Reconto de histórias em contexto de grupo por crianças com diagnóstico de deficiência intelectual
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1646877 |
Resumo: | Durante o desenvolvimento da linguagem infantil, a reprodução oral de uma narrativa ouvida pela criança vai além de um simples reconto, pois inclui também elementos/vivências do sujeito em sua vida (biografia) e que foram social e emocionalmente transformados em suas experiências. O objetivo do presente estudo foi descrever aspectos do funcionamento narrativo de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual e alteração de linguagem em contextos interativos de contação de histórias. Participaram 3 crianças, na faixa etária de 7 a 12 anos, matriculadas na rede municipal de ensino e atendidas em uma instituição especializada. A coleta de dados foi realizada por meio de videogravações de sessões de atendimentos nos quais se desenvolveu o projeto “Contação de História”. O projeto era composto pela contação de uma história pelo pesquisador, representação de cena ou jogo lúdico relacionado aos elementos temáticos da história e por fim, contação coletiva da história. Os resultados permitiram identificar o uso de recursos paralinguísticos, gestuais e visuais pelas crianças e a contribuição dos interlocutores no enriquecimento da narrativa. Os dados evidenciaram a importância do outro (adulto e parceiros) e da adaptação de recursos para a promoção do desenvolvimento de crianças com diagnósticos de deficiência intelectual |
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Reconto de histórias em contexto de grupo por crianças com diagnóstico de deficiência intelectualProduction stories in the context of children in group with intellectual disability diagnosisDesenvolvimento infantilLinguagemChild developmentLanguageArtigo originalDurante o desenvolvimento da linguagem infantil, a reprodução oral de uma narrativa ouvida pela criança vai além de um simples reconto, pois inclui também elementos/vivências do sujeito em sua vida (biografia) e que foram social e emocionalmente transformados em suas experiências. O objetivo do presente estudo foi descrever aspectos do funcionamento narrativo de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual e alteração de linguagem em contextos interativos de contação de histórias. Participaram 3 crianças, na faixa etária de 7 a 12 anos, matriculadas na rede municipal de ensino e atendidas em uma instituição especializada. A coleta de dados foi realizada por meio de videogravações de sessões de atendimentos nos quais se desenvolveu o projeto “Contação de História”. O projeto era composto pela contação de uma história pelo pesquisador, representação de cena ou jogo lúdico relacionado aos elementos temáticos da história e por fim, contação coletiva da história. Os resultados permitiram identificar o uso de recursos paralinguísticos, gestuais e visuais pelas crianças e a contribuição dos interlocutores no enriquecimento da narrativa. Os dados evidenciaram a importância do outro (adulto e parceiros) e da adaptação de recursos para a promoção do desenvolvimento de crianças com diagnósticos de deficiência intelectualDuring the development of children's language, oral reproduction of a story heard by the child goes beyond a simple retelling of observations; it also includes elements of the experiences of the subject in your life (biography) and were socially and emotionally transformed into their experiences. The aim of this research was to describe aspects of the narrative functioning of children with intellectual disabilities and language disorders in interactive contexts. The participants were three children diagnosed with mild intellectual disability and language disorders in the age range of 7 to 12 years, enrolled in municipal schools and cared for in a specialized institution. Data collection was performed by means of video recordings of calls sessions in which developed the project "storytelling". The project was composed of the story-a story, representation scene or playful game related to the thematic elements of the story and finally, collective storytelling. The results showed the use of paralinguistic features gestural and visual for the children and the contribution of partners to enrich the narrative. The data showed the importance of the other (adult and partners) and the adaptation of resources to promote the development of children with intellectual disability diagnosisAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBatista, Cecilia Guarnieri, 1949-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1646877BATISTA, Cecilia Guarnieri. Reconto de histórias em contexto de grupo por crianças com diagnóstico de deficiência intelectual. Comunicações. Piracicaba, SP : Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista, 2016.. Vol. 23, no. 3, nespSI (2016), p. 203-221. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1646877. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1180018porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-30T13:04:55Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1180018Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-30T13:04:55Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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