A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bach Junior, Jonas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3696
Resumo: Goethe desenvolveu um modo científico de abordar a natureza que atualmente é reconhecido como fenomenologia. Este artigo apresenta uma síntese da fenomenologia goetheana, como teoria do conhecimento elaborada a partir de suas pesquisas botânicas. Como perspectiva epistemológica, a fenomenologia de Goethe não redundou nas unilateralidades do empirismo e do racionalismo. Em sua relação com a natureza, ela é uma empiria delicada que busca desenvolver um juízo intuitivo, um poder de captar a essência do fenômeno. Uma correlação com as categorias fenomenológicas de Husserl é apresentada. O aprimoramento e desenvolvimento do sujeito na sua relação com a natureza é o ponto de partida da fenomenologia de Goethe no âmbito da educação. Por um lado, a educação ambiental torna-se um trabalho sobre a percepção dos sentidos; por outro lado, explora o desenvolvimento mental para captar a essência dos fenômenos. A questão da linguagem e dos conceitos torna-se um ponto crucial na prática educativa para a compreensão da fenomenologia e da reaproximação da natureza.
id FURG_4f0c784106d62d5476e2c21aa491af6d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3696
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambientalThe phenomenology of the nature of Goethe: connections to environmental educationFenomenologiaGoetheNaturezaEducação ambientalPhenomenologyNatureEnvironmental educationGoethe desenvolveu um modo científico de abordar a natureza que atualmente é reconhecido como fenomenologia. Este artigo apresenta uma síntese da fenomenologia goetheana, como teoria do conhecimento elaborada a partir de suas pesquisas botânicas. Como perspectiva epistemológica, a fenomenologia de Goethe não redundou nas unilateralidades do empirismo e do racionalismo. Em sua relação com a natureza, ela é uma empiria delicada que busca desenvolver um juízo intuitivo, um poder de captar a essência do fenômeno. Uma correlação com as categorias fenomenológicas de Husserl é apresentada. O aprimoramento e desenvolvimento do sujeito na sua relação com a natureza é o ponto de partida da fenomenologia de Goethe no âmbito da educação. Por um lado, a educação ambiental torna-se um trabalho sobre a percepção dos sentidos; por outro lado, explora o desenvolvimento mental para captar a essência dos fenômenos. A questão da linguagem e dos conceitos torna-se um ponto crucial na prática educativa para a compreensão da fenomenologia e da reaproximação da natureza.Goethe developed a scientific way of approaching nature which is currently recognized as phenomenology. This article provides an overview of Goethean phenomenology as a theory of knowledge drawn from their botanical research. As epistemological perspective, phenomenology of Goethe did not resulted in one-sided empiricism and rationalism. In their relationship with nature, it is a delicate empiricism which seeks to develop an intuitive judgment, a power to capture the essence of the phenomenon. A correlation with the phenomenological categories of Husserl is presented. The improvement and development of the subject in its relation with nature is the starting point of phenomenology of Goethe in education. On the one hand, environmental education becomes a work on the perception of the senses, on the other hand, explores the mental development to capture the essence of phenomena. The issue of language and concepts becomes a crucial point in educational practice for understanding the phenomenology and the approach of nature.2013-08-19T21:07:29Z2013-08-19T21:07:29Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBACH JR, Jonas. A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestado em Educação Ambiental, v. 30, n. 1, p. 140 – 158, 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3462/2224>. Acesso em: ago. 2013.15171256http://repositorio.furg.br/handle/1/3696porBach Junior, Jonasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-11T17:03:42Zoai:repositorio.furg.br:1/3696Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-11T17:03:42Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental
The phenomenology of the nature of Goethe: connections to environmental education
title A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental
spellingShingle A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental
Bach Junior, Jonas
Fenomenologia
Goethe
Natureza
Educação ambiental
Phenomenology
Nature
Environmental education
title_short A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental
title_full A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental
title_fullStr A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental
title_full_unstemmed A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental
title_sort A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental
author Bach Junior, Jonas
author_facet Bach Junior, Jonas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bach Junior, Jonas
dc.subject.por.fl_str_mv Fenomenologia
Goethe
Natureza
Educação ambiental
Phenomenology
Nature
Environmental education
topic Fenomenologia
Goethe
Natureza
Educação ambiental
Phenomenology
Nature
Environmental education
description Goethe desenvolveu um modo científico de abordar a natureza que atualmente é reconhecido como fenomenologia. Este artigo apresenta uma síntese da fenomenologia goetheana, como teoria do conhecimento elaborada a partir de suas pesquisas botânicas. Como perspectiva epistemológica, a fenomenologia de Goethe não redundou nas unilateralidades do empirismo e do racionalismo. Em sua relação com a natureza, ela é uma empiria delicada que busca desenvolver um juízo intuitivo, um poder de captar a essência do fenômeno. Uma correlação com as categorias fenomenológicas de Husserl é apresentada. O aprimoramento e desenvolvimento do sujeito na sua relação com a natureza é o ponto de partida da fenomenologia de Goethe no âmbito da educação. Por um lado, a educação ambiental torna-se um trabalho sobre a percepção dos sentidos; por outro lado, explora o desenvolvimento mental para captar a essência dos fenômenos. A questão da linguagem e dos conceitos torna-se um ponto crucial na prática educativa para a compreensão da fenomenologia e da reaproximação da natureza.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-19T21:07:29Z
2013-08-19T21:07:29Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BACH JR, Jonas. A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestado em Educação Ambiental, v. 30, n. 1, p. 140 – 158, 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3462/2224>. Acesso em: ago. 2013.
15171256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3696
identifier_str_mv BACH JR, Jonas. A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestado em Educação Ambiental, v. 30, n. 1, p. 140 – 158, 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3462/2224>. Acesso em: ago. 2013.
15171256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384366097104896