O PIBID de Geografia contribuindo com o estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Raissa Oliveira, 1993-
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Greco, Roberto, 1973-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16140
Resumo: Resumo: A Geografia sofre transformações inúmeras e constantes em tempos recentes, está presente nas diversas atividades cotidianas, perpassa por ambientes de ensino formais e informais. Influencia na política, nos momentos históricos, no contexto cultural de cada nação, nas estratégias econômicas e em decisões que envolvem o meio ambiente. Portanto o profissional educador tem de levar em consideração todos estes aspectos, pois, enquanto disciplina escolar tenta explicar a trama global de relações. Neste sentido, o objetivo deste estudo é entender a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e sua contribuição na formação inicial de professores de Geografia. A metodologia desenvolvida se deu a partir de levantamento bibliográfico com autores que discorrem sobre a temática Arroyo (2000), Callai (2010), Castanho (2004), Fonseca (2011); observação das intervenções no projeto PIBID e aplicação de questionário a 25 estudantes que participaram do projeto PIBID (primeiro semestre) de 2014 e que estavam cursando a disciplina estágio supervisionado em períodos de regência. Assim, cada dia é mais urgente educadores com o perfil inovador, que pontuam seu trabalho no domínio de conteúdo, ética e criatividade. Neste sentido, o professor precisa investigar seu trabalho, sua formação e função social tendo em vista sua prática, pois, quando conteúdos complexos são desenvolvidos paralelos a inventividade, podem depor aulas mnemônicas ou/e decorativas
id CAMP_5d3c78f4449ebc6515b0c45f675ab47f
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376654
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O PIBID de Geografia contribuindo com o estágio supervisionadoThe geofraphy PIBID contribute with supervise practiceGeografia - Estudo e ensinoEstágio supervisionadoFormação de professoresGeography - Study and teachingSupervised internshipTeacher trainingArtigo originalResumo: A Geografia sofre transformações inúmeras e constantes em tempos recentes, está presente nas diversas atividades cotidianas, perpassa por ambientes de ensino formais e informais. Influencia na política, nos momentos históricos, no contexto cultural de cada nação, nas estratégias econômicas e em decisões que envolvem o meio ambiente. Portanto o profissional educador tem de levar em consideração todos estes aspectos, pois, enquanto disciplina escolar tenta explicar a trama global de relações. Neste sentido, o objetivo deste estudo é entender a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e sua contribuição na formação inicial de professores de Geografia. A metodologia desenvolvida se deu a partir de levantamento bibliográfico com autores que discorrem sobre a temática Arroyo (2000), Callai (2010), Castanho (2004), Fonseca (2011); observação das intervenções no projeto PIBID e aplicação de questionário a 25 estudantes que participaram do projeto PIBID (primeiro semestre) de 2014 e que estavam cursando a disciplina estágio supervisionado em períodos de regência. Assim, cada dia é mais urgente educadores com o perfil inovador, que pontuam seu trabalho no domínio de conteúdo, ética e criatividade. Neste sentido, o professor precisa investigar seu trabalho, sua formação e função social tendo em vista sua prática, pois, quando conteúdos complexos são desenvolvidos paralelos a inventividade, podem depor aulas mnemônicas ou/e decorativasAbstract: Geography suffers numerous and constant changes in recent times, is present in many everyday activities, permeates through formal and informal learning environments. Influences in politics, historical moments in the cultural context of each nation, in economic strategies and decisions involving the environment. So the educator professional has to take into consideration all these aspects because, as school discipline, tries to explain this global network of relationships. In this sense, the objective of this study is to understand the relevance of the Institutional Program Initiation Purse in Teaching - PIBID and its contribution in the initial training of geography teachers. The methodology developed took from literature with authors who talk about the theme Arroyo (2000), Callai (2010), Brown (2004), Fonseca (2011); observation of intervention in PIBID project and a questionnaire to 25 students who participated in the project PIBID (first half) and 2014 who were attending the training course supervised at Regency periods. So every day is more urgent educators with innovative profile that punctuate his work in the content domain, ethics and creativity. In this sense, the teacher needs to investigate their work, their training and social function in view of its practice for when complex content are developed parallel inventiveness, can testify mnemonic and / or decorative classesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNunes, Raissa Oliveira, 1993-Greco, Roberto, 1973-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/16140NUNES, Raissa Oliveira; GRECO, Roberto. O PIBID de Geografia contribuindo com o estágio supervisionado. Revista cerrados. Brasília, DF. v. 13, n. 1, p. 73-94, jun. 2016. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16140. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376654porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T18:04:12Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1376654Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-03-21T18:04:12Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID de Geografia contribuindo com o estágio supervisionado
The geofraphy PIBID contribute with supervise practice
title O PIBID de Geografia contribuindo com o estágio supervisionado
spellingShingle O PIBID de Geografia contribuindo com o estágio supervisionado
Nunes, Raissa Oliveira, 1993-
Geografia - Estudo e ensino
Estágio supervisionado
Formação de professores
Geography - Study and teaching
Supervised internship
Teacher training
Artigo original
title_short O PIBID de Geografia contribuindo com o estágio supervisionado
title_full O PIBID de Geografia contribuindo com o estágio supervisionado
title_fullStr O PIBID de Geografia contribuindo com o estágio supervisionado
title_full_unstemmed O PIBID de Geografia contribuindo com o estágio supervisionado
title_sort O PIBID de Geografia contribuindo com o estágio supervisionado
author Nunes, Raissa Oliveira, 1993-
author_facet Nunes, Raissa Oliveira, 1993-
Greco, Roberto, 1973-
author_role author
author2 Greco, Roberto, 1973-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Raissa Oliveira, 1993-
Greco, Roberto, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Estágio supervisionado
Formação de professores
Geography - Study and teaching
Supervised internship
Teacher training
Artigo original
topic Geografia - Estudo e ensino
Estágio supervisionado
Formação de professores
Geography - Study and teaching
Supervised internship
Teacher training
Artigo original
description Resumo: A Geografia sofre transformações inúmeras e constantes em tempos recentes, está presente nas diversas atividades cotidianas, perpassa por ambientes de ensino formais e informais. Influencia na política, nos momentos históricos, no contexto cultural de cada nação, nas estratégias econômicas e em decisões que envolvem o meio ambiente. Portanto o profissional educador tem de levar em consideração todos estes aspectos, pois, enquanto disciplina escolar tenta explicar a trama global de relações. Neste sentido, o objetivo deste estudo é entender a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e sua contribuição na formação inicial de professores de Geografia. A metodologia desenvolvida se deu a partir de levantamento bibliográfico com autores que discorrem sobre a temática Arroyo (2000), Callai (2010), Castanho (2004), Fonseca (2011); observação das intervenções no projeto PIBID e aplicação de questionário a 25 estudantes que participaram do projeto PIBID (primeiro semestre) de 2014 e que estavam cursando a disciplina estágio supervisionado em períodos de regência. Assim, cada dia é mais urgente educadores com o perfil inovador, que pontuam seu trabalho no domínio de conteúdo, ética e criatividade. Neste sentido, o professor precisa investigar seu trabalho, sua formação e função social tendo em vista sua prática, pois, quando conteúdos complexos são desenvolvidos paralelos a inventividade, podem depor aulas mnemônicas ou/e decorativas
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/16140
NUNES, Raissa Oliveira; GRECO, Roberto. O PIBID de Geografia contribuindo com o estágio supervisionado. Revista cerrados. Brasília, DF. v. 13, n. 1, p. 73-94, jun. 2016. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16140. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/16140
identifier_str_mv NUNES, Raissa Oliveira; GRECO, Roberto. O PIBID de Geografia contribuindo com o estágio supervisionado. Revista cerrados. Brasília, DF. v. 13, n. 1, p. 73-94, jun. 2016. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/16140. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1376654
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030835768197120