Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daolio, Jocimar, 1958-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652934
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender como as diferenças e os significados são produzidos nas aulas de Educação Física (EF) a partir das dinâmicas culturais infantis, envolvendo os processos de diferenciação que ocorrem no corpo das crianças. Um estudo de cunho etnográfico foi realizado em uma turma de quarto ano de uma escola pública na cidade de Jundiaí/SP, composta por vinte e seis crianças, contribuindo com as discussões desempenhadas neste artigo sobre sua construção cultural do corpo nas aulas de Educação Física, entendendo que as diferenças produzidas e estabelecidas entre as crianças estão em constante transformação e atreladas aos conhecimentos específicos da EF. Por meio deste estudo, concluímos que a mediação pedagógica favorece a construção de novos conhecimentos a partir das diferenças estabelecidas, considerando a construção cultural do corpo das crianças e relativizando as marcas produzidas neste corpo dentro e fora da escola
id CAMP_4c5d02fc293dd8f72df5cb3f05de890c
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192132
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação físicaAbout children's body culture: differences and meanings produced during physical education classesAntropologiaEducação físicaAnthropologyPhysical education and trainingArtigo originalEste artigo tem como objetivo compreender como as diferenças e os significados são produzidos nas aulas de Educação Física (EF) a partir das dinâmicas culturais infantis, envolvendo os processos de diferenciação que ocorrem no corpo das crianças. Um estudo de cunho etnográfico foi realizado em uma turma de quarto ano de uma escola pública na cidade de Jundiaí/SP, composta por vinte e seis crianças, contribuindo com as discussões desempenhadas neste artigo sobre sua construção cultural do corpo nas aulas de Educação Física, entendendo que as diferenças produzidas e estabelecidas entre as crianças estão em constante transformação e atreladas aos conhecimentos específicos da EF. Por meio deste estudo, concluímos que a mediação pedagógica favorece a construção de novos conhecimentos a partir das diferenças estabelecidas, considerando a construção cultural do corpo das crianças e relativizando as marcas produzidas neste corpo dentro e fora da escolaThis paper looks into how children's cultural dynamics during Physical Education classes produce distinctions and meanings concerning differentiation processes related to their bodies. An ethnographic study was undertaken with 26 students of a 4th grade class from a public school in the city of Jundiai, Brazil. This procedure contributed to this paper's discussions about the development of a body culture in Physical Education classes, since the differences produced and established by children are constantly changing and are related to specific knowledges in the field of Physical Education. We conclude that knew knowledges are built through pedagogical mediation regarding the differences produced by children, considering the cultural construction of children's bodies and relativizing the marks produced in those bodies inside and outside schoolAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDaolio, Jocimar, 1958-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1652934DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo das crianças: diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2017.. Vol. 23, no. 4 (Oct., 2017), p. 1217-1228. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652934. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192132porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T10:55:36Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192132Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-12-20T10:55:36Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física
About children's body culture: differences and meanings produced during physical education classes
title Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física
spellingShingle Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física
Daolio, Jocimar, 1958-
Antropologia
Educação física
Anthropology
Physical education and training
Artigo original
title_short Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física
title_full Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física
title_fullStr Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física
title_full_unstemmed Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física
title_sort Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física
author Daolio, Jocimar, 1958-
author_facet Daolio, Jocimar, 1958-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Daolio, Jocimar, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia
Educação física
Anthropology
Physical education and training
Artigo original
topic Antropologia
Educação física
Anthropology
Physical education and training
Artigo original
description Este artigo tem como objetivo compreender como as diferenças e os significados são produzidos nas aulas de Educação Física (EF) a partir das dinâmicas culturais infantis, envolvendo os processos de diferenciação que ocorrem no corpo das crianças. Um estudo de cunho etnográfico foi realizado em uma turma de quarto ano de uma escola pública na cidade de Jundiaí/SP, composta por vinte e seis crianças, contribuindo com as discussões desempenhadas neste artigo sobre sua construção cultural do corpo nas aulas de Educação Física, entendendo que as diferenças produzidas e estabelecidas entre as crianças estão em constante transformação e atreladas aos conhecimentos específicos da EF. Por meio deste estudo, concluímos que a mediação pedagógica favorece a construção de novos conhecimentos a partir das diferenças estabelecidas, considerando a construção cultural do corpo das crianças e relativizando as marcas produzidas neste corpo dentro e fora da escola
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652934
DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo das crianças: diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2017.. Vol. 23, no. 4 (Oct., 2017), p. 1217-1228. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652934. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652934
identifier_str_mv DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo das crianças: diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2017.. Vol. 23, no. 4 (Oct., 2017), p. 1217-1228. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652934. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030822317064192