Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Reginaldo Carmello Corrêa de, 1950-2019
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8601
Resumo: Resumo: O artigo reflete sobre os termos em que devemos colocar a análise da conexão entre as relações sociais estabelecidas e as políticas públicas de educação. O ponto de partida e referência empírica é o processo de expansão do ensino superior no século XX, com foco em três países: Estados Unidos, Alemanha e França. Começamos por examinar como e por quê a expansão desse nível de ensino superior tem diferentes motivações e desenhos em diferentes países e situações históricas. Em especial, procura-se mostrar como a forma adquirida pelas relações sociais e o desenho do estado modelam as opções dos formuladores de políticas, tanto quanto as demandas de seus beneficiários. Desse modo, o leitor pode confrontar os diferentes modos de inclusão e de exclusão que estes países adotam. Em especial, a comparação entre o caso norte-americano e a Europa ocidental permite ver como o modelo de sociedade interfere no desenho das políticas educativas, um tema que aqui apenas se sugere, uma vez que demanda investigação mais demorada
id CAMP_1f10839eda393f47f83bda250d5eab3b
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170758
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educaçãoExpansion of higher education : what it reveals about the link between social relations and education policiesExpansion de l'enseignement supérieur : ce qu'il nous enseigne sur le lien entre les relations sociales et politiques éducativesEnsino superiorEducação e EstadoEducation, HigherEducation and stateUnited StatesGermanyFranceArtigo originalResumo: O artigo reflete sobre os termos em que devemos colocar a análise da conexão entre as relações sociais estabelecidas e as políticas públicas de educação. O ponto de partida e referência empírica é o processo de expansão do ensino superior no século XX, com foco em três países: Estados Unidos, Alemanha e França. Começamos por examinar como e por quê a expansão desse nível de ensino superior tem diferentes motivações e desenhos em diferentes países e situações históricas. Em especial, procura-se mostrar como a forma adquirida pelas relações sociais e o desenho do estado modelam as opções dos formuladores de políticas, tanto quanto as demandas de seus beneficiários. Desse modo, o leitor pode confrontar os diferentes modos de inclusão e de exclusão que estes países adotam. Em especial, a comparação entre o caso norte-americano e a Europa ocidental permite ver como o modelo de sociedade interfere no desenho das políticas educativas, um tema que aqui apenas se sugere, uma vez que demanda investigação mais demoradaAbstract: The article theoretical issue is the connection between the social relationships and educational policies. The starting point and empirical reference is the process of expansion of higher education in the twentieth century, with a focus on three countries: United States, Germany and France. We start by examining how and why the expansion of higher education has different motivations and designs in different countries and historical situations. In particular, we try to show how the social relationships and the state structures circumscribe the options of policymakers, as well as the demands of their beneficiaries. So, we can compare the different modes of inclusion and exclusion that these countries adopt. In particular, the comparison between U.S.A. and Western Europe lets us see how the model of society interferes in the design of educational policies, an issue that we only suggest, since it demands further researchRésumé: L'article porte sur les conditions dans lesquelles nous devons analyser le rapport entre les relations sociales et les politiques publiques pour l'éducation. Le point de départ et de référence empirique est le processus d'expansion de l'enseignement supérieur au XXe siècle, en mettant l'accent sur trois pays: Etats-Unis, Allemagne et France. Nous commençons par examiner, a travers ce processus, les différentes motivations et modèles dans différents pays et situations historiques. En particulier, nous procurons démontrer comment la forme acquise par les relations sociales et de la conception de l'état modèle les choix des responsables des politiques, ainsi que les exigences de leurs bénéficiaires. En particulier, la comparaison entre les Etats-Unis et l'Europe occidentale nous permet de voir, dans la conception des politiques éducatives, l'influence du projet de la nation et de la société bâtis dans différentes formations historiquesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoraes, Reginaldo Carmello Corrêa de, 1950-20192015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8601MORAES, Reginaldo Carmello Corrêa de. Expansão do ensino superior: o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação. Educação e sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, SP : UNICAMP/Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2015. Vol. 36, n. 130 (jan.-mar., 2015), p. 197-218. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8601. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170758porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T16:30:06Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170758Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-24T16:30:06Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação
Expansion of higher education : what it reveals about the link between social relations and education policies
Expansion de l'enseignement supérieur : ce qu'il nous enseigne sur le lien entre les relations sociales et politiques éducatives
title Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação
spellingShingle Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação
Moraes, Reginaldo Carmello Corrêa de, 1950-2019
Ensino superior
Educação e Estado
Education, Higher
Education and state
United States
Germany
France
Artigo original
title_short Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação
title_full Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação
title_fullStr Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação
title_full_unstemmed Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação
title_sort Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação
author Moraes, Reginaldo Carmello Corrêa de, 1950-2019
author_facet Moraes, Reginaldo Carmello Corrêa de, 1950-2019
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Reginaldo Carmello Corrêa de, 1950-2019
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Educação e Estado
Education, Higher
Education and state
United States
Germany
France
Artigo original
topic Ensino superior
Educação e Estado
Education, Higher
Education and state
United States
Germany
France
Artigo original
description Resumo: O artigo reflete sobre os termos em que devemos colocar a análise da conexão entre as relações sociais estabelecidas e as políticas públicas de educação. O ponto de partida e referência empírica é o processo de expansão do ensino superior no século XX, com foco em três países: Estados Unidos, Alemanha e França. Começamos por examinar como e por quê a expansão desse nível de ensino superior tem diferentes motivações e desenhos em diferentes países e situações históricas. Em especial, procura-se mostrar como a forma adquirida pelas relações sociais e o desenho do estado modelam as opções dos formuladores de políticas, tanto quanto as demandas de seus beneficiários. Desse modo, o leitor pode confrontar os diferentes modos de inclusão e de exclusão que estes países adotam. Em especial, a comparação entre o caso norte-americano e a Europa ocidental permite ver como o modelo de sociedade interfere no desenho das políticas educativas, um tema que aqui apenas se sugere, uma vez que demanda investigação mais demorada
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/8601
MORAES, Reginaldo Carmello Corrêa de. Expansão do ensino superior: o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação. Educação e sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, SP : UNICAMP/Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2015. Vol. 36, n. 130 (jan.-mar., 2015), p. 197-218. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8601. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/8601
identifier_str_mv MORAES, Reginaldo Carmello Corrêa de. Expansão do ensino superior: o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação. Educação e sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, SP : UNICAMP/Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2015. Vol. 36, n. 130 (jan.-mar., 2015), p. 197-218. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8601. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170758
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030819563503616