Juventude negra, Ensino Médio e democracia: a luta pela escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corsino, Luciano Nascimento
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Zan, Dirce Djanira Pacheco e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75337
Resumo: O presente trabalho apresenta dados etnográficos de uma pesquisa dedoutorado realizada em escola pública na zona norte de São Paulo. Narealidade pesquisada, as garotas negras tiveram um papel importante naorganização e manutenção do movimento de ocupação ocorrido no finalde 2015. Nesse artigo, pretendemos evidenciar como a presença da culturanegra no currículo escolar de uma instituição de ensino médio, junto a outraspolíticas de valorização e reconhecimento dessa cultura, pode ter contribuídopara a articulação dessas jovens na decisão sobre o movimento. A ocupaçãose deu em meio a uma movimentação maior ocorrida no estado de São Pauloem 2015, tendo como principais objetivos: a) resistir à reforma do ensinomédio anunciada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e b)reivindicar uma escola mais democrática, que reconheça as diferenças epossibilite a participação das jovens nos processos de decisão. A pesquisarealizada nessa unidade escolar tem como fundamentação teórica os estudosda sociologia da educação e os estudos antirracistas. Realizou-se, através deobservações e entrevistas semiestruturadas com estudantes e docentes antes,durante e após o período de ocupação. Percebe-se que apesar das dificuldades,como perseguições à docentes e estudantes que participaram e apoiaram omovimento, o processo de ocupação contribuiu para a constituição de saberesfundamentais para a construção de um pensamento democrático, antirracistae feminista na instituição.
id UFPR-4_5891d2c8966e4fe3f62f44e226f25c69
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/75337
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Juventude negra, Ensino Médio e democracia: a luta pela escolaEducação; Fundamentos da Educação; Sociologia da EducaçãoEstudantes secundaristas; Ensino médio; Antirracismo; Ocupações de escolas; Movimento estudantilSociologia da EducaçãoO presente trabalho apresenta dados etnográficos de uma pesquisa dedoutorado realizada em escola pública na zona norte de São Paulo. Narealidade pesquisada, as garotas negras tiveram um papel importante naorganização e manutenção do movimento de ocupação ocorrido no finalde 2015. Nesse artigo, pretendemos evidenciar como a presença da culturanegra no currículo escolar de uma instituição de ensino médio, junto a outraspolíticas de valorização e reconhecimento dessa cultura, pode ter contribuídopara a articulação dessas jovens na decisão sobre o movimento. A ocupaçãose deu em meio a uma movimentação maior ocorrida no estado de São Pauloem 2015, tendo como principais objetivos: a) resistir à reforma do ensinomédio anunciada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e b)reivindicar uma escola mais democrática, que reconheça as diferenças epossibilite a participação das jovens nos processos de decisão. A pesquisarealizada nessa unidade escolar tem como fundamentação teórica os estudosda sociologia da educação e os estudos antirracistas. Realizou-se, através deobservações e entrevistas semiestruturadas com estudantes e docentes antes,durante e após o período de ocupação. Percebe-se que apesar das dificuldades,como perseguições à docentes e estudantes que participaram e apoiaram omovimento, o processo de ocupação contribuiu para a constituição de saberesfundamentais para a construção de um pensamento democrático, antirracistae feminista na instituição.UFPRCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Corsino, Luciano NascimentoZan, Dirce Djanira Pacheco e2020-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75337Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75337/42551https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75337/42550Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/75337Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventude negra, Ensino Médio e democracia: a luta pela escola
title Juventude negra, Ensino Médio e democracia: a luta pela escola
spellingShingle Juventude negra, Ensino Médio e democracia: a luta pela escola
Corsino, Luciano Nascimento
Educação; Fundamentos da Educação; Sociologia da Educação
Estudantes secundaristas; Ensino médio; Antirracismo; Ocupações de escolas; Movimento estudantil
Sociologia da Educação
title_short Juventude negra, Ensino Médio e democracia: a luta pela escola
title_full Juventude negra, Ensino Médio e democracia: a luta pela escola
title_fullStr Juventude negra, Ensino Médio e democracia: a luta pela escola
title_full_unstemmed Juventude negra, Ensino Médio e democracia: a luta pela escola
title_sort Juventude negra, Ensino Médio e democracia: a luta pela escola
author Corsino, Luciano Nascimento
author_facet Corsino, Luciano Nascimento
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
author_role author
author2 Zan, Dirce Djanira Pacheco e
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Corsino, Luciano Nascimento
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação; Sociologia da Educação
Estudantes secundaristas; Ensino médio; Antirracismo; Ocupações de escolas; Movimento estudantil
Sociologia da Educação
topic Educação; Fundamentos da Educação; Sociologia da Educação
Estudantes secundaristas; Ensino médio; Antirracismo; Ocupações de escolas; Movimento estudantil
Sociologia da Educação
description O presente trabalho apresenta dados etnográficos de uma pesquisa dedoutorado realizada em escola pública na zona norte de São Paulo. Narealidade pesquisada, as garotas negras tiveram um papel importante naorganização e manutenção do movimento de ocupação ocorrido no finalde 2015. Nesse artigo, pretendemos evidenciar como a presença da culturanegra no currículo escolar de uma instituição de ensino médio, junto a outraspolíticas de valorização e reconhecimento dessa cultura, pode ter contribuídopara a articulação dessas jovens na decisão sobre o movimento. A ocupaçãose deu em meio a uma movimentação maior ocorrida no estado de São Pauloem 2015, tendo como principais objetivos: a) resistir à reforma do ensinomédio anunciada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e b)reivindicar uma escola mais democrática, que reconheça as diferenças epossibilite a participação das jovens nos processos de decisão. A pesquisarealizada nessa unidade escolar tem como fundamentação teórica os estudosda sociologia da educação e os estudos antirracistas. Realizou-se, através deobservações e entrevistas semiestruturadas com estudantes e docentes antes,durante e após o período de ocupação. Percebe-se que apesar das dificuldades,como perseguições à docentes e estudantes que participaram e apoiaram omovimento, o processo de ocupação contribuiu para a constituição de saberesfundamentais para a construção de um pensamento democrático, antirracistae feminista na instituição.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75337
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75337
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75337/42551
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75337/42550
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899240103936