Juventude negra, Ensino Médio e democracia: a luta pela escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75337 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta dados etnográficos de uma pesquisa dedoutorado realizada em escola pública na zona norte de São Paulo. Narealidade pesquisada, as garotas negras tiveram um papel importante naorganização e manutenção do movimento de ocupação ocorrido no finalde 2015. Nesse artigo, pretendemos evidenciar como a presença da culturanegra no currículo escolar de uma instituição de ensino médio, junto a outraspolíticas de valorização e reconhecimento dessa cultura, pode ter contribuídopara a articulação dessas jovens na decisão sobre o movimento. A ocupaçãose deu em meio a uma movimentação maior ocorrida no estado de São Pauloem 2015, tendo como principais objetivos: a) resistir à reforma do ensinomédio anunciada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e b)reivindicar uma escola mais democrática, que reconheça as diferenças epossibilite a participação das jovens nos processos de decisão. A pesquisarealizada nessa unidade escolar tem como fundamentação teórica os estudosda sociologia da educação e os estudos antirracistas. Realizou-se, através deobservações e entrevistas semiestruturadas com estudantes e docentes antes,durante e após o período de ocupação. Percebe-se que apesar das dificuldades,como perseguições à docentes e estudantes que participaram e apoiaram omovimento, o processo de ocupação contribuiu para a constituição de saberesfundamentais para a construção de um pensamento democrático, antirracistae feminista na instituição. |
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Juventude negra, Ensino Médio e democracia: a luta pela escolaEducação; Fundamentos da Educação; Sociologia da EducaçãoEstudantes secundaristas; Ensino médio; Antirracismo; Ocupações de escolas; Movimento estudantilSociologia da EducaçãoO presente trabalho apresenta dados etnográficos de uma pesquisa dedoutorado realizada em escola pública na zona norte de São Paulo. Narealidade pesquisada, as garotas negras tiveram um papel importante naorganização e manutenção do movimento de ocupação ocorrido no finalde 2015. Nesse artigo, pretendemos evidenciar como a presença da culturanegra no currículo escolar de uma instituição de ensino médio, junto a outraspolíticas de valorização e reconhecimento dessa cultura, pode ter contribuídopara a articulação dessas jovens na decisão sobre o movimento. A ocupaçãose deu em meio a uma movimentação maior ocorrida no estado de São Pauloem 2015, tendo como principais objetivos: a) resistir à reforma do ensinomédio anunciada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e b)reivindicar uma escola mais democrática, que reconheça as diferenças epossibilite a participação das jovens nos processos de decisão. A pesquisarealizada nessa unidade escolar tem como fundamentação teórica os estudosda sociologia da educação e os estudos antirracistas. Realizou-se, através deobservações e entrevistas semiestruturadas com estudantes e docentes antes,durante e após o período de ocupação. Percebe-se que apesar das dificuldades,como perseguições à docentes e estudantes que participaram e apoiaram omovimento, o processo de ocupação contribuiu para a constituição de saberesfundamentais para a construção de um pensamento democrático, antirracistae feminista na instituição.UFPRCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Corsino, Luciano NascimentoZan, Dirce Djanira Pacheco e2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75337Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75337/42551https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75337/42550Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/75337Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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