ESCOLAS DE LUTA, EDUCAÇÃO POLÍTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401177 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo trata das recentes jornadas de lutas protagonizadas por estudantes secundaristas, em particular o movimento de ocupação das escolas estaduais paulistas, ocorrido no final de 2015. Pretende-se analisar em largos traços o contexto político, econômico e educacional em que tais embates se inserem, bem como refletir sobre seus potenciais formativos e organizativos, considerando a forma e os conteúdos da ação dos secundaristas à luz da crítica aos modos dominantes de educação. Este estudo teve por esteio dados de observação e conversas informais travadas durante visitas a escolas ocupadas, análise de produções culturais e episódios emblemáticos desenvolvidos pelos estudantes no interior de suas lutas, além de reportagens jornalísticas e trabalhos acadêmicos. |
id |
CEDES-1_9bcc0e0623f982e8d64e8e07ab3ff72c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302016000401177 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCOLAS DE LUTA, EDUCAÇÃO POLÍTICAEducação formalLutas sociaisMovimento de secundaristasOcupações de escolasRESUMO: Este artigo trata das recentes jornadas de lutas protagonizadas por estudantes secundaristas, em particular o movimento de ocupação das escolas estaduais paulistas, ocorrido no final de 2015. Pretende-se analisar em largos traços o contexto político, econômico e educacional em que tais embates se inserem, bem como refletir sobre seus potenciais formativos e organizativos, considerando a forma e os conteúdos da ação dos secundaristas à luz da crítica aos modos dominantes de educação. Este estudo teve por esteio dados de observação e conversas informais travadas durante visitas a escolas ocupadas, análise de produções culturais e episódios emblemáticos desenvolvidos pelos estudantes no interior de suas lutas, além de reportagens jornalísticas e trabalhos acadêmicos.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401177Educação & Sociedade v.37 n.137 2016reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302016163403info:eu-repo/semantics/openAccessCatini,Carolina de RoigMello,Gustavo Moura de Cavalcantipor2017-02-22T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302016000401177Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2017-02-22T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLAS DE LUTA, EDUCAÇÃO POLÍTICA |
title |
ESCOLAS DE LUTA, EDUCAÇÃO POLÍTICA |
spellingShingle |
ESCOLAS DE LUTA, EDUCAÇÃO POLÍTICA Catini,Carolina de Roig Educação formal Lutas sociais Movimento de secundaristas Ocupações de escolas |
title_short |
ESCOLAS DE LUTA, EDUCAÇÃO POLÍTICA |
title_full |
ESCOLAS DE LUTA, EDUCAÇÃO POLÍTICA |
title_fullStr |
ESCOLAS DE LUTA, EDUCAÇÃO POLÍTICA |
title_full_unstemmed |
ESCOLAS DE LUTA, EDUCAÇÃO POLÍTICA |
title_sort |
ESCOLAS DE LUTA, EDUCAÇÃO POLÍTICA |
author |
Catini,Carolina de Roig |
author_facet |
Catini,Carolina de Roig Mello,Gustavo Moura de Cavalcanti |
author_role |
author |
author2 |
Mello,Gustavo Moura de Cavalcanti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catini,Carolina de Roig Mello,Gustavo Moura de Cavalcanti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação formal Lutas sociais Movimento de secundaristas Ocupações de escolas |
topic |
Educação formal Lutas sociais Movimento de secundaristas Ocupações de escolas |
description |
RESUMO: Este artigo trata das recentes jornadas de lutas protagonizadas por estudantes secundaristas, em particular o movimento de ocupação das escolas estaduais paulistas, ocorrido no final de 2015. Pretende-se analisar em largos traços o contexto político, econômico e educacional em que tais embates se inserem, bem como refletir sobre seus potenciais formativos e organizativos, considerando a forma e os conteúdos da ação dos secundaristas à luz da crítica aos modos dominantes de educação. Este estudo teve por esteio dados de observação e conversas informais travadas durante visitas a escolas ocupadas, análise de produções culturais e episódios emblemáticos desenvolvidos pelos estudantes no interior de suas lutas, além de reportagens jornalísticas e trabalhos acadêmicos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401177 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000401177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es0101-73302016163403 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.37 n.137 2016 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122556266250240 |