Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652934 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender como as diferenças e os significados são produzidos nas aulas de Educação Física (EF) a partir das dinâmicas culturais infantis, envolvendo os processos de diferenciação que ocorrem no corpo das crianças. Um estudo de cunho etnográfico foi realizado em uma turma de quarto ano de uma escola pública na cidade de Jundiaí/SP, composta por vinte e seis crianças, contribuindo com as discussões desempenhadas neste artigo sobre sua construção cultural do corpo nas aulas de Educação Física, entendendo que as diferenças produzidas e estabelecidas entre as crianças estão em constante transformação e atreladas aos conhecimentos específicos da EF. Por meio deste estudo, concluímos que a mediação pedagógica favorece a construção de novos conhecimentos a partir das diferenças estabelecidas, considerando a construção cultural do corpo das crianças e relativizando as marcas produzidas neste corpo dentro e fora da escola |
id |
CAMP_4c5d02fc293dd8f72df5cb3f05de890c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192132 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação físicaAbout children's body culture: differences and meanings produced during physical education classesAntropologiaEducação físicaAnthropologyPhysical education and trainingArtigo originalEste artigo tem como objetivo compreender como as diferenças e os significados são produzidos nas aulas de Educação Física (EF) a partir das dinâmicas culturais infantis, envolvendo os processos de diferenciação que ocorrem no corpo das crianças. Um estudo de cunho etnográfico foi realizado em uma turma de quarto ano de uma escola pública na cidade de Jundiaí/SP, composta por vinte e seis crianças, contribuindo com as discussões desempenhadas neste artigo sobre sua construção cultural do corpo nas aulas de Educação Física, entendendo que as diferenças produzidas e estabelecidas entre as crianças estão em constante transformação e atreladas aos conhecimentos específicos da EF. Por meio deste estudo, concluímos que a mediação pedagógica favorece a construção de novos conhecimentos a partir das diferenças estabelecidas, considerando a construção cultural do corpo das crianças e relativizando as marcas produzidas neste corpo dentro e fora da escolaThis paper looks into how children's cultural dynamics during Physical Education classes produce distinctions and meanings concerning differentiation processes related to their bodies. An ethnographic study was undertaken with 26 students of a 4th grade class from a public school in the city of Jundiai, Brazil. This procedure contributed to this paper's discussions about the development of a body culture in Physical Education classes, since the differences produced and established by children are constantly changing and are related to specific knowledges in the field of Physical Education. We conclude that knew knowledges are built through pedagogical mediation regarding the differences produced by children, considering the cultural construction of children's bodies and relativizing the marks produced in those bodies inside and outside schoolAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDaolio, Jocimar, 1958-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1652934DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo das crianças: diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2017.. Vol. 23, no. 4 (Oct., 2017), p. 1217-1228. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652934. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192132porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T10:55:36Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1192132Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-12-20T10:55:36Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física About children's body culture: differences and meanings produced during physical education classes |
title |
Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física |
spellingShingle |
Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física Daolio, Jocimar, 1958- Antropologia Educação física Anthropology Physical education and training Artigo original |
title_short |
Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física |
title_full |
Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física |
title_fullStr |
Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física |
title_sort |
Da cultura do corpo das crianças : diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física |
author |
Daolio, Jocimar, 1958- |
author_facet |
Daolio, Jocimar, 1958- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daolio, Jocimar, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia Educação física Anthropology Physical education and training Artigo original |
topic |
Antropologia Educação física Anthropology Physical education and training Artigo original |
description |
Este artigo tem como objetivo compreender como as diferenças e os significados são produzidos nas aulas de Educação Física (EF) a partir das dinâmicas culturais infantis, envolvendo os processos de diferenciação que ocorrem no corpo das crianças. Um estudo de cunho etnográfico foi realizado em uma turma de quarto ano de uma escola pública na cidade de Jundiaí/SP, composta por vinte e seis crianças, contribuindo com as discussões desempenhadas neste artigo sobre sua construção cultural do corpo nas aulas de Educação Física, entendendo que as diferenças produzidas e estabelecidas entre as crianças estão em constante transformação e atreladas aos conhecimentos específicos da EF. Por meio deste estudo, concluímos que a mediação pedagógica favorece a construção de novos conhecimentos a partir das diferenças estabelecidas, considerando a construção cultural do corpo das crianças e relativizando as marcas produzidas neste corpo dentro e fora da escola |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652934 DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo das crianças: diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2017.. Vol. 23, no. 4 (Oct., 2017), p. 1217-1228. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652934. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652934 |
identifier_str_mv |
DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo das crianças: diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física. Movimento. Porto Alegre, RS : UFRGS/Escola de Educação Física, 2017.. Vol. 23, no. 4 (Oct., 2017), p. 1217-1228. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1652934. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1192132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030822317064192 |