Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14676 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa busca identificar como as tarefas são compreendidas em um centro de línguas público. Trata-se de um estudo de caso intrínseco de métodos mistos de cunho interpretativista desenvolvido junto a seis professores de língua, com dados coletados por meio de análise documental, questionário e entrevistas. A análise foi conduzida baseada no método de análise de conteúdo (BARDIN,1979) utilizando-se categorias de análise, triangulação e a perspectiva da pesquisadora. Realizou-se a pesquisa considerando o direcionamento teórico sobre a definição de tarefas de língua elaborada por Willis e Willis (2007) e a definição de crenças elaborada por Barcelos (2007). Os resultados permitiram a identificação de uma percepção multifacetada de tarefas no contexto pesquisado, mais distante da teoria que o esperado, mas que serve como diagnóstico que pode auxiliar ações promotoras da construção de conhecimento sobre o uso de tarefas no ensino de língua estrangeira. |
id |
CAMP_35a65e811e7bd3c55952ce778095bd09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342024 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas públicoTeachers’ perceptions of foreign language teaching tasks in a Public Interschool Language CenterLinguagem e educaçãoInterlingua (Aprendizagem de linguas)Language and educationInterlanguage (Language learning)Foreign language teaching tasksArtigo originalResumo: Esta pesquisa busca identificar como as tarefas são compreendidas em um centro de línguas público. Trata-se de um estudo de caso intrínseco de métodos mistos de cunho interpretativista desenvolvido junto a seis professores de língua, com dados coletados por meio de análise documental, questionário e entrevistas. A análise foi conduzida baseada no método de análise de conteúdo (BARDIN,1979) utilizando-se categorias de análise, triangulação e a perspectiva da pesquisadora. Realizou-se a pesquisa considerando o direcionamento teórico sobre a definição de tarefas de língua elaborada por Willis e Willis (2007) e a definição de crenças elaborada por Barcelos (2007). Os resultados permitiram a identificação de uma percepção multifacetada de tarefas no contexto pesquisado, mais distante da teoria que o esperado, mas que serve como diagnóstico que pode auxiliar ações promotoras da construção de conhecimento sobre o uso de tarefas no ensino de língua estrangeira.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMorais, Ana Lucia Ferreira deAlmeida, Vanessa Borges de2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14676MORAIS, Ana Lucia Ferreira de; ALMEIDA, Vanessa Borges de. Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público. Revista desempenho. Brasília, DF. v. 1, n. 33, p. 41-67, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14676. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342024porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T17:00:11Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342024Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-11T17:00:11Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público Teachers’ perceptions of foreign language teaching tasks in a Public Interschool Language Center |
title |
Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público |
spellingShingle |
Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público Morais, Ana Lucia Ferreira de Linguagem e educação Interlingua (Aprendizagem de linguas) Language and education Interlanguage (Language learning) Foreign language teaching tasks Artigo original |
title_short |
Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público |
title_full |
Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público |
title_fullStr |
Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público |
title_full_unstemmed |
Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público |
title_sort |
Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público |
author |
Morais, Ana Lucia Ferreira de |
author_facet |
Morais, Ana Lucia Ferreira de Almeida, Vanessa Borges de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Vanessa Borges de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Ana Lucia Ferreira de Almeida, Vanessa Borges de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem e educação Interlingua (Aprendizagem de linguas) Language and education Interlanguage (Language learning) Foreign language teaching tasks Artigo original |
topic |
Linguagem e educação Interlingua (Aprendizagem de linguas) Language and education Interlanguage (Language learning) Foreign language teaching tasks Artigo original |
description |
Resumo: Esta pesquisa busca identificar como as tarefas são compreendidas em um centro de línguas público. Trata-se de um estudo de caso intrínseco de métodos mistos de cunho interpretativista desenvolvido junto a seis professores de língua, com dados coletados por meio de análise documental, questionário e entrevistas. A análise foi conduzida baseada no método de análise de conteúdo (BARDIN,1979) utilizando-se categorias de análise, triangulação e a perspectiva da pesquisadora. Realizou-se a pesquisa considerando o direcionamento teórico sobre a definição de tarefas de língua elaborada por Willis e Willis (2007) e a definição de crenças elaborada por Barcelos (2007). Os resultados permitiram a identificação de uma percepção multifacetada de tarefas no contexto pesquisado, mais distante da teoria que o esperado, mas que serve como diagnóstico que pode auxiliar ações promotoras da construção de conhecimento sobre o uso de tarefas no ensino de língua estrangeira. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14676 MORAIS, Ana Lucia Ferreira de; ALMEIDA, Vanessa Borges de. Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público. Revista desempenho. Brasília, DF. v. 1, n. 33, p. 41-67, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14676. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14676 |
identifier_str_mv |
MORAIS, Ana Lucia Ferreira de; ALMEIDA, Vanessa Borges de. Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público. Revista desempenho. Brasília, DF. v. 1, n. 33, p. 41-67, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14676. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030829618298880 |