Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Nunes dos, 1968-
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gebara, Maria José Fontana, 1959-, Compiani, Mauricio, 1956-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15503
Resumo: Resumo: O trabalho relata uma análise do filme "Procurando Nemo" como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Objetivando identificar fragmentos fílmicos que possibilitem a apropriação de conceitos científicos de conteúdos de ecologia, mediante estratégias/movimentos horizontal e vertical. A pesquisa teve natureza qualitativa. Os dados foram colhidos da análise de trechos do enredo fílmico. O filme permite, no processo de horizontalidade, aos estudantes, generalizarem o conhecimento escolar, possibilitando-os a organizar e a entender uma situação local apresentada em um contexto de vida real e, no processo de verticalidade, constitui a reorganização do mesmo, porém eleva-o a um nível mais alto de abstração, o conhecimento científico
id CAMP_71705635768ae47bef976aadac9dd6fe
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1374673
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciênciasAnimação (Cinematografia)Ecologia - Estudo e ensinoApropriação do conhecimentoAnimation (Cinematography)Ecology - Study and teachingAppropriation of knowledgeMovimentos de horizontalidade e verticalidadeArtigo originalResumo: O trabalho relata uma análise do filme "Procurando Nemo" como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Objetivando identificar fragmentos fílmicos que possibilitem a apropriação de conceitos científicos de conteúdos de ecologia, mediante estratégias/movimentos horizontal e vertical. A pesquisa teve natureza qualitativa. Os dados foram colhidos da análise de trechos do enredo fílmico. O filme permite, no processo de horizontalidade, aos estudantes, generalizarem o conhecimento escolar, possibilitando-os a organizar e a entender uma situação local apresentada em um contexto de vida real e, no processo de verticalidade, constitui a reorganização do mesmo, porém eleva-o a um nível mais alto de abstração, o conhecimento científicoAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, José Nunes dos, 1968-Gebara, Maria José Fontana, 1959-Compiani, Mauricio, 1956-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/15503SANTOS, José Nunes dos; GEBARA, Maria José Fontana; COMPIANI, Mauricio. Movimentos de horizontalidade e verticalidade: o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências. Revista de ensino de biologia da SBEnBio. Florianópolis, SC. n. 9, VI Enebio e VIII Erebio Regional, p. 2097-2109, 2016. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15503. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1374673porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-23T14:24:15Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1374673Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-02-23T14:24:15Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências
title Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências
spellingShingle Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências
Santos, José Nunes dos, 1968-
Animação (Cinematografia)
Ecologia - Estudo e ensino
Apropriação do conhecimento
Animation (Cinematography)
Ecology - Study and teaching
Appropriation of knowledge
Movimentos de horizontalidade e verticalidade
Artigo original
title_short Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências
title_full Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências
title_fullStr Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências
title_full_unstemmed Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências
title_sort Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências
author Santos, José Nunes dos, 1968-
author_facet Santos, José Nunes dos, 1968-
Gebara, Maria José Fontana, 1959-
Compiani, Mauricio, 1956-
author_role author
author2 Gebara, Maria José Fontana, 1959-
Compiani, Mauricio, 1956-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Nunes dos, 1968-
Gebara, Maria José Fontana, 1959-
Compiani, Mauricio, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Animação (Cinematografia)
Ecologia - Estudo e ensino
Apropriação do conhecimento
Animation (Cinematography)
Ecology - Study and teaching
Appropriation of knowledge
Movimentos de horizontalidade e verticalidade
Artigo original
topic Animação (Cinematografia)
Ecologia - Estudo e ensino
Apropriação do conhecimento
Animation (Cinematography)
Ecology - Study and teaching
Appropriation of knowledge
Movimentos de horizontalidade e verticalidade
Artigo original
description Resumo: O trabalho relata uma análise do filme "Procurando Nemo" como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Objetivando identificar fragmentos fílmicos que possibilitem a apropriação de conceitos científicos de conteúdos de ecologia, mediante estratégias/movimentos horizontal e vertical. A pesquisa teve natureza qualitativa. Os dados foram colhidos da análise de trechos do enredo fílmico. O filme permite, no processo de horizontalidade, aos estudantes, generalizarem o conhecimento escolar, possibilitando-os a organizar e a entender uma situação local apresentada em um contexto de vida real e, no processo de verticalidade, constitui a reorganização do mesmo, porém eleva-o a um nível mais alto de abstração, o conhecimento científico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/15503
SANTOS, José Nunes dos; GEBARA, Maria José Fontana; COMPIANI, Mauricio. Movimentos de horizontalidade e verticalidade: o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências. Revista de ensino de biologia da SBEnBio. Florianópolis, SC. n. 9, VI Enebio e VIII Erebio Regional, p. 2097-2109, 2016. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15503. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/15503
identifier_str_mv SANTOS, José Nunes dos; GEBARA, Maria José Fontana; COMPIANI, Mauricio. Movimentos de horizontalidade e verticalidade: o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências. Revista de ensino de biologia da SBEnBio. Florianópolis, SC. n. 9, VI Enebio e VIII Erebio Regional, p. 2097-2109, 2016. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15503. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1374673
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030835320455168