Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natucci, Gabriel Coutinho, 1990-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11495
Resumo: Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001
id CAMP_61d1a744f6013c64dd9aee89c271f387
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1344282
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de casoDistance education of postgraduate classes and the impact of COVID-19's pandemic : a case studyEnsino a distânciaCOVID-19, Pandemia de, 2020-Construtivismo (Educação)Distance educationCOVID-19 Pandemic, 2020-Constructivism (Education)Aprendizado baseado em projetosConstrucionismoProject-based learningConstructionismArtigo originalAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001Resumo: A pandemia do COVID-19 impactou significativamente escolas, universidades e alunos por todo o globo. Uma estraté gia utilizada par a mitigar esse impacto é a condução de atividades do tipo ensino a distância; entretanto, essa modalidade apresenta dificuldades naturais em engajamento e motivação dos alunos. Para mitigar esse problema, estratégias mais ativas de aprendizado podem ser utilizadas, como o aprendizado baseado em projetos e teorias construtivistas/construcionistas. Neste contexto, esse artigo busca avaliar o impacto do aprendizado em 35 alunos de pós-graduação de duas disciplinas distintas convertidas para a prática virtual devido a pandemia fazendo uso de conceitos construtivistas e aplicação de projetos. Observou-se uma dificuldade maior nas avaliações e necessidade maior de interações entre aluno-professor, ilustrando possibilidades futuras para cursos em formato híbridoAbstract: The COVID-19 pandemic caused a significant impact on schools, universities and students across the globe. One approach used to limit this impact is applying online learning classes; however, this approach presents barriers in students’ engagement and motivation. To alleviate this problem, common active learning strategies can be implemented, such as project-based learning interventions and constructivism/constructionism approaches. In this context, this article evaluates the learning and cognitive-affective impact in two different courses taught to 35 postgraduate students in an online manner, due to the pandemic outbreak. Results found a perceived greater difficulty in performing course evaluations, as well as a greater need to interact with the teacher and other students, showing possibilities be yond the social isolation for blended and hybrid coursesCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNatucci, Gabriel Coutinho, 1990-Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11495NATUCCI, Gabriel Coutinho; BORGES, Marcos Augusto Francisco. Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19: um estudo de caso. Revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. v. 19, n. 1, p. 52-61, jul. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11495. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1344282porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-07T14:38:39Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1344282Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-08-07T14:38:39Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso
Distance education of postgraduate classes and the impact of COVID-19's pandemic : a case study
title Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso
spellingShingle Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso
Natucci, Gabriel Coutinho, 1990-
Ensino a distância
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Construtivismo (Educação)
Distance education
COVID-19 Pandemic, 2020-
Constructivism (Education)
Aprendizado baseado em projetos
Construcionismo
Project-based learning
Constructionism
Artigo original
title_short Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso
title_full Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso
title_fullStr Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso
title_full_unstemmed Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso
title_sort Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso
author Natucci, Gabriel Coutinho, 1990-
author_facet Natucci, Gabriel Coutinho, 1990-
Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-
author_role author
author2 Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Natucci, Gabriel Coutinho, 1990-
Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Construtivismo (Educação)
Distance education
COVID-19 Pandemic, 2020-
Constructivism (Education)
Aprendizado baseado em projetos
Construcionismo
Project-based learning
Constructionism
Artigo original
topic Ensino a distância
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Construtivismo (Educação)
Distance education
COVID-19 Pandemic, 2020-
Constructivism (Education)
Aprendizado baseado em projetos
Construcionismo
Project-based learning
Constructionism
Artigo original
description Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11495
NATUCCI, Gabriel Coutinho; BORGES, Marcos Augusto Francisco. Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19: um estudo de caso. Revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. v. 19, n. 1, p. 52-61, jul. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11495. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11495
identifier_str_mv NATUCCI, Gabriel Coutinho; BORGES, Marcos Augusto Francisco. Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19: um estudo de caso. Revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. v. 19, n. 1, p. 52-61, jul. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11495. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1344282
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030830312456192