Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11052
Resumo: Resumo: As competências digitais constituem um importante aspecto na formação de docentes e a sua avaliação e desenvolvimento tem fomentado diversas investigações nas áreas da educação e tecnologia. Este artigo objetiva discutir o conceito de competências digitais e seus principais referenciais, realizando um panorama da área por meio de uma revisão sistemática da literatura. Os resultados revelam a existência de iniciativas variadas de mapeamento de competências digitais em diversos países, mas ainda em estágio inicial de aplicação, tendo sido identificado que o nível básico-intermediário de proficiência digital é predominante entre os docentes participantes
id CAMP_22bc02981f72f4cebd4df01e02f1d042
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342825
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando?Digital competences and higher education teaching : what are we talking about?Letramento digitalFormação de professoresComputer literacyTeacher trainingCompetências digitaisDigital competency frameworkArtigo originalResumo: As competências digitais constituem um importante aspecto na formação de docentes e a sua avaliação e desenvolvimento tem fomentado diversas investigações nas áreas da educação e tecnologia. Este artigo objetiva discutir o conceito de competências digitais e seus principais referenciais, realizando um panorama da área por meio de uma revisão sistemática da literatura. Os resultados revelam a existência de iniciativas variadas de mapeamento de competências digitais em diversos países, mas ainda em estágio inicial de aplicação, tendo sido identificado que o nível básico-intermediário de proficiência digital é predominante entre os docentes participantesAbstract: The evaluation and development of digital competencies have prompted several studies in the fields of education and technology. Through a systematic review of the literature, this article provides an overview of the concept of digital competences and its main frameworks. The results reveal that several initiatives are currently being developed to improve digital mapping competences in different countries, but they are still in the early stage of implementation, based on findings that the majority of participating teachers possess basic-intermediate digital proficiencyAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11052CARVALHO, Marco Antonio Garcia de. Competências digitais e docência do ensino superior: do que estamos falando?. EmRede: revista de educação a distância. Cuiabá, MT. v. 9, n. 2, Dossiê: Plataformas digitais, repositórios on-line e competências digitais, jul./dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11052. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342825porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-14T13:19:12Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342825Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-14T13:19:12Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando?
Digital competences and higher education teaching : what are we talking about?
title Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando?
spellingShingle Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando?
Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
Letramento digital
Formação de professores
Computer literacy
Teacher training
Competências digitais
Digital competency framework
Artigo original
title_short Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando?
title_full Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando?
title_fullStr Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando?
title_full_unstemmed Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando?
title_sort Competências digitais e docência do ensino superior : do que estamos falando?
author Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
author_facet Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento digital
Formação de professores
Computer literacy
Teacher training
Competências digitais
Digital competency framework
Artigo original
topic Letramento digital
Formação de professores
Computer literacy
Teacher training
Competências digitais
Digital competency framework
Artigo original
description Resumo: As competências digitais constituem um importante aspecto na formação de docentes e a sua avaliação e desenvolvimento tem fomentado diversas investigações nas áreas da educação e tecnologia. Este artigo objetiva discutir o conceito de competências digitais e seus principais referenciais, realizando um panorama da área por meio de uma revisão sistemática da literatura. Os resultados revelam a existência de iniciativas variadas de mapeamento de competências digitais em diversos países, mas ainda em estágio inicial de aplicação, tendo sido identificado que o nível básico-intermediário de proficiência digital é predominante entre os docentes participantes
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11052
CARVALHO, Marco Antonio Garcia de. Competências digitais e docência do ensino superior: do que estamos falando?. EmRede: revista de educação a distância. Cuiabá, MT. v. 9, n. 2, Dossiê: Plataformas digitais, repositórios on-line e competências digitais, jul./dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11052. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11052
identifier_str_mv CARVALHO, Marco Antonio Garcia de. Competências digitais e docência do ensino superior: do que estamos falando?. EmRede: revista de educação a distância. Cuiabá, MT. v. 9, n. 2, Dossiê: Plataformas digitais, repositórios on-line e competências digitais, jul./dez. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11052. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342825
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030829744128000