Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11495 |
Resumo: | Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001 |
id |
CAMP_61d1a744f6013c64dd9aee89c271f387 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1344282 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de casoDistance education of postgraduate classes and the impact of COVID-19's pandemic : a case studyEnsino a distânciaCOVID-19, Pandemia de, 2020-Construtivismo (Educação)Distance educationCOVID-19 Pandemic, 2020-Constructivism (Education)Aprendizado baseado em projetosConstrucionismoProject-based learningConstructionismArtigo originalAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001Resumo: A pandemia do COVID-19 impactou significativamente escolas, universidades e alunos por todo o globo. Uma estraté gia utilizada par a mitigar esse impacto é a condução de atividades do tipo ensino a distância; entretanto, essa modalidade apresenta dificuldades naturais em engajamento e motivação dos alunos. Para mitigar esse problema, estratégias mais ativas de aprendizado podem ser utilizadas, como o aprendizado baseado em projetos e teorias construtivistas/construcionistas. Neste contexto, esse artigo busca avaliar o impacto do aprendizado em 35 alunos de pós-graduação de duas disciplinas distintas convertidas para a prática virtual devido a pandemia fazendo uso de conceitos construtivistas e aplicação de projetos. Observou-se uma dificuldade maior nas avaliações e necessidade maior de interações entre aluno-professor, ilustrando possibilidades futuras para cursos em formato híbridoAbstract: The COVID-19 pandemic caused a significant impact on schools, universities and students across the globe. One approach used to limit this impact is applying online learning classes; however, this approach presents barriers in students’ engagement and motivation. To alleviate this problem, common active learning strategies can be implemented, such as project-based learning interventions and constructivism/constructionism approaches. In this context, this article evaluates the learning and cognitive-affective impact in two different courses taught to 35 postgraduate students in an online manner, due to the pandemic outbreak. Results found a perceived greater difficulty in performing course evaluations, as well as a greater need to interact with the teacher and other students, showing possibilities be yond the social isolation for blended and hybrid coursesCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNatucci, Gabriel Coutinho, 1990-Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11495NATUCCI, Gabriel Coutinho; BORGES, Marcos Augusto Francisco. Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19: um estudo de caso. Revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. v. 19, n. 1, p. 52-61, jul. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11495. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1344282porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-07T14:38:39Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1344282Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-08-07T14:38:39Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso Distance education of postgraduate classes and the impact of COVID-19's pandemic : a case study |
title |
Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso |
spellingShingle |
Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso Natucci, Gabriel Coutinho, 1990- Ensino a distância COVID-19, Pandemia de, 2020- Construtivismo (Educação) Distance education COVID-19 Pandemic, 2020- Constructivism (Education) Aprendizado baseado em projetos Construcionismo Project-based learning Constructionism Artigo original |
title_short |
Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso |
title_full |
Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso |
title_fullStr |
Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso |
title_sort |
Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19 : um estudo de caso |
author |
Natucci, Gabriel Coutinho, 1990- |
author_facet |
Natucci, Gabriel Coutinho, 1990- Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971- |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Natucci, Gabriel Coutinho, 1990- Borges, Marcos Augusto Francisco, 1971- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância COVID-19, Pandemia de, 2020- Construtivismo (Educação) Distance education COVID-19 Pandemic, 2020- Constructivism (Education) Aprendizado baseado em projetos Construcionismo Project-based learning Constructionism Artigo original |
topic |
Ensino a distância COVID-19, Pandemia de, 2020- Construtivismo (Educação) Distance education COVID-19 Pandemic, 2020- Constructivism (Education) Aprendizado baseado em projetos Construcionismo Project-based learning Constructionism Artigo original |
description |
Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11495 NATUCCI, Gabriel Coutinho; BORGES, Marcos Augusto Francisco. Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19: um estudo de caso. Revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. v. 19, n. 1, p. 52-61, jul. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11495. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11495 |
identifier_str_mv |
NATUCCI, Gabriel Coutinho; BORGES, Marcos Augusto Francisco. Ensino remoto emergencial de disciplinas de pós-graduação e o impacto da pandemia do COVID-19: um estudo de caso. Revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. v. 19, n. 1, p. 52-61, jul. 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11495. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1344282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030830312456192 |