directrices para la formación docente recientemente difundidas tanto a nivel nacional como estatal en São Paulo. La Deliberación de CEE / SP 154/2017 y la Resolución CNE / CP No. 02/2019, que establecen Lineamientos Curriculares para la Educación Inicial y Continuada, respectivamente, señalan una perspectiva de la educación sustentada en la racionalidad técnica. El reflejo de esta relación nos lleva a cuestionar la lectura reduccionista de la influencia de la formación en el desempeño académico de los estudiantes de educación básica en la calidad de la educación públicaAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVarani, Adriana, 1972-Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13055VARANI, Adriana; ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. Reflexões sobre a política de formação inicial a partir de dados de egressas do curso de Pedagogia da UNICAMP. Formação em Movimento. Rio de Janeiro, RJ : Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, 2021. Vol. 3, n. 5 (jan./jun., 2021), p. 251-276. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13055. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361473porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-16T11:38:41Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361473Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-16T11:38:41Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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