Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11052 |
Resumo: | Resumo: As competências digitais constituem um importante aspecto na formação de docentes e a sua avaliação e desenvolvimento tem fomentado diversas investigações nas áreas da educação e tecnologia. Este artigo objetiva discutir o conceito de competências digitais e seus principais referenciais, realizando um panorama da área por meio de uma revisão sistemática da literatura. Os resultados revelam a existência de iniciativas variadas de mapeamento de competências digitais em diversos países, mas ainda em estágio inicial de aplicação, tendo sido identificado que o nível básico-intermediário de proficiência digital é predominante entre os docentes participantes |
id |
CAMP_22bc02981f72f4cebd4df01e02f1d042 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342825 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando?Digital competences and higher education teaching : what are we talking about?Letramento digitalFormação de professoresComputer literacyTeacher trainingCompetências digitaisDigital competency frameworkArtigo originalResumo: As competências digitais constituem um importante aspecto na formação de docentes e a sua avaliação e desenvolvimento tem fomentado diversas investigações nas áreas da educação e tecnologia. Este artigo objetiva discutir o conceito de competências digitais e seus principais referenciais, realizando um panorama da área por meio de uma revisão sistemática da literatura. Os resultados revelam a existência de iniciativas variadas de mapeamento de competências digitais em diversos países, mas ainda em estágio inicial de aplicação, tendo sido identificado que o nível básico-intermediário de proficiência digital é predominante entre os docentes participantesAbstract: The evaluation and development of digital competencies have prompted several studies in the fields of education and technology. Through a systematic review of the literature, this article provides an overview of the concept of digital competences and its main frameworks. The results reveal that several initiatives are currently being developed to improve digital mapping competences in different countries, but they are still in the early stage of implementation, based on findings that the majority of participating teachers possess basic-intermediate digital proficiencyAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11052CARVALHO, Marco Antonio Garcia de. Competências digitais e docência do ensino superior: do que estamos falando?. EmRede: revista de educação a distância. Cuiabá, MT. v. 9, n. 2, Dossiê: Plataformas digitais, repositórios on-line e competências digitais, jul./dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11052. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342825porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-14T13:19:12Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342825Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-14T13:19:12Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando? Digital competences and higher education teaching : what are we talking about? |
title |
Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando? |
spellingShingle |
Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando? Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970- Letramento digital Formação de professores Computer literacy Teacher training Competências digitais Digital competency framework Artigo original |
title_short |
Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando? |
title_full |
Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando? |
title_fullStr |
Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando? |
title_full_unstemmed |
Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando? |
title_sort |
Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando? |
author |
Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970- |
author_facet |
Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento digital Formação de professores Computer literacy Teacher training Competências digitais Digital competency framework Artigo original |
topic |
Letramento digital Formação de professores Computer literacy Teacher training Competências digitais Digital competency framework Artigo original |
description |
Resumo: As competências digitais constituem um importante aspecto na formação de docentes e a sua avaliação e desenvolvimento tem fomentado diversas investigações nas áreas da educação e tecnologia. Este artigo objetiva discutir o conceito de competências digitais e seus principais referenciais, realizando um panorama da área por meio de uma revisão sistemática da literatura. Os resultados revelam a existência de iniciativas variadas de mapeamento de competências digitais em diversos países, mas ainda em estágio inicial de aplicação, tendo sido identificado que o nível básico-intermediário de proficiência digital é predominante entre os docentes participantes |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11052 CARVALHO, Marco Antonio Garcia de. Competências digitais e docência do ensino superior: do que estamos falando?. EmRede: revista de educação a distância. Cuiabá, MT. v. 9, n. 2, Dossiê: Plataformas digitais, repositórios on-line e competências digitais, jul./dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11052. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11052 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Marco Antonio Garcia de. Competências digitais e docência do ensino superior: do que estamos falando?. EmRede: revista de educação a distância. Cuiabá, MT. v. 9, n. 2, Dossiê: Plataformas digitais, repositórios on-line e competências digitais, jul./dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11052. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342825 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030829744128000 |