A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/9220 |
Resumo: | Agradecimentos: Agradecemos as agências de financiamento FAPESP (processo 2018/08542-0) e CAPES (código de financiamento 001) pelo apoio financeiro e institucional às pesquisas das quais este texto resulta |
id |
CAMP_58ef7ef041c45412cd753ab6f2a0da8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268031 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020)The student's reality as a pedagogical tradition in dispute in school geography (1920-2020)Geografia - Estudo e ensinoAprendizagem significativaRelação Hegemonia-PedagogiaEpistemologiaGeography - Study and teachingMeaningful learningHegemony-pedagogy relationshipEpistemologyArtigo originalAgradecimentos: Agradecemos as agências de financiamento FAPESP (processo 2018/08542-0) e CAPES (código de financiamento 001) pelo apoio financeiro e institucional às pesquisas das quais este texto resultaContém 2 arquivos (português e inglês)Abstract: This article analyzes, based on didactic materials and selected curricular documents from the last 100 years (1920/2020), the pedagogical dimension of the student's reality as a primary element of geography teaching throughout its history. The student's reality is understood as a discursive element hose meaning is in dispute for different conceptions of teaching Geography. As a result of the article, it was demarcate four important moments of the discipline in Brazil: hegemonization of modern School Geography and the student's reality as part of the renewal of teaching; dimension of the real in the temporality of Social Studies; critical renewal based on theories of learning and the notion of totality for the apprehension of the real; the analysis of geographic principles in the context of the BNCC and reality according to the spatiality of the phenomenon. Thus, it is concluded that the sense of student's reality moves through the political and epistemological moments of School GeographyResumo: O artigo analisa, a partir de materiais didáticos e documentos curriculares selecionados dos últimos 100 anos (1920/2020), a dimensão pedagógica da realidade do aluno como elemento primaz do ensino de geografia ao longo de sua história. Entendemos a realidade do aluno como um discurso cujo sentido está em disputa por diferentes concepções de ensino de Geografia. Como resultado do artigo, demarcamos quatro momentos da disciplina no Brasil: hegemonização da geografia escolar moderna e a realidade do aluno como parte da renovação do ensino; dimensão do real na temporalidade dos estudos sociais; renovação crítica baseada nas teorias da aprendizagem e noção de totalidade para a apreensão do real; análise de princípios geográficos no contexto da BNCC e a realidade em função da espacialidade do fenômeno. Assim, concluímos que o sentido de realidade do aluno transita pelos momentos políticos e epistemológicos da geografia escolarFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCabral, Thiago Manhães, 1993-Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992-Straforini, Rafael, 1973-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9220CABRAL, Thiago Manhães; CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020). Revista Brasileira de História da Educação. Maringá, PR : Sociedade Brasileira de História da Educação, 2021. Vol. 21, n. 1 (nov., 2021), n art. e184. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9220. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268031https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268031reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T19:32:31Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268031Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-28T19:32:31Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020) The student's reality as a pedagogical tradition in dispute in school geography (1920-2020) |
title |
A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020) |
spellingShingle |
A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020) Cabral, Thiago Manhães, 1993- Geografia - Estudo e ensino Aprendizagem significativa Relação Hegemonia-Pedagogia Epistemologia Geography - Study and teaching Meaningful learning Hegemony-pedagogy relationship Epistemology Artigo original |
title_short |
A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020) |
title_full |
A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020) |
title_fullStr |
A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020) |
title_full_unstemmed |
A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020) |
title_sort |
A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020) |
author |
Cabral, Thiago Manhães, 1993- |
author_facet |
Cabral, Thiago Manhães, 1993- Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992- Straforini, Rafael, 1973- |
author_role |
author |
author2 |
Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992- Straforini, Rafael, 1973- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Thiago Manhães, 1993- Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992- Straforini, Rafael, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Estudo e ensino Aprendizagem significativa Relação Hegemonia-Pedagogia Epistemologia Geography - Study and teaching Meaningful learning Hegemony-pedagogy relationship Epistemology Artigo original |
topic |
Geografia - Estudo e ensino Aprendizagem significativa Relação Hegemonia-Pedagogia Epistemologia Geography - Study and teaching Meaningful learning Hegemony-pedagogy relationship Epistemology Artigo original |
description |
Agradecimentos: Agradecemos as agências de financiamento FAPESP (processo 2018/08542-0) e CAPES (código de financiamento 001) pelo apoio financeiro e institucional às pesquisas das quais este texto resulta |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9220 CABRAL, Thiago Manhães; CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020). Revista Brasileira de História da Educação. Maringá, PR : Sociedade Brasileira de História da Educação, 2021. Vol. 21, n. 1 (nov., 2021), n art. e184. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9220. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9220 |
identifier_str_mv |
CABRAL, Thiago Manhães; CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020). Revista Brasileira de História da Educação. Maringá, PR : Sociedade Brasileira de História da Educação, 2021. Vol. 21, n. 1 (nov., 2021), n art. e184. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9220. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Multilíngua por eng |
language_invalid_str_mv |
Multilíngua |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268031 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268031 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030828363153408 |