A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Thiago Manhães, 1993-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992-, Straforini, Rafael, 1973-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9220
Resumo: Agradecimentos: Agradecemos as agências de financiamento FAPESP (processo 2018/08542-0) e CAPES (código de financiamento 001) pelo apoio financeiro e institucional às pesquisas das quais este texto resulta
id CAMP_58ef7ef041c45412cd753ab6f2a0da8b
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268031
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020)The student's reality as a pedagogical tradition in dispute in school geography (1920-2020)Geografia - Estudo e ensinoAprendizagem significativaRelação Hegemonia-PedagogiaEpistemologiaGeography - Study and teachingMeaningful learningHegemony-pedagogy relationshipEpistemologyArtigo originalAgradecimentos: Agradecemos as agências de financiamento FAPESP (processo 2018/08542-0) e CAPES (código de financiamento 001) pelo apoio financeiro e institucional às pesquisas das quais este texto resultaContém 2 arquivos (português e inglês)Abstract: This article analyzes, based on didactic materials and selected curricular documents from the last 100 years (1920/2020), the pedagogical dimension of the student's reality as a primary element of geography teaching throughout its history. The student's reality is understood as a discursive element hose meaning is in dispute for different conceptions of teaching Geography. As a result of the article, it was demarcate four important moments of the discipline in Brazil: hegemonization of modern School Geography and the student's reality as part of the renewal of teaching; dimension of the real in the temporality of Social Studies; critical renewal based on theories of learning and the notion of totality for the apprehension of the real; the analysis of geographic principles in the context of the BNCC and reality according to the spatiality of the phenomenon. Thus, it is concluded that the sense of student's reality moves through the political and epistemological moments of School GeographyResumo: O artigo analisa, a partir de materiais didáticos e documentos curriculares selecionados dos últimos 100 anos (1920/2020), a dimensão pedagógica da realidade do aluno como elemento primaz do ensino de geografia ao longo de sua história. Entendemos a realidade do aluno como um discurso cujo sentido está em disputa por diferentes concepções de ensino de Geografia. Como resultado do artigo, demarcamos quatro momentos da disciplina no Brasil: hegemonização da geografia escolar moderna e a realidade do aluno como parte da renovação do ensino; dimensão do real na temporalidade dos estudos sociais; renovação crítica baseada nas teorias da aprendizagem e noção de totalidade para a apreensão do real; análise de princípios geográficos no contexto da BNCC e a realidade em função da espacialidade do fenômeno. Assim, concluímos que o sentido de realidade do aluno transita pelos momentos políticos e epistemológicos da geografia escolarFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCabral, Thiago Manhães, 1993-Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992-Straforini, Rafael, 1973-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9220CABRAL, Thiago Manhães; CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020). Revista Brasileira de História da Educação. Maringá, PR : Sociedade Brasileira de História da Educação, 2021. Vol. 21, n. 1 (nov., 2021), n art. e184. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9220. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268031https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268031reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T19:32:31Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1268031Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-28T19:32:31Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020)
The student's reality as a pedagogical tradition in dispute in school geography (1920-2020)
title A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020)
spellingShingle A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020)
Cabral, Thiago Manhães, 1993-
Geografia - Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Relação Hegemonia-Pedagogia
Epistemologia
Geography - Study and teaching
Meaningful learning
Hegemony-pedagogy relationship
Epistemology
Artigo original
title_short A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020)
title_full A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020)
title_fullStr A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020)
title_full_unstemmed A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020)
title_sort A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020)
author Cabral, Thiago Manhães, 1993-
author_facet Cabral, Thiago Manhães, 1993-
Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992-
Straforini, Rafael, 1973-
author_role author
author2 Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992-
Straforini, Rafael, 1973-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Thiago Manhães, 1993-
Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992-
Straforini, Rafael, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Relação Hegemonia-Pedagogia
Epistemologia
Geography - Study and teaching
Meaningful learning
Hegemony-pedagogy relationship
Epistemology
Artigo original
topic Geografia - Estudo e ensino
Aprendizagem significativa
Relação Hegemonia-Pedagogia
Epistemologia
Geography - Study and teaching
Meaningful learning
Hegemony-pedagogy relationship
Epistemology
Artigo original
description Agradecimentos: Agradecemos as agências de financiamento FAPESP (processo 2018/08542-0) e CAPES (código de financiamento 001) pelo apoio financeiro e institucional às pesquisas das quais este texto resulta
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/9220
CABRAL, Thiago Manhães; CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020). Revista Brasileira de História da Educação. Maringá, PR : Sociedade Brasileira de História da Educação, 2021. Vol. 21, n. 1 (nov., 2021), n art. e184. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9220. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/9220
identifier_str_mv CABRAL, Thiago Manhães; CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020). Revista Brasileira de História da Educação. Maringá, PR : Sociedade Brasileira de História da Educação, 2021. Vol. 21, n. 1 (nov., 2021), n art. e184. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9220. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv Multilíngua
por
eng
language_invalid_str_mv Multilíngua
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268031
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030828363153408