Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652800 |
Resumo: | Este artigo trata das relações de gênero em aulas de Educação Física na Educação Infantil. A metodologia empregada na pesquisa que o originou consistiu na realização de observações de aulas e entrevistas com um professor e uma professora que lecionam em escolas públicas de um município da Região Metropolitana de Campinas, SP, Brasil. Expectativas e incentivos docentes, quando expressas para as crianças de forma polarizada, produziram desigualdades de gênero. Intervenções menos polarizadas produziram relações de gênero menos hierarquizadas e desiguais entre as crianças, constituindo meninos e meninas como capazes de aprender e vivenciar o corpo e os gestos de forma ampla e diversificada. |
id |
CAMP_31b510639394eb3aa866c860ce96ae4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1191864 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas?Physical education in early childhood education: educating children or boys and girls?Educação infantilEducação físicaCriançasPhysical education and trainingChildrenEarly childhood educationGêneroArtigo originalEste artigo trata das relações de gênero em aulas de Educação Física na Educação Infantil. A metodologia empregada na pesquisa que o originou consistiu na realização de observações de aulas e entrevistas com um professor e uma professora que lecionam em escolas públicas de um município da Região Metropolitana de Campinas, SP, Brasil. Expectativas e incentivos docentes, quando expressas para as crianças de forma polarizada, produziram desigualdades de gênero. Intervenções menos polarizadas produziram relações de gênero menos hierarquizadas e desiguais entre as crianças, constituindo meninos e meninas como capazes de aprender e vivenciar o corpo e os gestos de forma ampla e diversificada.The article deals with gender relations in Physical Education classes in Early Childhood Education. The methodology involves performing class observations and interviews with a male teacher and a female teacher, who teach at public schools in a municipality of the Metropolitan Region of Campinas, SP, Brazil. Expectations and teachers incentives, when expressed in a polarized manner, produce gender inequalities. Less polarized interventions produced less hierarchical and unequal gender relations, forming boys and girls as being capable of learning and experiencing the body and gestures in a broad and diversified way.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAltmann, Helena, 1973-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1652800ALTMANN, Helena. Educação física na educação infantil: educando crianças ou meninos e meninas?. Cadernos pagu. Campinas, SP : UNICAMP/PAGU, 2016.. Vol. 46 (jan./abr., 2016), p. 411-438. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652800. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1191864porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T10:52:44Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1191864Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-12-14T10:52:44Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas? Physical education in early childhood education: educating children or boys and girls? |
title |
Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas? |
spellingShingle |
Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas? Altmann, Helena, 1973- Educação infantil Educação física Crianças Physical education and training Children Early childhood education Gênero Artigo original |
title_short |
Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas? |
title_full |
Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas? |
title_fullStr |
Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas? |
title_full_unstemmed |
Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas? |
title_sort |
Educação física na educação infantil : educando crianças ou meninos e meninas? |
author |
Altmann, Helena, 1973- |
author_facet |
Altmann, Helena, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Altmann, Helena, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Educação física Crianças Physical education and training Children Early childhood education Gênero Artigo original |
topic |
Educação infantil Educação física Crianças Physical education and training Children Early childhood education Gênero Artigo original |
description |
Este artigo trata das relações de gênero em aulas de Educação Física na Educação Infantil. A metodologia empregada na pesquisa que o originou consistiu na realização de observações de aulas e entrevistas com um professor e uma professora que lecionam em escolas públicas de um município da Região Metropolitana de Campinas, SP, Brasil. Expectativas e incentivos docentes, quando expressas para as crianças de forma polarizada, produziram desigualdades de gênero. Intervenções menos polarizadas produziram relações de gênero menos hierarquizadas e desiguais entre as crianças, constituindo meninos e meninas como capazes de aprender e vivenciar o corpo e os gestos de forma ampla e diversificada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652800 ALTMANN, Helena. Educação física na educação infantil: educando crianças ou meninos e meninas?. Cadernos pagu. Campinas, SP : UNICAMP/PAGU, 2016.. Vol. 46 (jan./abr., 2016), p. 411-438. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652800. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652800 |
identifier_str_mv |
ALTMANN, Helena. Educação física na educação infantil: educando crianças ou meninos e meninas?. Cadernos pagu. Campinas, SP : UNICAMP/PAGU, 2016.. Vol. 46 (jan./abr., 2016), p. 411-438. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652800. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1191864 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030822254149632 |