Ensino remoto emergencial: o caso do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: William James Nogueira Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Jardel Batista Soares, Renato Dourado Maia
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/52140
Resumo: In the context of the Covid-19 pandemic, Emergency Remote Education (ERE) presented itself as a concrete possibility to guarantee the continuity of the teaching-learning process for students of UFMG undergraduate courses. The temporary suspension of faceto-face classes at universities was adopted with the aim of mitigating the spread of the coronavirus and reducing the risk of contagion and proliferation among teachers and students. This paper presents the experience of the Collegiate of the Food Engineering course in adapting face-to-face teaching to remote emergency teaching, from planning, adapting the subjects' teaching plans to Remote Emergency Teaching and its implementation. An evaluation survey of the implementation of the ERE was carried out to evaluate the different activities in the course.
id UFMG_45236c0545e5fc8cd74afacd3536788a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/52140
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ensino remoto emergencial: o caso do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Minas GeraisEmergency remote education: the case of Food Engineering course at the Federal University of Minas GeraisEnsino à distânciaCOVID-19, Pandemia de, 2020-Ensino superiorIn the context of the Covid-19 pandemic, Emergency Remote Education (ERE) presented itself as a concrete possibility to guarantee the continuity of the teaching-learning process for students of UFMG undergraduate courses. The temporary suspension of faceto-face classes at universities was adopted with the aim of mitigating the spread of the coronavirus and reducing the risk of contagion and proliferation among teachers and students. This paper presents the experience of the Collegiate of the Food Engineering course in adapting face-to-face teaching to remote emergency teaching, from planning, adapting the subjects' teaching plans to Remote Emergency Teaching and its implementation. An evaluation survey of the implementation of the ERE was carried out to evaluate the different activities in the course.No contexto da pandemia da Covid-19, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) apresentou-se como uma possibilidade concreta para garantir a continuidade do processo ensino-aprendizagem dos estudantes dos cursos de graduação da UFMG. A suspensão temporária de aulas presenciais nas universidades foi adotada com o objetivo de mitigar a propagação do coronavírus e reduzir o risco de contágio e proliferação entre professores e estudantes. Este trabalho apresenta a experiência do Colegiado do curso de Engenharia de Alimentos na adaptação do ensino presencial ao ensino remoto emergencial, desde o planejamento, a adaptação dos planos de ensino das disciplinas ao Ensino Emergencial Remoto e a sua implementação. Uma pesquisa de avaliação da implementação do ERE foi feita para a avaliação das diferentes atividades no curso.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIASUFMG2023-04-18T13:33:16Z2023-04-18T13:33:16Z2021-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf10.37702/COBENGE.2021.3642http://hdl.handle.net/1843/52140porCongresso Brasileiro de Educação em Engenharia; Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGEWilliam James Nogueira LimaJardel Batista SoaresRenato Dourado Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-04-18T19:30:43Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/52140Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-04-18T19:30:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto emergencial: o caso do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Minas Gerais
Emergency remote education: the case of Food Engineering course at the Federal University of Minas Gerais
title Ensino remoto emergencial: o caso do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Minas Gerais
spellingShingle Ensino remoto emergencial: o caso do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Minas Gerais
William James Nogueira Lima
Ensino à distância
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Ensino superior
title_short Ensino remoto emergencial: o caso do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Minas Gerais
title_full Ensino remoto emergencial: o caso do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Minas Gerais
title_fullStr Ensino remoto emergencial: o caso do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Minas Gerais
title_full_unstemmed Ensino remoto emergencial: o caso do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Minas Gerais
title_sort Ensino remoto emergencial: o caso do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Minas Gerais
author William James Nogueira Lima
author_facet William James Nogueira Lima
Jardel Batista Soares
Renato Dourado Maia
author_role author
author2 Jardel Batista Soares
Renato Dourado Maia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv William James Nogueira Lima
Jardel Batista Soares
Renato Dourado Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Ensino superior
topic Ensino à distância
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Ensino superior
description In the context of the Covid-19 pandemic, Emergency Remote Education (ERE) presented itself as a concrete possibility to guarantee the continuity of the teaching-learning process for students of UFMG undergraduate courses. The temporary suspension of faceto-face classes at universities was adopted with the aim of mitigating the spread of the coronavirus and reducing the risk of contagion and proliferation among teachers and students. This paper presents the experience of the Collegiate of the Food Engineering course in adapting face-to-face teaching to remote emergency teaching, from planning, adapting the subjects' teaching plans to Remote Emergency Teaching and its implementation. An evaluation survey of the implementation of the ERE was carried out to evaluate the different activities in the course.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09
2023-04-18T13:33:16Z
2023-04-18T13:33:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 10.37702/COBENGE.2021.3642
http://hdl.handle.net/1843/52140
identifier_str_mv 10.37702/COBENGE.2021.3642
url http://hdl.handle.net/1843/52140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia; Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248141617463296