Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/3956 |
Resumo: | Resumo: O objetivo do estudo é compreender, sob perspectiva discente, a interferência do marcador gênero nas relações dos/as estudantes de Ensino Médio com a Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva com 94 alunos e 88 alunas de 8 escolas estaduais de São Paulo (Brasil), que levantou informações de gosto, importância e participação na disciplina EF, a partir de aplicação de questionário estruturado. Os resultados indicam que meninos atribuem maior importância, gostam e participam mais do que as meninas. Contudo, não é possível afirmar que meninas desgostam, não participam e não atribuem importância. Em cotejo com a literatura, a participação das alunas na EF, além do fator gosto, está concatenada a obrigação ou via "obediência-subversiva" no ambiente ambíguo escolar, de discursos explícitos de igualdade de condições e de práticas implícitas segregacionistas de gênero; por sua vez, a referida ambiência implícita favorece a "colonização" de meninos nas aulas de EF. Concluímos que são os docentes (homens e mulheres) que podem problematizar a desigualdade e ajudar a instituir uma EF com equidade de gênero |
id |
CAMP_a1b3980d6eab0fa4fb05e4b081449988 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241622 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médioPreference, importance and participation of girls and boys in the physical education high school classGusto, importancia y participación de chicas y chicos en educación física en la educación secundariaGêneroEducação físicaGenderPhysical education and trainingArtigo originalResumo: O objetivo do estudo é compreender, sob perspectiva discente, a interferência do marcador gênero nas relações dos/as estudantes de Ensino Médio com a Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva com 94 alunos e 88 alunas de 8 escolas estaduais de São Paulo (Brasil), que levantou informações de gosto, importância e participação na disciplina EF, a partir de aplicação de questionário estruturado. Os resultados indicam que meninos atribuem maior importância, gostam e participam mais do que as meninas. Contudo, não é possível afirmar que meninas desgostam, não participam e não atribuem importância. Em cotejo com a literatura, a participação das alunas na EF, além do fator gosto, está concatenada a obrigação ou via "obediência-subversiva" no ambiente ambíguo escolar, de discursos explícitos de igualdade de condições e de práticas implícitas segregacionistas de gênero; por sua vez, a referida ambiência implícita favorece a "colonização" de meninos nas aulas de EF. Concluímos que são os docentes (homens e mulheres) que podem problematizar a desigualdade e ajudar a instituir uma EF com equidade de gêneroAbstract: The aim of this study is to understand, from the student's perspective, the interference of gender marker in High School students in relation to Physical Education (PE). This is a descriptive study with 94 boys and 88 girls from 8 public schools of São Paulo State (Brazil), which raised information on preference, importance and participation in PE classes, through the application of a structured questionnaire. The results indicate that boys give greater importance to like and participate more in the class than girls. However, it is not possible to say that girls dislike it, do not participate and do not give importance to it. Research in the literature shows that the participation of students in PE, beyond preference, is associated with the obligation or via "subversive obedience" in the ambiguous school environment, with explicit speeches of equal conditions and implicit gender segregationist practices. On the other hand, the implicit environment supports the "colonization" of boys in PE classes. We conclude that teachers (men and women) are the ones who can problematize inequality and assist students to establish gender equity PEFechadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSo, Marcos Roberto, 1989-Almeida, Gilson Rodrigues deProdócimo, Elaine, 1967-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/3956SO, Marcos Roberto; ALMEIDA, Gilson Rodrigues de; PRODÓCIMO, Elaine. Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio . Educacion fisica y ciencia. Buenos Aires : Universidad Nacional de La Plata, 2021. Vol. 23, n. 1 (feb., 2021), n. art. e158. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3956. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241622porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-16T13:09:51Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241622Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-05-16T13:09:51Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio Preference, importance and participation of girls and boys in the physical education high school class Gusto, importancia y participación de chicas y chicos en educación física en la educación secundaria |
title |
Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio |
spellingShingle |
Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio So, Marcos Roberto, 1989- Gênero Educação física Gender Physical education and training Artigo original |
title_short |
Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio |
title_full |
Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio |
title_fullStr |
Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio |
title_sort |
Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio |
author |
So, Marcos Roberto, 1989- |
author_facet |
So, Marcos Roberto, 1989- Almeida, Gilson Rodrigues de Prodócimo, Elaine, 1967- |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Gilson Rodrigues de Prodócimo, Elaine, 1967- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
So, Marcos Roberto, 1989- Almeida, Gilson Rodrigues de Prodócimo, Elaine, 1967- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Educação física Gender Physical education and training Artigo original |
topic |
Gênero Educação física Gender Physical education and training Artigo original |
description |
Resumo: O objetivo do estudo é compreender, sob perspectiva discente, a interferência do marcador gênero nas relações dos/as estudantes de Ensino Médio com a Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva com 94 alunos e 88 alunas de 8 escolas estaduais de São Paulo (Brasil), que levantou informações de gosto, importância e participação na disciplina EF, a partir de aplicação de questionário estruturado. Os resultados indicam que meninos atribuem maior importância, gostam e participam mais do que as meninas. Contudo, não é possível afirmar que meninas desgostam, não participam e não atribuem importância. Em cotejo com a literatura, a participação das alunas na EF, além do fator gosto, está concatenada a obrigação ou via "obediência-subversiva" no ambiente ambíguo escolar, de discursos explícitos de igualdade de condições e de práticas implícitas segregacionistas de gênero; por sua vez, a referida ambiência implícita favorece a "colonização" de meninos nas aulas de EF. Concluímos que são os docentes (homens e mulheres) que podem problematizar a desigualdade e ajudar a instituir uma EF com equidade de gênero |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3956 SO, Marcos Roberto; ALMEIDA, Gilson Rodrigues de; PRODÓCIMO, Elaine. Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio . Educacion fisica y ciencia. Buenos Aires : Universidad Nacional de La Plata, 2021. Vol. 23, n. 1 (feb., 2021), n. art. e158. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3956. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3956 |
identifier_str_mv |
SO, Marcos Roberto; ALMEIDA, Gilson Rodrigues de; PRODÓCIMO, Elaine. Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio . Educacion fisica y ciencia. Buenos Aires : Universidad Nacional de La Plata, 2021. Vol. 23, n. 1 (feb., 2021), n. art. e158. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3956. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241622 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030826923458560 |