Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/8601 |
Resumo: | Resumo: O artigo reflete sobre os termos em que devemos colocar a análise da conexão entre as relações sociais estabelecidas e as políticas públicas de educação. O ponto de partida e referência empírica é o processo de expansão do ensino superior no século XX, com foco em três países: Estados Unidos, Alemanha e França. Começamos por examinar como e por quê a expansão desse nível de ensino superior tem diferentes motivações e desenhos em diferentes países e situações históricas. Em especial, procura-se mostrar como a forma adquirida pelas relações sociais e o desenho do estado modelam as opções dos formuladores de políticas, tanto quanto as demandas de seus beneficiários. Desse modo, o leitor pode confrontar os diferentes modos de inclusão e de exclusão que estes países adotam. Em especial, a comparação entre o caso norte-americano e a Europa ocidental permite ver como o modelo de sociedade interfere no desenho das políticas educativas, um tema que aqui apenas se sugere, uma vez que demanda investigação mais demorada |
id |
CAMP_1f10839eda393f47f83bda250d5eab3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170758 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educaçãoExpansion of higher education : what it reveals about the link between social relations and education policiesExpansion de l'enseignement supérieur : ce qu'il nous enseigne sur le lien entre les relations sociales et politiques éducativesEnsino superiorEducação e EstadoEducation, HigherEducation and stateUnited StatesGermanyFranceArtigo originalResumo: O artigo reflete sobre os termos em que devemos colocar a análise da conexão entre as relações sociais estabelecidas e as políticas públicas de educação. O ponto de partida e referência empírica é o processo de expansão do ensino superior no século XX, com foco em três países: Estados Unidos, Alemanha e França. Começamos por examinar como e por quê a expansão desse nível de ensino superior tem diferentes motivações e desenhos em diferentes países e situações históricas. Em especial, procura-se mostrar como a forma adquirida pelas relações sociais e o desenho do estado modelam as opções dos formuladores de políticas, tanto quanto as demandas de seus beneficiários. Desse modo, o leitor pode confrontar os diferentes modos de inclusão e de exclusão que estes países adotam. Em especial, a comparação entre o caso norte-americano e a Europa ocidental permite ver como o modelo de sociedade interfere no desenho das políticas educativas, um tema que aqui apenas se sugere, uma vez que demanda investigação mais demoradaAbstract: The article theoretical issue is the connection between the social relationships and educational policies. The starting point and empirical reference is the process of expansion of higher education in the twentieth century, with a focus on three countries: United States, Germany and France. We start by examining how and why the expansion of higher education has different motivations and designs in different countries and historical situations. In particular, we try to show how the social relationships and the state structures circumscribe the options of policymakers, as well as the demands of their beneficiaries. So, we can compare the different modes of inclusion and exclusion that these countries adopt. In particular, the comparison between U.S.A. and Western Europe lets us see how the model of society interferes in the design of educational policies, an issue that we only suggest, since it demands further researchRésumé: L'article porte sur les conditions dans lesquelles nous devons analyser le rapport entre les relations sociales et les politiques publiques pour l'éducation. Le point de départ et de référence empirique est le processus d'expansion de l'enseignement supérieur au XXe siècle, en mettant l'accent sur trois pays: Etats-Unis, Allemagne et France. Nous commençons par examiner, a travers ce processus, les différentes motivations et modèles dans différents pays et situations historiques. En particulier, nous procurons démontrer comment la forme acquise par les relations sociales et de la conception de l'état modèle les choix des responsables des politiques, ainsi que les exigences de leurs bénéficiaires. En particulier, la comparaison entre les Etats-Unis et l'Europe occidentale nous permet de voir, dans la conception des politiques éducatives, l'influence du projet de la nation et de la société bâtis dans différentes formations historiquesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoraes, Reginaldo Carmello Corrêa de, 1950-20192015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8601MORAES, Reginaldo Carmello Corrêa de. Expansão do ensino superior: o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação. Educação e sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, SP : UNICAMP/Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2015. Vol. 36, n. 130 (jan.-mar., 2015), p. 197-218. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8601. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170758porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T16:30:06Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170758Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-24T16:30:06Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação Expansion of higher education : what it reveals about the link between social relations and education policies Expansion de l'enseignement supérieur : ce qu'il nous enseigne sur le lien entre les relations sociales et politiques éducatives |
title |
Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação |
spellingShingle |
Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação Moraes, Reginaldo Carmello Corrêa de, 1950-2019 Ensino superior Educação e Estado Education, Higher Education and state United States Germany France Artigo original |
title_short |
Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação |
title_full |
Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação |
title_fullStr |
Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação |
title_full_unstemmed |
Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação |
title_sort |
Expansão do ensino superior : o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação |
author |
Moraes, Reginaldo Carmello Corrêa de, 1950-2019 |
author_facet |
Moraes, Reginaldo Carmello Corrêa de, 1950-2019 |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Reginaldo Carmello Corrêa de, 1950-2019 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Educação e Estado Education, Higher Education and state United States Germany France Artigo original |
topic |
Ensino superior Educação e Estado Education, Higher Education and state United States Germany France Artigo original |
description |
Resumo: O artigo reflete sobre os termos em que devemos colocar a análise da conexão entre as relações sociais estabelecidas e as políticas públicas de educação. O ponto de partida e referência empírica é o processo de expansão do ensino superior no século XX, com foco em três países: Estados Unidos, Alemanha e França. Começamos por examinar como e por quê a expansão desse nível de ensino superior tem diferentes motivações e desenhos em diferentes países e situações históricas. Em especial, procura-se mostrar como a forma adquirida pelas relações sociais e o desenho do estado modelam as opções dos formuladores de políticas, tanto quanto as demandas de seus beneficiários. Desse modo, o leitor pode confrontar os diferentes modos de inclusão e de exclusão que estes países adotam. Em especial, a comparação entre o caso norte-americano e a Europa ocidental permite ver como o modelo de sociedade interfere no desenho das políticas educativas, um tema que aqui apenas se sugere, uma vez que demanda investigação mais demorada |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8601 MORAES, Reginaldo Carmello Corrêa de. Expansão do ensino superior: o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação. Educação e sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, SP : UNICAMP/Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2015. Vol. 36, n. 130 (jan.-mar., 2015), p. 197-218. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8601. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8601 |
identifier_str_mv |
MORAES, Reginaldo Carmello Corrêa de. Expansão do ensino superior: o que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação. Educação e sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, SP : UNICAMP/Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2015. Vol. 36, n. 130 (jan.-mar., 2015), p. 197-218. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8601. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170758 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030819563503616 |