Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Altmann, Helena, 1973-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652800
Resumo: Este artigo trata das relações de gênero em aulas de Educação Física na Educação Infantil. A metodologia empregada na pesquisa que o originou consistiu na realização de observações de aulas e entrevistas com um professor e uma professora que lecionam em escolas públicas de um município da Região Metropolitana de Campinas, SP, Brasil. Expectativas e incentivos docentes, quando expressas para as crianças de forma polarizada, produziram desigualdades de gênero. Intervenções menos polarizadas produziram relações de gênero menos hierarquizadas e desiguais entre as crianças, constituindo meninos e meninas como capazes de aprender e vivenciar o corpo e os gestos de forma ampla e diversificada.
id CAMP_31b510639394eb3aa866c860ce96ae4c
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1191864
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas?Physical education in early childhood education: educating children or boys and girls?Educação infantilEducação físicaCriançasPhysical education and trainingChildrenEarly childhood educationGêneroArtigo originalEste artigo trata das relações de gênero em aulas de Educação Física na Educação Infantil. A metodologia empregada na pesquisa que o originou consistiu na realização de observações de aulas e entrevistas com um professor e uma professora que lecionam em escolas públicas de um município da Região Metropolitana de Campinas, SP, Brasil. Expectativas e incentivos docentes, quando expressas para as crianças de forma polarizada, produziram desigualdades de gênero. Intervenções menos polarizadas produziram relações de gênero menos hierarquizadas e desiguais entre as crianças, constituindo meninos e meninas como capazes de aprender e vivenciar o corpo e os gestos de forma ampla e diversificada.The article deals with gender relations in Physical Education classes in Early Childhood Education. The methodology involves performing class observations and interviews with a male teacher and a female teacher, who teach at public schools in a municipality of the Metropolitan Region of Campinas, SP, Brazil. Expectations and teachers incentives, when expressed in a polarized manner, produce gender inequalities. Less polarized interventions produced less hierarchical and unequal gender relations, forming boys and girls as being capable of learning and experiencing the body and gestures in a broad and diversified way.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAltmann, Helena, 1973-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1652800ALTMANN, Helena. Educação física na educação infantil: educando crianças ou meninos e meninas?. Cadernos pagu. Campinas, SP : UNICAMP/PAGU, 2016.. Vol. 46 (jan./abr., 2016), p. 411-438. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652800. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1191864porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T10:52:44Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1191864Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-12-14T10:52:44Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas?
Physical education in early childhood education: educating children or boys and girls?
title Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas?
spellingShingle Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas?
Altmann, Helena, 1973-
Educação infantil
Educação física
Crianças
Physical education and training
Children
Early childhood education
Gênero
Artigo original
title_short Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas?
title_full Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas?
title_fullStr Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas?
title_full_unstemmed Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas?
title_sort Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas?
author Altmann, Helena, 1973-
author_facet Altmann, Helena, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Altmann, Helena, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Educação física
Crianças
Physical education and training
Children
Early childhood education
Gênero
Artigo original
topic Educação infantil
Educação física
Crianças
Physical education and training
Children
Early childhood education
Gênero
Artigo original
description Este artigo trata das relações de gênero em aulas de Educação Física na Educação Infantil. A metodologia empregada na pesquisa que o originou consistiu na realização de observações de aulas e entrevistas com um professor e uma professora que lecionam em escolas públicas de um município da Região Metropolitana de Campinas, SP, Brasil. Expectativas e incentivos docentes, quando expressas para as crianças de forma polarizada, produziram desigualdades de gênero. Intervenções menos polarizadas produziram relações de gênero menos hierarquizadas e desiguais entre as crianças, constituindo meninos e meninas como capazes de aprender e vivenciar o corpo e os gestos de forma ampla e diversificada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652800
ALTMANN, Helena. Educação física na educação infantil: educando crianças ou meninos e meninas?. Cadernos pagu. Campinas, SP : UNICAMP/PAGU, 2016.. Vol. 46 (jan./abr., 2016), p. 411-438. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652800. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652800
identifier_str_mv ALTMANN, Helena. Educação física na educação infantil: educando crianças ou meninos e meninas?. Cadernos pagu. Campinas, SP : UNICAMP/PAGU, 2016.. Vol. 46 (jan./abr., 2016), p. 411-438. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652800. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1191864
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030822254149632