Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Consoni, Flávia Luciane, 1973-
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bernardes, Roberto Carlos, Scur, Gabriela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14973
Resumo: Agradecimentos: Somos gratos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo financiamento destinado a esta pesquisa no âmbito do Projeto Universal
id CAMP_42a6a5c0d464d8e21086b1183d843dbd
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1373120
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do BrasilDeterminants of global R&D mandate : the case of General Motors of BrazilGeneral Motors do BrasilIndústria automobilísticaEngenharia - BrasilProdutos novos - DesenvolvimentoExcelênciaAutomotive industryEngineering - BrazilGlobal product developmentArtigo originalAgradecimentos: Somos gratos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo financiamento destinado a esta pesquisa no âmbito do Projeto UniversalResumo: As empresas multinacionais têm acelerado a internacionalização das suas atividades e, ao mesmo tempo, promovido uma reorganização internacional das suas estratégias de P&D com a consolidação de redes globais de inovação. No caso da General Motors Corporation, tal reorganização resultou na definição de um novo conceito de arquiteturas globais de veículos, em projetos customizados em relação ao mercado de destino e na nomeação de cinco centros mundiais de engenharia responsáveis pelo desenvolvimento e pela gestão dessas novas arquiteturas. A subsidiária brasileira da General Motors foi um dos centros escolhidos, recebendo a atribuição por dois mandatos globais: a liderança na definição de todos os projetos globais na área de picapes médias e na colaboração de projetos destinados a mercados emergentes. A partir de um estudo de caso na subsidiária brasileira da General Motors, entre 2011 e 2012, este artigo analisa os fatores que motivaram a escolha para a instalação desse centro global no país, suas novas atribuições e os resultados para a unidade local. Concluiu-se que a General Motors do Brasil, ao se integrar à rede de engenharia global, inaugurou oportunidades únicas de adensamento das rotinas locais de desenvolvimento de produtos sem, entretanto, adensar suas capacidades em pesquisaAbstract: Multinationals firms have accelerated the internalization of their activities and reorganized R&D strategies management through global innovation network by allocation of global project responsibilities to their subsidiaries. This tendency has motivated this article which analyzes the restructuration process of the General Motors Corporation’s (GMC) product development strategies. In the case of General Motors Corporation, such reorganization resulted in the definition of a new concept of global architectures ofvehicles, customized designs in relation to the market destination and the definition of five global centers responsible to the development and the management of these new architectures. The Brazilian subsidiary of General Motors (GMB) is one of these centers and became responsible for two mandates: to lead all global projects of medium pickups including the design activities, project and engineering; and collaborate in global project planned to emergent markets. Based on a case study in the Brazilian General Motors subsidiary during 2011 and 2012, this paper investigatesthe factorsthat motivate the choice of Brazil to be the global center, its attributions and resultsto the local firm. It remarksthat GMB once integrated to the global engineering net catch opportunities to improve its local routines of product development. Nevertheless, it did not improve their research capabilitiesCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASConsoni, Flávia Luciane, 1973-Bernardes, Roberto CarlosScur, Gabriela2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14973CONSONI, Flávia Luciane; BERNARDES, Roberto Carlos; SCUR, Gabriela. Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P&: o caso da General Motors do Brasil. Revista de Administração da UFSM. Santa Maria, RS. v. 10, n. 1, p. 129–146, abr. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14973. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373120porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-31T16:53:35Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1373120Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-31T16:53:35Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil
Determinants of global R&D mandate : the case of General Motors of Brazil
title Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil
spellingShingle Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil
Consoni, Flávia Luciane, 1973-
General Motors do Brasil
Indústria automobilística
Engenharia - Brasil
Produtos novos - Desenvolvimento
Excelência
Automotive industry
Engineering - Brazil
Global product development
Artigo original
title_short Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil
title_full Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil
title_fullStr Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil
title_full_unstemmed Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil
title_sort Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil
author Consoni, Flávia Luciane, 1973-
author_facet Consoni, Flávia Luciane, 1973-
Bernardes, Roberto Carlos
Scur, Gabriela
author_role author
author2 Bernardes, Roberto Carlos
Scur, Gabriela
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Consoni, Flávia Luciane, 1973-
Bernardes, Roberto Carlos
Scur, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv General Motors do Brasil
Indústria automobilística
Engenharia - Brasil
Produtos novos - Desenvolvimento
Excelência
Automotive industry
Engineering - Brazil
Global product development
Artigo original
topic General Motors do Brasil
Indústria automobilística
Engenharia - Brasil
Produtos novos - Desenvolvimento
Excelência
Automotive industry
Engineering - Brazil
Global product development
Artigo original
description Agradecimentos: Somos gratos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo financiamento destinado a esta pesquisa no âmbito do Projeto Universal
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14973
CONSONI, Flávia Luciane; BERNARDES, Roberto Carlos; SCUR, Gabriela. Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P&: o caso da General Motors do Brasil. Revista de Administração da UFSM. Santa Maria, RS. v. 10, n. 1, p. 129–146, abr. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14973. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14973
identifier_str_mv CONSONI, Flávia Luciane; BERNARDES, Roberto Carlos; SCUR, Gabriela. Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P&: o caso da General Motors do Brasil. Revista de Administração da UFSM. Santa Maria, RS. v. 10, n. 1, p. 129–146, abr. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14973. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030835175751680