Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: So, Marcos Roberto, 1989-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida, Gilson Rodrigues de, Prodócimo, Elaine, 1967-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3956
Resumo: Resumo: O objetivo do estudo é compreender, sob perspectiva discente, a interferência do marcador gênero nas relações dos/as estudantes de Ensino Médio com a Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva com 94 alunos e 88 alunas de 8 escolas estaduais de São Paulo (Brasil), que levantou informações de gosto, importância e participação na disciplina EF, a partir de aplicação de questionário estruturado. Os resultados indicam que meninos atribuem maior importância, gostam e participam mais do que as meninas. Contudo, não é possível afirmar que meninas desgostam, não participam e não atribuem importância. Em cotejo com a literatura, a participação das alunas na EF, além do fator gosto, está concatenada a obrigação ou via "obediência-subversiva" no ambiente ambíguo escolar, de discursos explícitos de igualdade de condições e de práticas implícitas segregacionistas de gênero; por sua vez, a referida ambiência implícita favorece a "colonização" de meninos nas aulas de EF. Concluímos que são os docentes (homens e mulheres) que podem problematizar a desigualdade e ajudar a instituir uma EF com equidade de gênero
id CAMP_a1b3980d6eab0fa4fb05e4b081449988
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241622
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médioPreference, importance and participation of girls and boys in the physical education high school classGusto, importancia y participación de chicas y chicos en educación física en la educación secundariaGêneroEducação físicaGenderPhysical education and trainingArtigo originalResumo: O objetivo do estudo é compreender, sob perspectiva discente, a interferência do marcador gênero nas relações dos/as estudantes de Ensino Médio com a Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva com 94 alunos e 88 alunas de 8 escolas estaduais de São Paulo (Brasil), que levantou informações de gosto, importância e participação na disciplina EF, a partir de aplicação de questionário estruturado. Os resultados indicam que meninos atribuem maior importância, gostam e participam mais do que as meninas. Contudo, não é possível afirmar que meninas desgostam, não participam e não atribuem importância. Em cotejo com a literatura, a participação das alunas na EF, além do fator gosto, está concatenada a obrigação ou via "obediência-subversiva" no ambiente ambíguo escolar, de discursos explícitos de igualdade de condições e de práticas implícitas segregacionistas de gênero; por sua vez, a referida ambiência implícita favorece a "colonização" de meninos nas aulas de EF. Concluímos que são os docentes (homens e mulheres) que podem problematizar a desigualdade e ajudar a instituir uma EF com equidade de gêneroAbstract: The aim of this study is to understand, from the student's perspective, the interference of gender marker in High School students in relation to Physical Education (PE). This is a descriptive study with 94 boys and 88 girls from 8 public schools of São Paulo State (Brazil), which raised information on preference, importance and participation in PE classes, through the application of a structured questionnaire. The results indicate that boys give greater importance to like and participate more in the class than girls. However, it is not possible to say that girls dislike it, do not participate and do not give importance to it. Research in the literature shows that the participation of students in PE, beyond preference, is associated with the obligation or via "subversive obedience" in the ambiguous school environment, with explicit speeches of equal conditions and implicit gender segregationist practices. On the other hand, the implicit environment supports the "colonization" of boys in PE classes. We conclude that teachers (men and women) are the ones who can problematize inequality and assist students to establish gender equity PEFechadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSo, Marcos Roberto, 1989-Almeida, Gilson Rodrigues deProdócimo, Elaine, 1967-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/3956SO, Marcos Roberto; ALMEIDA, Gilson Rodrigues de; PRODÓCIMO, Elaine. Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio . Educacion fisica y ciencia. Buenos Aires : Universidad Nacional de La Plata, 2021. Vol. 23, n. 1 (feb., 2021), n. art. e158. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3956. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241622porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-16T13:09:51Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241622Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-05-16T13:09:51Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio
Preference, importance and participation of girls and boys in the physical education high school class
Gusto, importancia y participación de chicas y chicos en educación física en la educación secundaria
title Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio
spellingShingle Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio
So, Marcos Roberto, 1989-
Gênero
Educação física
Gender
Physical education and training
Artigo original
title_short Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio
title_full Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio
title_fullStr Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio
title_full_unstemmed Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio
title_sort Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio
author So, Marcos Roberto, 1989-
author_facet So, Marcos Roberto, 1989-
Almeida, Gilson Rodrigues de
Prodócimo, Elaine, 1967-
author_role author
author2 Almeida, Gilson Rodrigues de
Prodócimo, Elaine, 1967-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv So, Marcos Roberto, 1989-
Almeida, Gilson Rodrigues de
Prodócimo, Elaine, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Educação física
Gender
Physical education and training
Artigo original
topic Gênero
Educação física
Gender
Physical education and training
Artigo original
description Resumo: O objetivo do estudo é compreender, sob perspectiva discente, a interferência do marcador gênero nas relações dos/as estudantes de Ensino Médio com a Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva com 94 alunos e 88 alunas de 8 escolas estaduais de São Paulo (Brasil), que levantou informações de gosto, importância e participação na disciplina EF, a partir de aplicação de questionário estruturado. Os resultados indicam que meninos atribuem maior importância, gostam e participam mais do que as meninas. Contudo, não é possível afirmar que meninas desgostam, não participam e não atribuem importância. Em cotejo com a literatura, a participação das alunas na EF, além do fator gosto, está concatenada a obrigação ou via "obediência-subversiva" no ambiente ambíguo escolar, de discursos explícitos de igualdade de condições e de práticas implícitas segregacionistas de gênero; por sua vez, a referida ambiência implícita favorece a "colonização" de meninos nas aulas de EF. Concluímos que são os docentes (homens e mulheres) que podem problematizar a desigualdade e ajudar a instituir uma EF com equidade de gênero
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3956
SO, Marcos Roberto; ALMEIDA, Gilson Rodrigues de; PRODÓCIMO, Elaine. Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio . Educacion fisica y ciencia. Buenos Aires : Universidad Nacional de La Plata, 2021. Vol. 23, n. 1 (feb., 2021), n. art. e158. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3956. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3956
identifier_str_mv SO, Marcos Roberto; ALMEIDA, Gilson Rodrigues de; PRODÓCIMO, Elaine. Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio . Educacion fisica y ciencia. Buenos Aires : Universidad Nacional de La Plata, 2021. Vol. 23, n. 1 (feb., 2021), n. art. e158. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3956. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241622
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030826923458560