Escolas de luta, educação política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catini, Carolina de Roig, 1981-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2524
Resumo: Resumo: Este artigo trata das recentes jornadas de lutas protagonizadas por estudantes secundaristas, em particular o movimento de ocupação das escolas estaduais paulistas, ocorrido no final de 2015. Pretende-se analisar em largos traços o contexto político, econômico e educacional em que tais embates se inserem, bem como refletir sobre seus potenciais formativos e organizativos, considerando a forma e os conteúdos da ação dos secundaristas à luz da crítica aos modos dominantes de educação. Este estudo teve por esteio dados de observação e conversas informais travadas durante visitas a escolas ocupadas, análise de produções culturais e episódios emblemáticos desenvolvidos pelos estudantes no interior de suas lutas, além de reportagens jornalísticas e trabalhos acadêmicos
id CAMP_277f5d6f31ea7dbb7fdf7765ce16f880
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170282
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Escolas de luta, educação políticaSchools in struggle, political educationEducaçãoEducationEducação formalLutas sociaisMovimento de secundaristasOcupações de escolasArtigo originalResumo: Este artigo trata das recentes jornadas de lutas protagonizadas por estudantes secundaristas, em particular o movimento de ocupação das escolas estaduais paulistas, ocorrido no final de 2015. Pretende-se analisar em largos traços o contexto político, econômico e educacional em que tais embates se inserem, bem como refletir sobre seus potenciais formativos e organizativos, considerando a forma e os conteúdos da ação dos secundaristas à luz da crítica aos modos dominantes de educação. Este estudo teve por esteio dados de observação e conversas informais travadas durante visitas a escolas ocupadas, análise de produções culturais e episódios emblemáticos desenvolvidos pelos estudantes no interior de suas lutas, além de reportagens jornalísticas e trabalhos acadêmicosAbstract: This article discusses the recent days of fighting enthralled by high school students, in particular the movement of occupation of the São Paulo state schools, which occurred at the end of 2015. We intend to analyze in broad terms the political, economic and educational context in which such conflicts are fall lie and to reflect on its formative and organizational potentials, considering the form and the contents of the students actions in the light of the criticism of the dominant modes education. Such study will be based on data observation and informal conversations established during visits to occupied schools, on analysis of cultural productions and emblematic episodes developed by students within their struggles, and on journalistic news and academic papersAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCatini, Carolina de Roig, 1981-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2524CATINI, Carolina de Roig. Escolas de luta, educação política. Educação e sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, : Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2016. Vol. 37, n. 137 (out./-dez., 2016), p.1177-1202. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2524. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170282porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-23T16:22:48Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1170282Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-23T16:22:48Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolas de luta, educação política
Schools in struggle, political education
title Escolas de luta, educação política
spellingShingle Escolas de luta, educação política
Catini, Carolina de Roig, 1981-
Educação
Education
Educação formal
Lutas sociais
Movimento de secundaristas
Ocupações de escolas
Artigo original
title_short Escolas de luta, educação política
title_full Escolas de luta, educação política
title_fullStr Escolas de luta, educação política
title_full_unstemmed Escolas de luta, educação política
title_sort Escolas de luta, educação política
author Catini, Carolina de Roig, 1981-
author_facet Catini, Carolina de Roig, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Catini, Carolina de Roig, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Education
Educação formal
Lutas sociais
Movimento de secundaristas
Ocupações de escolas
Artigo original
topic Educação
Education
Educação formal
Lutas sociais
Movimento de secundaristas
Ocupações de escolas
Artigo original
description Resumo: Este artigo trata das recentes jornadas de lutas protagonizadas por estudantes secundaristas, em particular o movimento de ocupação das escolas estaduais paulistas, ocorrido no final de 2015. Pretende-se analisar em largos traços o contexto político, econômico e educacional em que tais embates se inserem, bem como refletir sobre seus potenciais formativos e organizativos, considerando a forma e os conteúdos da ação dos secundaristas à luz da crítica aos modos dominantes de educação. Este estudo teve por esteio dados de observação e conversas informais travadas durante visitas a escolas ocupadas, análise de produções culturais e episódios emblemáticos desenvolvidos pelos estudantes no interior de suas lutas, além de reportagens jornalísticas e trabalhos acadêmicos
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2524
CATINI, Carolina de Roig. Escolas de luta, educação política. Educação e sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, : Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2016. Vol. 37, n. 137 (out./-dez., 2016), p.1177-1202. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2524. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2524
identifier_str_mv CATINI, Carolina de Roig. Escolas de luta, educação política. Educação e sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, : Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2016. Vol. 37, n. 137 (out./-dez., 2016), p.1177-1202. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2524. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1170282
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030819456548864