Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14973 |
Resumo: | Agradecimentos: Somos gratos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo financiamento destinado a esta pesquisa no âmbito do Projeto Universal |
id |
CAMP_42a6a5c0d464d8e21086b1183d843dbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1373120 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do BrasilDeterminants of global R&D mandate : the case of General Motors of BrazilGeneral Motors do BrasilIndústria automobilísticaEngenharia - BrasilProdutos novos - DesenvolvimentoExcelênciaAutomotive industryEngineering - BrazilGlobal product developmentArtigo originalAgradecimentos: Somos gratos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo financiamento destinado a esta pesquisa no âmbito do Projeto UniversalResumo: As empresas multinacionais têm acelerado a internacionalização das suas atividades e, ao mesmo tempo, promovido uma reorganização internacional das suas estratégias de P&D com a consolidação de redes globais de inovação. No caso da General Motors Corporation, tal reorganização resultou na definição de um novo conceito de arquiteturas globais de veículos, em projetos customizados em relação ao mercado de destino e na nomeação de cinco centros mundiais de engenharia responsáveis pelo desenvolvimento e pela gestão dessas novas arquiteturas. A subsidiária brasileira da General Motors foi um dos centros escolhidos, recebendo a atribuição por dois mandatos globais: a liderança na definição de todos os projetos globais na área de picapes médias e na colaboração de projetos destinados a mercados emergentes. A partir de um estudo de caso na subsidiária brasileira da General Motors, entre 2011 e 2012, este artigo analisa os fatores que motivaram a escolha para a instalação desse centro global no país, suas novas atribuições e os resultados para a unidade local. Concluiu-se que a General Motors do Brasil, ao se integrar à rede de engenharia global, inaugurou oportunidades únicas de adensamento das rotinas locais de desenvolvimento de produtos sem, entretanto, adensar suas capacidades em pesquisaAbstract: Multinationals firms have accelerated the internalization of their activities and reorganized R&D strategies management through global innovation network by allocation of global project responsibilities to their subsidiaries. This tendency has motivated this article which analyzes the restructuration process of the General Motors Corporation’s (GMC) product development strategies. In the case of General Motors Corporation, such reorganization resulted in the definition of a new concept of global architectures ofvehicles, customized designs in relation to the market destination and the definition of five global centers responsible to the development and the management of these new architectures. The Brazilian subsidiary of General Motors (GMB) is one of these centers and became responsible for two mandates: to lead all global projects of medium pickups including the design activities, project and engineering; and collaborate in global project planned to emergent markets. Based on a case study in the Brazilian General Motors subsidiary during 2011 and 2012, this paper investigatesthe factorsthat motivate the choice of Brazil to be the global center, its attributions and resultsto the local firm. It remarksthat GMB once integrated to the global engineering net catch opportunities to improve its local routines of product development. Nevertheless, it did not improve their research capabilitiesCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASConsoni, Flávia Luciane, 1973-Bernardes, Roberto CarlosScur, Gabriela2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14973CONSONI, Flávia Luciane; BERNARDES, Roberto Carlos; SCUR, Gabriela. Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P&: o caso da General Motors do Brasil. Revista de Administração da UFSM. Santa Maria, RS. v. 10, n. 1, p. 129–146, abr. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14973. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373120porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-31T16:53:35Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1373120Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-31T16:53:35Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil Determinants of global R&D mandate : the case of General Motors of Brazil |
title |
Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil |
spellingShingle |
Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil Consoni, Flávia Luciane, 1973- General Motors do Brasil Indústria automobilística Engenharia - Brasil Produtos novos - Desenvolvimento Excelência Automotive industry Engineering - Brazil Global product development Artigo original |
title_short |
Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil |
title_full |
Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil |
title_fullStr |
Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil |
title_full_unstemmed |
Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil |
title_sort |
Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P& : o caso da General Motors do Brasil |
author |
Consoni, Flávia Luciane, 1973- |
author_facet |
Consoni, Flávia Luciane, 1973- Bernardes, Roberto Carlos Scur, Gabriela |
author_role |
author |
author2 |
Bernardes, Roberto Carlos Scur, Gabriela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Consoni, Flávia Luciane, 1973- Bernardes, Roberto Carlos Scur, Gabriela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
General Motors do Brasil Indústria automobilística Engenharia - Brasil Produtos novos - Desenvolvimento Excelência Automotive industry Engineering - Brazil Global product development Artigo original |
topic |
General Motors do Brasil Indústria automobilística Engenharia - Brasil Produtos novos - Desenvolvimento Excelência Automotive industry Engineering - Brazil Global product development Artigo original |
description |
Agradecimentos: Somos gratos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo financiamento destinado a esta pesquisa no âmbito do Projeto Universal |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14973 CONSONI, Flávia Luciane; BERNARDES, Roberto Carlos; SCUR, Gabriela. Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P&: o caso da General Motors do Brasil. Revista de Administração da UFSM. Santa Maria, RS. v. 10, n. 1, p. 129–146, abr. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14973. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14973 |
identifier_str_mv |
CONSONI, Flávia Luciane; BERNARDES, Roberto Carlos; SCUR, Gabriela. Fatores determinantes na atribuição de mandatos globais de P&: o caso da General Motors do Brasil. Revista de Administração da UFSM. Santa Maria, RS. v. 10, n. 1, p. 129–146, abr. 2017. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14973. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030835175751680 |