A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bach Jr, Jonas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3462
Resumo: Goethe desenvolveu um modo científico de abordar a natureza que atualmente é reconhecido como fenomenologia. Este artigo apresenta uma síntese da fenomenologia goetheana, como teoria do conhecimento elaborada a partir de suas pesquisas botânicas. Como perspectiva epistemológica, a fenomenologia de Goethe não redundou nas unilateralidades do empirismo e do racionalismo. Em sua relação com a natureza, ela é uma empiria delicada que busca desenvolver um juízo intuitivo, um poder de captar a essência do fenômeno. Uma correlação com as categorias fenomenológicas de Husserl é apresentada. O aprimoramento e desenvolvimento do sujeito na sua relação com a natureza é o ponto de partida da fenomenologia de Goethe no âmbito da educação. Por um lado, a educação ambiental torna-se um trabalho sobre a percepção dos sentidos; por outro lado, explora o desenvolvimento mental para captar a essência dos fenômenos. A questão da linguagem e dos conceitos torna-se um ponto crucial na prática educativa para a compreensão da fenomenologia e da reaproximação da natureza.
id FURG-9_5389169095695ee2631b3afd40f80e85
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3462
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambientalfenomenologianaturezaGoetheGoethe desenvolveu um modo científico de abordar a natureza que atualmente é reconhecido como fenomenologia. Este artigo apresenta uma síntese da fenomenologia goetheana, como teoria do conhecimento elaborada a partir de suas pesquisas botânicas. Como perspectiva epistemológica, a fenomenologia de Goethe não redundou nas unilateralidades do empirismo e do racionalismo. Em sua relação com a natureza, ela é uma empiria delicada que busca desenvolver um juízo intuitivo, um poder de captar a essência do fenômeno. Uma correlação com as categorias fenomenológicas de Husserl é apresentada. O aprimoramento e desenvolvimento do sujeito na sua relação com a natureza é o ponto de partida da fenomenologia de Goethe no âmbito da educação. Por um lado, a educação ambiental torna-se um trabalho sobre a percepção dos sentidos; por outro lado, explora o desenvolvimento mental para captar a essência dos fenômenos. A questão da linguagem e dos conceitos torna-se um ponto crucial na prática educativa para a compreensão da fenomenologia e da reaproximação da natureza.Lepidus2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/346210.14295/remea.v30i1.3462REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 1 (2013); 140-1581517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3462/2224https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3462/8008Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBach Jr, Jonas2020-08-14T19:57:45Zoai:periodicos.furg.br:article/3462Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:45Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental
title A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental
spellingShingle A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental
Bach Jr, Jonas
fenomenologia
natureza
Goethe
title_short A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental
title_full A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental
title_fullStr A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental
title_full_unstemmed A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental
title_sort A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental
author Bach Jr, Jonas
author_facet Bach Jr, Jonas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bach Jr, Jonas
dc.subject.por.fl_str_mv fenomenologia
natureza
Goethe
topic fenomenologia
natureza
Goethe
description Goethe desenvolveu um modo científico de abordar a natureza que atualmente é reconhecido como fenomenologia. Este artigo apresenta uma síntese da fenomenologia goetheana, como teoria do conhecimento elaborada a partir de suas pesquisas botânicas. Como perspectiva epistemológica, a fenomenologia de Goethe não redundou nas unilateralidades do empirismo e do racionalismo. Em sua relação com a natureza, ela é uma empiria delicada que busca desenvolver um juízo intuitivo, um poder de captar a essência do fenômeno. Uma correlação com as categorias fenomenológicas de Husserl é apresentada. O aprimoramento e desenvolvimento do sujeito na sua relação com a natureza é o ponto de partida da fenomenologia de Goethe no âmbito da educação. Por um lado, a educação ambiental torna-se um trabalho sobre a percepção dos sentidos; por outro lado, explora o desenvolvimento mental para captar a essência dos fenômenos. A questão da linguagem e dos conceitos torna-se um ponto crucial na prática educativa para a compreensão da fenomenologia e da reaproximação da natureza.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3462
10.14295/remea.v30i1.3462
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3462
identifier_str_mv 10.14295/remea.v30i1.3462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3462/2224
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3462/8008
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 1 (2013); 140-158
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783441457152