Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13775 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem como finalidade apresentar análises de uma pesquisa, realizada num estágio pós-doutoral, que buscou ampliar a compreensão dos processos de desenvolvimento pessoal e profissional de profissionais, envolvidos num projeto temático financiado por uma agência de fomento à pesquisa de abrangência estadual. Tal projeto se propôs desenvolver um processo de formação, fundamentado em uma epistemologia, calcado na reflexão das práticas e nos contextos de produção na e da escola. Nesse sentido, nossa opção teórico-metodológica insere-se numa perspectiva interpretativa e mediante uma abordagem indiciária, que possibilitou evidenciar os saberes e conhecimentos dos professores da (e na) escola explicitados nas narrativas pedagógicas escritas por eles. Pode-se perceber que os indícios de desenvolvimento pessoal e profissional, evidenciados nas narrativas, estão marcados pelas relações afetivas entre profissionais e estudantes. As transformações das práticas pedagógicas, em que a participação dos estudantes ganhou destaque, geraram novos sentimentos e razões para que os conhecimentos do conteúdo e os conhecimentos pedagógicos dos conteúdos se associassem as novas práticas dialógicas entre os diversos profissionais da escola, fazendo com que todos assumam os conhecimento dos fins, objetivos e valores educacionais |
id |
CAMP_30722bf04b747fe2432f4ecf08d6baef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363776 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissionalFormação de professoresNarrativasTeacher trainingNarrativesConhecimento Profissional DocenteArtigo originalResumo: Este artigo tem como finalidade apresentar análises de uma pesquisa, realizada num estágio pós-doutoral, que buscou ampliar a compreensão dos processos de desenvolvimento pessoal e profissional de profissionais, envolvidos num projeto temático financiado por uma agência de fomento à pesquisa de abrangência estadual. Tal projeto se propôs desenvolver um processo de formação, fundamentado em uma epistemologia, calcado na reflexão das práticas e nos contextos de produção na e da escola. Nesse sentido, nossa opção teórico-metodológica insere-se numa perspectiva interpretativa e mediante uma abordagem indiciária, que possibilitou evidenciar os saberes e conhecimentos dos professores da (e na) escola explicitados nas narrativas pedagógicas escritas por eles. Pode-se perceber que os indícios de desenvolvimento pessoal e profissional, evidenciados nas narrativas, estão marcados pelas relações afetivas entre profissionais e estudantes. As transformações das práticas pedagógicas, em que a participação dos estudantes ganhou destaque, geraram novos sentimentos e razões para que os conhecimentos do conteúdo e os conhecimentos pedagógicos dos conteúdos se associassem as novas práticas dialógicas entre os diversos profissionais da escola, fazendo com que todos assumam os conhecimento dos fins, objetivos e valores educacionaisAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPrado, Guilherme do Val Toledo, 1965-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13775PRADO, Guilherme do Val Toledo. Narrativas pedagógicas: indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional. Interfaces da Educação. Dourados, MS : Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Divisão de Publicações, 2013. Vol. 4. n. 10 (2013), p. 149-165. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13775. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363776porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-14T16:35:01Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363776Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-14T16:35:01Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional |
title |
Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional |
spellingShingle |
Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965- Formação de professores Narrativas Teacher training Narratives Conhecimento Profissional Docente Artigo original |
title_short |
Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional |
title_full |
Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional |
title_fullStr |
Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional |
title_full_unstemmed |
Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional |
title_sort |
Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional |
author |
Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965- |
author_facet |
Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Narrativas Teacher training Narratives Conhecimento Profissional Docente Artigo original |
topic |
Formação de professores Narrativas Teacher training Narratives Conhecimento Profissional Docente Artigo original |
description |
Resumo: Este artigo tem como finalidade apresentar análises de uma pesquisa, realizada num estágio pós-doutoral, que buscou ampliar a compreensão dos processos de desenvolvimento pessoal e profissional de profissionais, envolvidos num projeto temático financiado por uma agência de fomento à pesquisa de abrangência estadual. Tal projeto se propôs desenvolver um processo de formação, fundamentado em uma epistemologia, calcado na reflexão das práticas e nos contextos de produção na e da escola. Nesse sentido, nossa opção teórico-metodológica insere-se numa perspectiva interpretativa e mediante uma abordagem indiciária, que possibilitou evidenciar os saberes e conhecimentos dos professores da (e na) escola explicitados nas narrativas pedagógicas escritas por eles. Pode-se perceber que os indícios de desenvolvimento pessoal e profissional, evidenciados nas narrativas, estão marcados pelas relações afetivas entre profissionais e estudantes. As transformações das práticas pedagógicas, em que a participação dos estudantes ganhou destaque, geraram novos sentimentos e razões para que os conhecimentos do conteúdo e os conhecimentos pedagógicos dos conteúdos se associassem as novas práticas dialógicas entre os diversos profissionais da escola, fazendo com que todos assumam os conhecimento dos fins, objetivos e valores educacionais |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13775 PRADO, Guilherme do Val Toledo. Narrativas pedagógicas: indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional. Interfaces da Educação. Dourados, MS : Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Divisão de Publicações, 2013. Vol. 4. n. 10 (2013), p. 149-165. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13775. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13775 |
identifier_str_mv |
PRADO, Guilherme do Val Toledo. Narrativas pedagógicas: indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional. Interfaces da Educação. Dourados, MS : Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Divisão de Publicações, 2013. Vol. 4. n. 10 (2013), p. 149-165. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13775. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363776 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030833394221056 |