Condutas naturalizadas na educação física : uma questão de gênero?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Altmann, Helena, 1973-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9566
Resumo: Agradecimentos: FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (apoio financeiro)
id CAMP_c18ca8abc380f2c4a0f805687ba302ef
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168321
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Condutas naturalizadas na educação física : uma questão de gênero?GêneroEducação físicaGenderPhysical education and trainingArtigo originalAgradecimentos: FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (apoio financeiro)Resumo: O conceito de gênero faz referência aos mecanismos culturais que constroem normalizações sobre o que pode ser compreendido como masculino ou feminino em dada sociedade. Tomando como referência teorias culturais em sua vertente pós-estruturalista, propomo-nos a problematizar o binômio "gêneros-atividades corporais" presentes no âmbito da Educação Física. Através de um ensaio fundamentado em problematizações pós-estruturalistas argumentamos que a descaracterização de algumas atividades como predominantemente "femininas" ou "masculinas" poderia ser explorada a partir dos conteúdos das aulas para reconstruir representações sobre masculinidade e feminilidade, pluralizando as possibilidades de configuração das corporalidades dos sujeitos. Os resultados aferidos demonstram que as práticas pedagógicas da Educação Física podem contribuir para reforçar as desigualdades sociais baseadas nos gêneros quando conflitos que surgem durante as aulas deixam de ser problematizados. Apontam que essas relações são produzidas e reiteradas nas aulas desde a Educação Infantil, bem como produzem impactos na prática de atividades corporais na idade adulta, apontando que muitas "escolhas" por práticas corporais podem traduzir-se em "determinações culturais" que cabem ser problematizadasAbstract: The concept of gender refers to the cultural mechanisms that build on the commonalities that can be understood as male or female in a given society. Referring to cultural theories in their poststructuralist constructs, we propose to discuss the binomial "gender-body activities" present within Physical Education. From justified essay poststructuralist problematizations, we argue that the mischaracterization of some activities as predominantly "female" or "male" could be explored starting with the contents of the lessons to reconstruct representations of masculinity and femininity, pluralizing the possible configurations of corporeal subjects. The measured results show that the pedagogical practices of physical education can contribute to reinforce inequalities based on gender social conflict that arise as the classes cease to be problematized. We show that these relations are produced and repeated in classes since kindergarten, as well as produce impacts on practice of physical activities in adulthood, indicating that many "choices" for corporal practices can translate into "cultural determination" that can be problematizedFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPFechadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAltmann, Helena, 1973-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9566ALTMANN, Helena. Condutas naturalizadas na educação física: uma questão de gênero?. Curriculo sem fronteiras. Portugal : Curriculo sem Fronteiras, 2016. Vol. 16, n. 1 (jan./abr., 2016), p. 59-77. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9566. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168321porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-14T16:36:46Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168321Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-14T16:36:46Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Condutas naturalizadas na educação física : uma questão de gênero?
title Condutas naturalizadas na educação física : uma questão de gênero?
spellingShingle Condutas naturalizadas na educação física : uma questão de gênero?
Altmann, Helena, 1973-
Gênero
Educação física
Gender
Physical education and training
Artigo original
title_short Condutas naturalizadas na educação física : uma questão de gênero?
title_full Condutas naturalizadas na educação física : uma questão de gênero?
title_fullStr Condutas naturalizadas na educação física : uma questão de gênero?
title_full_unstemmed Condutas naturalizadas na educação física : uma questão de gênero?
title_sort Condutas naturalizadas na educação física : uma questão de gênero?
author Altmann, Helena, 1973-
author_facet Altmann, Helena, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Altmann, Helena, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Educação física
Gender
Physical education and training
Artigo original
topic Gênero
Educação física
Gender
Physical education and training
Artigo original
description Agradecimentos: FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (apoio financeiro)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/9566
ALTMANN, Helena. Condutas naturalizadas na educação física: uma questão de gênero?. Curriculo sem fronteiras. Portugal : Curriculo sem Fronteiras, 2016. Vol. 16, n. 1 (jan./abr., 2016), p. 59-77. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9566. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/9566
identifier_str_mv ALTMANN, Helena. Condutas naturalizadas na educação física: uma questão de gênero?. Curriculo sem fronteiras. Portugal : Curriculo sem Fronteiras, 2016. Vol. 16, n. 1 (jan./abr., 2016), p. 59-77. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9566. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168321
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030817663483904