Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Lucia Ferreira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Almeida, Vanessa Borges de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14676
Resumo: Resumo: Esta pesquisa busca identificar como as tarefas são compreendidas em um centro de línguas público. Trata-se de um estudo de caso intrínseco de métodos mistos de cunho interpretativista desenvolvido junto a seis professores de língua, com dados coletados por meio de análise documental, questionário e entrevistas. A análise foi conduzida baseada no método de análise de conteúdo (BARDIN,1979) utilizando-se categorias de análise, triangulação e a perspectiva da pesquisadora. Realizou-se a pesquisa considerando o direcionamento teórico sobre a definição de tarefas de língua elaborada por Willis e Willis (2007) e a definição de crenças elaborada por Barcelos (2007). Os resultados permitiram a identificação de uma percepção multifacetada de tarefas no contexto pesquisado, mais distante da teoria que o esperado, mas que serve como diagnóstico que pode auxiliar ações promotoras da construção de conhecimento sobre o uso de tarefas no ensino de língua estrangeira.
id CAMP_35a65e811e7bd3c55952ce778095bd09
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342024
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas públicoTeachers’ perceptions of foreign language teaching tasks in a Public Interschool Language CenterLinguagem e educaçãoInterlingua (Aprendizagem de linguas)Language and educationInterlanguage (Language learning)Foreign language teaching tasksArtigo originalResumo: Esta pesquisa busca identificar como as tarefas são compreendidas em um centro de línguas público. Trata-se de um estudo de caso intrínseco de métodos mistos de cunho interpretativista desenvolvido junto a seis professores de língua, com dados coletados por meio de análise documental, questionário e entrevistas. A análise foi conduzida baseada no método de análise de conteúdo (BARDIN,1979) utilizando-se categorias de análise, triangulação e a perspectiva da pesquisadora. Realizou-se a pesquisa considerando o direcionamento teórico sobre a definição de tarefas de língua elaborada por Willis e Willis (2007) e a definição de crenças elaborada por Barcelos (2007). Os resultados permitiram a identificação de uma percepção multifacetada de tarefas no contexto pesquisado, mais distante da teoria que o esperado, mas que serve como diagnóstico que pode auxiliar ações promotoras da construção de conhecimento sobre o uso de tarefas no ensino de língua estrangeira.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMorais, Ana Lucia Ferreira deAlmeida, Vanessa Borges de2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14676MORAIS, Ana Lucia Ferreira de; ALMEIDA, Vanessa Borges de. Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público. Revista desempenho. Brasília, DF. v. 1, n. 33, p. 41-67, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14676. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342024porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T17:00:11Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342024Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-11T17:00:11Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público
Teachers’ perceptions of foreign language teaching tasks in a Public Interschool Language Center
title Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público
spellingShingle Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público
Morais, Ana Lucia Ferreira de
Linguagem e educação
Interlingua (Aprendizagem de linguas)
Language and education
Interlanguage (Language learning)
Foreign language teaching tasks
Artigo original
title_short Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público
title_full Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público
title_fullStr Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público
title_full_unstemmed Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público
title_sort Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público
author Morais, Ana Lucia Ferreira de
author_facet Morais, Ana Lucia Ferreira de
Almeida, Vanessa Borges de
author_role author
author2 Almeida, Vanessa Borges de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Ana Lucia Ferreira de
Almeida, Vanessa Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem e educação
Interlingua (Aprendizagem de linguas)
Language and education
Interlanguage (Language learning)
Foreign language teaching tasks
Artigo original
topic Linguagem e educação
Interlingua (Aprendizagem de linguas)
Language and education
Interlanguage (Language learning)
Foreign language teaching tasks
Artigo original
description Resumo: Esta pesquisa busca identificar como as tarefas são compreendidas em um centro de línguas público. Trata-se de um estudo de caso intrínseco de métodos mistos de cunho interpretativista desenvolvido junto a seis professores de língua, com dados coletados por meio de análise documental, questionário e entrevistas. A análise foi conduzida baseada no método de análise de conteúdo (BARDIN,1979) utilizando-se categorias de análise, triangulação e a perspectiva da pesquisadora. Realizou-se a pesquisa considerando o direcionamento teórico sobre a definição de tarefas de língua elaborada por Willis e Willis (2007) e a definição de crenças elaborada por Barcelos (2007). Os resultados permitiram a identificação de uma percepção multifacetada de tarefas no contexto pesquisado, mais distante da teoria que o esperado, mas que serve como diagnóstico que pode auxiliar ações promotoras da construção de conhecimento sobre o uso de tarefas no ensino de língua estrangeira.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14676
MORAIS, Ana Lucia Ferreira de; ALMEIDA, Vanessa Borges de. Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público. Revista desempenho. Brasília, DF. v. 1, n. 33, p. 41-67, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14676. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14676
identifier_str_mv MORAIS, Ana Lucia Ferreira de; ALMEIDA, Vanessa Borges de. Compreensão de professores sobre tarefas de ensino de língua estrangeira em um centro interescolar de línguas público. Revista desempenho. Brasília, DF. v. 1, n. 33, p. 41-67, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14676. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030829618298880