Práticas cotidianas na educação infantil : o Proinfância no contexto da pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Helena Carolina Martins
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Albuquerque, Simone Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267152
Resumo: O artigo consiste em parte da pesquisa “Implementação do Proinfância”, realizada a partir de abordagem qualitativa de três estudos de caso de municípios, com o objetivo de aprofundar os aspectos relativos à qualidade da oferta de educação infantil, através de visitas, observação-participante na escola, entrevistas com responsável pela secretaria de educação e gestão escolar. Devido à Pandemia da Covid-19, a metodologia foi redimensionada, sendo realizada análise dos perfis das redes sociais das escolas, com objetivo de conhecer as propostas educativas naquele novo contexto. Evidencia-se um esforço coletivo para que ocorra oferta de qualidade para as crianças pequenas.
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spelling Pires, Helena Carolina MartinsAlbuquerque, Simone Santos de2023-11-17T03:22:13Z20230104-5962http://hdl.handle.net/10183/267152001185846O artigo consiste em parte da pesquisa “Implementação do Proinfância”, realizada a partir de abordagem qualitativa de três estudos de caso de municípios, com o objetivo de aprofundar os aspectos relativos à qualidade da oferta de educação infantil, através de visitas, observação-participante na escola, entrevistas com responsável pela secretaria de educação e gestão escolar. Devido à Pandemia da Covid-19, a metodologia foi redimensionada, sendo realizada análise dos perfis das redes sociais das escolas, com objetivo de conhecer as propostas educativas naquele novo contexto. Evidencia-se um esforço coletivo para que ocorra oferta de qualidade para as crianças pequenas.The article consists of part of the research “Implementation of Proinfância”, carried out from a qualitative approach of three case studies of municipalities, with the objective of deepening the aspects related to the quality of the provision of early childhood education, through visits, participant observation at school, interviews with the person responsible for the secretary of education and school management. Due to the Covid-19 Pandemic, the methodology was re-dimensioned, with an analysis of the schools' social media profiles being carried out, with the aim of knowing the educational proposals in that new context. There is evidence of a collective effort to provide quality care for young children.application/pdfporRevista de educação pública (Cuiabá). Vol. 32, (jan./dez. 2023), p. 396-417Educação infantilPandemia de COVID-19 (2020-)ProinfancyChild educationCovid 19 pandemicPráticas cotidianas na educação infantil : o Proinfância no contexto da pandemiaDaily practices in early childhood education : the Proinfância in the context of pandemicinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185846.pdf.txt001185846.pdf.txtExtracted Texttext/plain56082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267152/2/001185846.pdf.txte033b3eb296c97d75959048af1a3d733MD52ORIGINAL001185846.pdfTexto completoapplication/pdf200109http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267152/1/001185846.pdf3ece3d8c5d9ed1e51e6433849b9a7b21MD5110183/2671522023-11-18 04:25:19.427217oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267152Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-18T06:25:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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