As cores fisiológicas na ciência de Goethe : educação e fenomenologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bach Junior, Jonas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2376
Resumo: Resumo: Este artigo apresenta o ponto de partida de Goethe para a formulação de sua Teoria das Cores. A observação fenomenológica das cores fisiológicas é base fundamental para uma concepção hologramática do fenômeno cromático. Com seu método de pesquisa, Goethe não reduziu o fenômeno a representações mecânicas ou geométricas, mas focou sua dimensão qualitativa. A complementariedade das cores fisiológicas é um princípio inerente tanto ao todo, quanto às partes da Teoria das Cores. A fenomenologia da natureza de Goethe é uma unidade dinâmica entre subjetividade e objetividade. Sua compreensão exige a execução de um processo de educação dos sentidos e de educação para uma cognição qualitativa
id CAMP_5380e7c3648933cc8dee3ad34900dc00
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1167723
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling As cores fisiológicas na ciência de Goethe : educação e fenomenologiaPhysiological colors in the science of Goethe : education and phenomenologyFenomenologiaNaturezaEducaçãoPhenomenologyNatureEducationTeoria das coresGoetheArtigo originalResumo: Este artigo apresenta o ponto de partida de Goethe para a formulação de sua Teoria das Cores. A observação fenomenológica das cores fisiológicas é base fundamental para uma concepção hologramática do fenômeno cromático. Com seu método de pesquisa, Goethe não reduziu o fenômeno a representações mecânicas ou geométricas, mas focou sua dimensão qualitativa. A complementariedade das cores fisiológicas é um princípio inerente tanto ao todo, quanto às partes da Teoria das Cores. A fenomenologia da natureza de Goethe é uma unidade dinâmica entre subjetividade e objetividade. Sua compreensão exige a execução de um processo de educação dos sentidos e de educação para uma cognição qualitativaAbstract: This paper presents the starting point of Goethe to formulate his Theory of Colors. The phenomenological observation of physiological colors is the fundamental basis for the hologrammatic conception of the chromatic phenomenon. With his research method, Goethe did not reduce the phenomenon in mechanical or geometric representations, but focused on its qualitative dimension. The complementarity of physiological color is inherent to both the whole and the parts of the Theory of Colours. The phenomenology of nature for Goethe is a dynamic unity between subjectivity and objectivity. To be understood, it requires the execution of an educational process using the senses and qualitative cognitionAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBach Junior, Jonas2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2376BACH JUNIOR, Jonas. As cores fisiológicas na ciência de Goethe: educação e fenomenologia. Ciência & educação. Bauru, SP : UNESP/Faculdade de Ciências, 2016. Vol. 22, n. 1 (jan.mar., 2016), p. 117-128. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2376. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167723porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-05T15:23:19Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1167723Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-05T15:23:19Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As cores fisiológicas na ciência de Goethe : educação e fenomenologia
Physiological colors in the science of Goethe : education and phenomenology
title As cores fisiológicas na ciência de Goethe : educação e fenomenologia
spellingShingle As cores fisiológicas na ciência de Goethe : educação e fenomenologia
Bach Junior, Jonas
Fenomenologia
Natureza
Educação
Phenomenology
Nature
Education
Teoria das cores
Goethe
Artigo original
title_short As cores fisiológicas na ciência de Goethe : educação e fenomenologia
title_full As cores fisiológicas na ciência de Goethe : educação e fenomenologia
title_fullStr As cores fisiológicas na ciência de Goethe : educação e fenomenologia
title_full_unstemmed As cores fisiológicas na ciência de Goethe : educação e fenomenologia
title_sort As cores fisiológicas na ciência de Goethe : educação e fenomenologia
author Bach Junior, Jonas
author_facet Bach Junior, Jonas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bach Junior, Jonas
dc.subject.por.fl_str_mv Fenomenologia
Natureza
Educação
Phenomenology
Nature
Education
Teoria das cores
Goethe
Artigo original
topic Fenomenologia
Natureza
Educação
Phenomenology
Nature
Education
Teoria das cores
Goethe
Artigo original
description Resumo: Este artigo apresenta o ponto de partida de Goethe para a formulação de sua Teoria das Cores. A observação fenomenológica das cores fisiológicas é base fundamental para uma concepção hologramática do fenômeno cromático. Com seu método de pesquisa, Goethe não reduziu o fenômeno a representações mecânicas ou geométricas, mas focou sua dimensão qualitativa. A complementariedade das cores fisiológicas é um princípio inerente tanto ao todo, quanto às partes da Teoria das Cores. A fenomenologia da natureza de Goethe é uma unidade dinâmica entre subjetividade e objetividade. Sua compreensão exige a execução de um processo de educação dos sentidos e de educação para uma cognição qualitativa
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2376
BACH JUNIOR, Jonas. As cores fisiológicas na ciência de Goethe: educação e fenomenologia. Ciência & educação. Bauru, SP : UNESP/Faculdade de Ciências, 2016. Vol. 22, n. 1 (jan.mar., 2016), p. 117-128. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2376. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2376
identifier_str_mv BACH JUNIOR, Jonas. As cores fisiológicas na ciência de Goethe: educação e fenomenologia. Ciência & educação. Bauru, SP : UNESP/Faculdade de Ciências, 2016. Vol. 22, n. 1 (jan.mar., 2016), p. 117-128. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2376. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1167723
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030817544994816