A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652935 |
Resumo: | O estudo teve como objetivo analisar o conceito de inclusão dos professores de Educação Física e determinar os aspectos positivos e negativos em suas aulas. Foram realizadas entrevistas com 18 professores de Educação Física que trabalham em escolas públicas brasileiras. Os dados coletados foram analisados utilizando-se o método de análise de conteúdo, em busca de temas emergentes. Os resultados mostraram que a inclusão é compreendida pelos professores como participação e aprendizagem para todas as crianças e não apenas para aqueles com deficiência. Os esportes coletivos foram relatados como o principal desafio para a inclusão de alunos com deficiência. Programas de formação inicial e de capacitação continuada para os professores precisam propor práticas pedagógicas eficazes para promover a inclusão, levando a reestruturação da formação de professores de Educação Física |
id |
CAMP_3f3500f53cc4262003674dfadfb8c912 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192134 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileirosPhysical education classes and inclusion of children with disability: brazilian teachers' perspectivesInclusão em educaçãoEducação físicaInclusion (Mainstreamming in education)Physical education and trainingArtigo originalO estudo teve como objetivo analisar o conceito de inclusão dos professores de Educação Física e determinar os aspectos positivos e negativos em suas aulas. Foram realizadas entrevistas com 18 professores de Educação Física que trabalham em escolas públicas brasileiras. Os dados coletados foram analisados utilizando-se o método de análise de conteúdo, em busca de temas emergentes. Os resultados mostraram que a inclusão é compreendida pelos professores como participação e aprendizagem para todas as crianças e não apenas para aqueles com deficiência. Os esportes coletivos foram relatados como o principal desafio para a inclusão de alunos com deficiência. Programas de formação inicial e de capacitação continuada para os professores precisam propor práticas pedagógicas eficazes para promover a inclusão, levando a reestruturação da formação de professores de Educação FísicaThis study analyzed Physical Education teachers' concept of inclusion and determined positive and negative aspects of inclusion in their classes. Interviews were conducted with 18 Physical Education teachers working in Brazilian public schools. Data collected were examined by content analysis to search for emerging themes. The findings showed that inclusion was understood as participation and learning for all children rather than only for those with disabilities. Team sports were pointed as the main challenge for the inclusion of students with disability. Initial and continuing education programs for teachers need to target effective pedagogical practices to promote inclusion, leading to restructuring Physical Education teachers' trainingAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlves, Maria Luiza Tanure, 1981-Storch, Jalusa Andreia, 1982Harnisch, Gabriela Simone, 1991-Strapasson, Aline Miranda, 1977-Furtado, Otavio Luis Piva da Cunha, 1977-Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-Duarte, Edison, 1955-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1652935ALVES, Maria Luiza Tanure et al. A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência: perspectiva de professores brasileiros. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2017.. Vol. 23, no. 4 (Oct., 2017), p. 1229-1244. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652935. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192134porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T10:59:01Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192134Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-12-20T10:59:01Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros Physical education classes and inclusion of children with disability: brazilian teachers' perspectives |
title |
A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros |
spellingShingle |
A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros Alves, Maria Luiza Tanure, 1981- Inclusão em educação Educação física Inclusion (Mainstreamming in education) Physical education and training Artigo original |
title_short |
A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros |
title_full |
A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros |
title_fullStr |
A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros |
title_full_unstemmed |
A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros |
title_sort |
A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência : perspectiva de professores brasileiros |
author |
Alves, Maria Luiza Tanure, 1981- |
author_facet |
Alves, Maria Luiza Tanure, 1981- Storch, Jalusa Andreia, 1982 Harnisch, Gabriela Simone, 1991- Strapasson, Aline Miranda, 1977- Furtado, Otavio Luis Piva da Cunha, 1977- Almeida, José Júlio Gavião de, 1958- Duarte, Edison, 1955- |
author_role |
author |
author2 |
Storch, Jalusa Andreia, 1982 Harnisch, Gabriela Simone, 1991- Strapasson, Aline Miranda, 1977- Furtado, Otavio Luis Piva da Cunha, 1977- Almeida, José Júlio Gavião de, 1958- Duarte, Edison, 1955- |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Luiza Tanure, 1981- Storch, Jalusa Andreia, 1982 Harnisch, Gabriela Simone, 1991- Strapasson, Aline Miranda, 1977- Furtado, Otavio Luis Piva da Cunha, 1977- Almeida, José Júlio Gavião de, 1958- Duarte, Edison, 1955- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão em educação Educação física Inclusion (Mainstreamming in education) Physical education and training Artigo original |
topic |
Inclusão em educação Educação física Inclusion (Mainstreamming in education) Physical education and training Artigo original |
description |
O estudo teve como objetivo analisar o conceito de inclusão dos professores de Educação Física e determinar os aspectos positivos e negativos em suas aulas. Foram realizadas entrevistas com 18 professores de Educação Física que trabalham em escolas públicas brasileiras. Os dados coletados foram analisados utilizando-se o método de análise de conteúdo, em busca de temas emergentes. Os resultados mostraram que a inclusão é compreendida pelos professores como participação e aprendizagem para todas as crianças e não apenas para aqueles com deficiência. Os esportes coletivos foram relatados como o principal desafio para a inclusão de alunos com deficiência. Programas de formação inicial e de capacitação continuada para os professores precisam propor práticas pedagógicas eficazes para promover a inclusão, levando a reestruturação da formação de professores de Educação Física |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652935 ALVES, Maria Luiza Tanure et al. A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência: perspectiva de professores brasileiros. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2017.. Vol. 23, no. 4 (Oct., 2017), p. 1229-1244. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652935. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652935 |
identifier_str_mv |
ALVES, Maria Luiza Tanure et al. A aula de educação física e a inclusão da criança com deficiência: perspectiva de professores brasileiros. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2017.. Vol. 23, no. 4 (Oct., 2017), p. 1229-1244. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652935. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030822319161344 |