Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13775
Resumo: Resumo: Este artigo tem como finalidade apresentar análises de uma pesquisa, realizada num estágio pós-doutoral, que buscou ampliar a compreensão dos processos de desenvolvimento pessoal e profissional de profissionais, envolvidos num projeto temático financiado por uma agência de fomento à pesquisa de abrangência estadual. Tal projeto se propôs desenvolver um processo de formação, fundamentado em uma epistemologia, calcado na reflexão das práticas e nos contextos de produção na e da escola. Nesse sentido, nossa opção teórico-metodológica insere-se numa perspectiva interpretativa e mediante uma abordagem indiciária, que possibilitou evidenciar os saberes e conhecimentos dos professores da (e na) escola explicitados nas narrativas pedagógicas escritas por eles. Pode-se perceber que os indícios de desenvolvimento pessoal e profissional, evidenciados nas narrativas, estão marcados pelas relações afetivas entre profissionais e estudantes. As transformações das práticas pedagógicas, em que a participação dos estudantes ganhou destaque, geraram novos sentimentos e razões para que os conhecimentos do conteúdo e os conhecimentos pedagógicos dos conteúdos se associassem as novas práticas dialógicas entre os diversos profissionais da escola, fazendo com que todos assumam os conhecimento dos fins, objetivos e valores educacionais
id CAMP_30722bf04b747fe2432f4ecf08d6baef
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363776
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissionalFormação de professoresNarrativasTeacher trainingNarrativesConhecimento Profissional DocenteArtigo originalResumo: Este artigo tem como finalidade apresentar análises de uma pesquisa, realizada num estágio pós-doutoral, que buscou ampliar a compreensão dos processos de desenvolvimento pessoal e profissional de profissionais, envolvidos num projeto temático financiado por uma agência de fomento à pesquisa de abrangência estadual. Tal projeto se propôs desenvolver um processo de formação, fundamentado em uma epistemologia, calcado na reflexão das práticas e nos contextos de produção na e da escola. Nesse sentido, nossa opção teórico-metodológica insere-se numa perspectiva interpretativa e mediante uma abordagem indiciária, que possibilitou evidenciar os saberes e conhecimentos dos professores da (e na) escola explicitados nas narrativas pedagógicas escritas por eles. Pode-se perceber que os indícios de desenvolvimento pessoal e profissional, evidenciados nas narrativas, estão marcados pelas relações afetivas entre profissionais e estudantes. As transformações das práticas pedagógicas, em que a participação dos estudantes ganhou destaque, geraram novos sentimentos e razões para que os conhecimentos do conteúdo e os conhecimentos pedagógicos dos conteúdos se associassem as novas práticas dialógicas entre os diversos profissionais da escola, fazendo com que todos assumam os conhecimento dos fins, objetivos e valores educacionaisAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPrado, Guilherme do Val Toledo, 1965-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13775PRADO, Guilherme do Val Toledo. Narrativas pedagógicas: indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional. Interfaces da Educação. Dourados, MS : Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Divisão de Publicações, 2013. Vol. 4. n. 10 (2013), p. 149-165. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13775. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363776porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-14T16:35:01Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363776Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-14T16:35:01Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional
title Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional
spellingShingle Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional
Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Formação de professores
Narrativas
Teacher training
Narratives
Conhecimento Profissional Docente
Artigo original
title_short Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional
title_full Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional
title_fullStr Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional
title_full_unstemmed Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional
title_sort Narrativas pedagógicas : indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional
author Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
author_facet Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Narrativas
Teacher training
Narratives
Conhecimento Profissional Docente
Artigo original
topic Formação de professores
Narrativas
Teacher training
Narratives
Conhecimento Profissional Docente
Artigo original
description Resumo: Este artigo tem como finalidade apresentar análises de uma pesquisa, realizada num estágio pós-doutoral, que buscou ampliar a compreensão dos processos de desenvolvimento pessoal e profissional de profissionais, envolvidos num projeto temático financiado por uma agência de fomento à pesquisa de abrangência estadual. Tal projeto se propôs desenvolver um processo de formação, fundamentado em uma epistemologia, calcado na reflexão das práticas e nos contextos de produção na e da escola. Nesse sentido, nossa opção teórico-metodológica insere-se numa perspectiva interpretativa e mediante uma abordagem indiciária, que possibilitou evidenciar os saberes e conhecimentos dos professores da (e na) escola explicitados nas narrativas pedagógicas escritas por eles. Pode-se perceber que os indícios de desenvolvimento pessoal e profissional, evidenciados nas narrativas, estão marcados pelas relações afetivas entre profissionais e estudantes. As transformações das práticas pedagógicas, em que a participação dos estudantes ganhou destaque, geraram novos sentimentos e razões para que os conhecimentos do conteúdo e os conhecimentos pedagógicos dos conteúdos se associassem as novas práticas dialógicas entre os diversos profissionais da escola, fazendo com que todos assumam os conhecimento dos fins, objetivos e valores educacionais
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13775
PRADO, Guilherme do Val Toledo. Narrativas pedagógicas: indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional. Interfaces da Educação. Dourados, MS : Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Divisão de Publicações, 2013. Vol. 4. n. 10 (2013), p. 149-165. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13775. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13775
identifier_str_mv PRADO, Guilherme do Val Toledo. Narrativas pedagógicas: indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional. Interfaces da Educação. Dourados, MS : Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Divisão de Publicações, 2013. Vol. 4. n. 10 (2013), p. 149-165. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13775. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363776
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833394221056