Mobilizando histórias na formação inicial de educadores matemáticos : memórias, práticas sociais e jogos discursivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12852 |
Resumo: | Resumo: Na primeira parte deste artigo, compartilhamos e elucidamos nossa forma particular de mobilizar histórias em algumas disciplinas dos cursos de graduação da formação de professores de matemática oferecidos pela Universidade Estadual de Campinas e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Brasil. Essa forma de mobilização pode ser caracterizada como um conjunto de problematizações indisciplinares coletivas que incidem sobre sucessivas investigações realizadas pelos participantes desses cursos. Essas investigações tomam como objeto práticas mobilizadoras da cultura matemática. Essas práticas são realizadas por diferentes comunidades constituídas por - e constituintes de - diferentes atividades humanas. Na segunda parte deste artigo, nosso objetivo é problematizar nossa forma de mobilizar histórias, contrastando-a com a perspectiva teórica da aprendizagem expansiva, do modo como foi defendida por Yrjö Engeström, em seu artigo Non scolae sed vitae discimus - para a superação do encapsulamento da aprendizagem escolar. Vamos também destacar o papel que este pesquisador atribui à história em seu modelo de aprendizagem expansiva, perspectiva que se coloca no desenvolvimento da pesquisa contemporânea sobre a teoria da atividade |
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Mobilizando histórias na formação inicial de educadores matemáticos : memórias, práticas sociais e jogos discursivosMobilizing histories in mathematics teacher education : memories, social practices, and discursive gamesMovilizando historias en la formación inicial de educadores matemáticos : memorias, prácticas sociales y juegos discursivosMatemática - Formação de professoresHistoriasMathematics teachersStoriesFormação de professores de matemáticaMemóriasPráticas sociaisJogos discursivosProblematização indisciplinarArtigo originalResumo: Na primeira parte deste artigo, compartilhamos e elucidamos nossa forma particular de mobilizar histórias em algumas disciplinas dos cursos de graduação da formação de professores de matemática oferecidos pela Universidade Estadual de Campinas e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Brasil. Essa forma de mobilização pode ser caracterizada como um conjunto de problematizações indisciplinares coletivas que incidem sobre sucessivas investigações realizadas pelos participantes desses cursos. Essas investigações tomam como objeto práticas mobilizadoras da cultura matemática. Essas práticas são realizadas por diferentes comunidades constituídas por - e constituintes de - diferentes atividades humanas. Na segunda parte deste artigo, nosso objetivo é problematizar nossa forma de mobilizar histórias, contrastando-a com a perspectiva teórica da aprendizagem expansiva, do modo como foi defendida por Yrjö Engeström, em seu artigo Non scolae sed vitae discimus - para a superação do encapsulamento da aprendizagem escolar. Vamos também destacar o papel que este pesquisador atribui à história em seu modelo de aprendizagem expansiva, perspectiva que se coloca no desenvolvimento da pesquisa contemporânea sobre a teoria da atividadeAbstract: In the first part of this article, we share and elucidate our particular way to mobilize histories in some disciplines undergraduate courses of mathematics teacher education offered by State University of Campinas and Federal University of Rio Grande do Norte, in Brazil. This way of mobilization can be featured as a set of collective indisciplinary problematizations falling on successive investigations carried out by participants of these courses. These investigations take as object mobilizing practices of mathematics culture. These practices are performed by different communities both constituted by and constituent of different human activities. In the second part of this article, our purpose is to problematize our way of mobilizing histories, contrasting it with the theoretical perspective of expansive learning, just as it has been defended by Yrjö Engeström, in his article Non scolae sed vitae discimus - towards overcoming the encapsulation of school learning. We will also attempt to highlight the role which this researcher has attributed to history in his model of expansive learning, perspective which places itself on the development of the contemporary research about the activity theoryResumen: En la primera parte de este artículo, compartimos y dilucidamos nuestra forma particular de movilizar historias en algunas disciplinas de los cursos de pregrado en la formación de profesores de matemáticas que ofrecen la Universidad Estatal de Campinas y la Universidad Federal de Rio Grande del Norte, en Brasil. Esta forma de movilización puede caracterizarse como un conjunto de problematizaciones indisciplinarías colectivas que inciden sobre sucesivas investigaciones realizadas por los participantes de estos cursos. Estas investigaciones toman como objeto las prácticas que movilizan la cultura matemática. Estas prácticas son llevadas a cabo por diferentes comunidades integradas y constituyentes de diferentes actividades humanas. En la segunda parte de este artículo, nuestro objetivo es problematizar nuestra forma de movilizar las historias, contraponiéndolas a la perspectiva teórica del aprendizaje expansivo, como ha defendido Yrjö Engeström en su artículo Non scolae sed vitae discimus - para superar la encapsulación del aprendizaje escolar. También trataremos de destacar el papel que este investigador ha atribuido a la historia en su modelo de aprendizaje expansivo, perspectiva que surge en el desarrollo de la investigación contemporánea sobre teoría de la actividadAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMiguel, Antonio, 1953-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12852MIGUEL, Antonio. Mobilizando histórias na formação inicial de educadores matemáticos: memórias, práticas sociais e jogos discursivos. REMATEC: revista de matemática, ensino e cultura. Belém, PA : UFPA, 2021. Vol. 16 (jan./dez., 2021), p. 120-140 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12852. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360838porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-03T15:43:57Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360838Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-03T15:43:57Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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