A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Storch, Jalusa Andreia, 1982, Harnisch, Gabriela Simone, 1991-, Strapasson, Aline Miranda, 1977-, Furtado, Otavio Luis Piva da Cunha, 1977-, Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-, Duarte, Edison, 1955-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652935
Resumo: O estudo teve como objetivo analisar o conceito de inclusão dos professores de Educação Física e determinar os aspectos positivos e negativos em suas aulas. Foram realizadas entrevistas com 18 professores de Educação Física que trabalham em escolas públicas brasileiras. Os dados coletados foram analisados utilizando-se o método de análise de conteúdo, em busca de temas emergentes. Os resultados mostraram que a inclusão é compreendida pelos professores como participação e aprendizagem para todas as crianças e não apenas para aqueles com deficiência. Os esportes coletivos foram relatados como o principal desafio para a inclusão de alunos com deficiência. Programas de formação inicial e de capacitação continuada para os professores precisam propor práticas pedagógicas eficazes para promover a inclusão, levando a reestruturação da formação de professores de Educação Física
id CAMP_3f3500f53cc4262003674dfadfb8c912
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192134
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileirosPhysical education classes and inclusion of children with disability: brazilian teachers' perspectivesInclusão em educaçãoEducação físicaInclusion (Mainstreamming in education)Physical education and trainingArtigo originalO estudo teve como objetivo analisar o conceito de inclusão dos professores de Educação Física e determinar os aspectos positivos e negativos em suas aulas. Foram realizadas entrevistas com 18 professores de Educação Física que trabalham em escolas públicas brasileiras. Os dados coletados foram analisados utilizando-se o método de análise de conteúdo, em busca de temas emergentes. Os resultados mostraram que a inclusão é compreendida pelos professores como participação e aprendizagem para todas as crianças e não apenas para aqueles com deficiência. Os esportes coletivos foram relatados como o principal desafio para a inclusão de alunos com deficiência. Programas de formação inicial e de capacitação continuada para os professores precisam propor práticas pedagógicas eficazes para promover a inclusão, levando a reestruturação da formação de professores de Educação FísicaThis study analyzed Physical Education teachers' concept of inclusion and determined positive and negative aspects of inclusion in their classes. Interviews were conducted with 18 Physical Education teachers working in Brazilian public schools. Data collected were examined by content analysis to search for emerging themes. The findings showed that inclusion was understood as participation and learning for all children rather than only for those with disabilities. Team sports were pointed as the main challenge for the inclusion of students with disability. Initial and continuing education programs for teachers need to target effective pedagogical practices to promote inclusion, leading to restructuring Physical Education teachers' trainingAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlves, Maria Luiza Tanure, 1981-Storch, Jalusa Andreia, 1982Harnisch, Gabriela Simone, 1991-Strapasson, Aline Miranda, 1977-Furtado, Otavio Luis Piva da Cunha, 1977-Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-Duarte, Edison, 1955-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1652935ALVES, Maria Luiza Tanure et al. A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência: perspectiva de professores brasileiros. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2017.. Vol. 23, no. 4 (Oct., 2017), p. 1229-1244. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652935. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192134porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T10:59:01Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192134Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-12-20T10:59:01Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros
Physical education classes and inclusion of children with disability: brazilian teachers' perspectives
title A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros
spellingShingle A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros
Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-
Inclusão em educação
Educação física
Inclusion (Mainstreamming in education)
Physical education and training
Artigo original
title_short A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros
title_full A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros
title_fullStr A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros
title_full_unstemmed A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros
title_sort A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros
author Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-
author_facet Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-
Storch, Jalusa Andreia, 1982
Harnisch, Gabriela Simone, 1991-
Strapasson, Aline Miranda, 1977-
Furtado, Otavio Luis Piva da Cunha, 1977-
Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-
Duarte, Edison, 1955-
author_role author
author2 Storch, Jalusa Andreia, 1982
Harnisch, Gabriela Simone, 1991-
Strapasson, Aline Miranda, 1977-
Furtado, Otavio Luis Piva da Cunha, 1977-
Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-
Duarte, Edison, 1955-
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Luiza Tanure, 1981-
Storch, Jalusa Andreia, 1982
Harnisch, Gabriela Simone, 1991-
Strapasson, Aline Miranda, 1977-
Furtado, Otavio Luis Piva da Cunha, 1977-
Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-
Duarte, Edison, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão em educação
Educação física
Inclusion (Mainstreamming in education)
Physical education and training
Artigo original
topic Inclusão em educação
Educação física
Inclusion (Mainstreamming in education)
Physical education and training
Artigo original
description O estudo teve como objetivo analisar o conceito de inclusão dos professores de Educação Física e determinar os aspectos positivos e negativos em suas aulas. Foram realizadas entrevistas com 18 professores de Educação Física que trabalham em escolas públicas brasileiras. Os dados coletados foram analisados utilizando-se o método de análise de conteúdo, em busca de temas emergentes. Os resultados mostraram que a inclusão é compreendida pelos professores como participação e aprendizagem para todas as crianças e não apenas para aqueles com deficiência. Os esportes coletivos foram relatados como o principal desafio para a inclusão de alunos com deficiência. Programas de formação inicial e de capacitação continuada para os professores precisam propor práticas pedagógicas eficazes para promover a inclusão, levando a reestruturação da formação de professores de Educação Física
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652935
ALVES, Maria Luiza Tanure et al. A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência: perspectiva de professores brasileiros. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2017.. Vol. 23, no. 4 (Oct., 2017), p. 1229-1244. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652935. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652935
identifier_str_mv ALVES, Maria Luiza Tanure et al. A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência: perspectiva de professores brasileiros. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2017.. Vol. 23, no. 4 (Oct., 2017), p. 1229-1244. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652935. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192134
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030822319161344