Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/15503 |
Resumo: | Resumo: O trabalho relata uma análise do filme "Procurando Nemo" como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Objetivando identificar fragmentos fílmicos que possibilitem a apropriação de conceitos científicos de conteúdos de ecologia, mediante estratégias/movimentos horizontal e vertical. A pesquisa teve natureza qualitativa. Os dados foram colhidos da análise de trechos do enredo fílmico. O filme permite, no processo de horizontalidade, aos estudantes, generalizarem o conhecimento escolar, possibilitando-os a organizar e a entender uma situação local apresentada em um contexto de vida real e, no processo de verticalidade, constitui a reorganização do mesmo, porém eleva-o a um nível mais alto de abstração, o conhecimento científico |
id |
CAMP_71705635768ae47bef976aadac9dd6fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1374673 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciênciasAnimação (Cinematografia)Ecologia - Estudo e ensinoApropriação do conhecimentoAnimation (Cinematography)Ecology - Study and teachingAppropriation of knowledgeMovimentos de horizontalidade e verticalidadeArtigo originalResumo: O trabalho relata uma análise do filme "Procurando Nemo" como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Objetivando identificar fragmentos fílmicos que possibilitem a apropriação de conceitos científicos de conteúdos de ecologia, mediante estratégias/movimentos horizontal e vertical. A pesquisa teve natureza qualitativa. Os dados foram colhidos da análise de trechos do enredo fílmico. O filme permite, no processo de horizontalidade, aos estudantes, generalizarem o conhecimento escolar, possibilitando-os a organizar e a entender uma situação local apresentada em um contexto de vida real e, no processo de verticalidade, constitui a reorganização do mesmo, porém eleva-o a um nível mais alto de abstração, o conhecimento científicoAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, José Nunes dos, 1968-Gebara, Maria José Fontana, 1959-Compiani, Mauricio, 1956-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/15503SANTOS, José Nunes dos; GEBARA, Maria José Fontana; COMPIANI, Mauricio. Movimentos de horizontalidade e verticalidade: o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências. Revista de ensino de biologia da SBEnBio. Florianópolis, SC. n. 9, VI Enebio e VIII Erebio Regional, p. 2097-2109, 2016. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15503. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1374673porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-23T14:24:15Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1374673Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-02-23T14:24:15Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências |
title |
Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências |
spellingShingle |
Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências Santos, José Nunes dos, 1968- Animação (Cinematografia) Ecologia - Estudo e ensino Apropriação do conhecimento Animation (Cinematography) Ecology - Study and teaching Appropriation of knowledge Movimentos de horizontalidade e verticalidade Artigo original |
title_short |
Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências |
title_full |
Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências |
title_fullStr |
Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências |
title_full_unstemmed |
Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências |
title_sort |
Movimentos de horizontalidade e verticalidade : o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências |
author |
Santos, José Nunes dos, 1968- |
author_facet |
Santos, José Nunes dos, 1968- Gebara, Maria José Fontana, 1959- Compiani, Mauricio, 1956- |
author_role |
author |
author2 |
Gebara, Maria José Fontana, 1959- Compiani, Mauricio, 1956- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José Nunes dos, 1968- Gebara, Maria José Fontana, 1959- Compiani, Mauricio, 1956- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animação (Cinematografia) Ecologia - Estudo e ensino Apropriação do conhecimento Animation (Cinematography) Ecology - Study and teaching Appropriation of knowledge Movimentos de horizontalidade e verticalidade Artigo original |
topic |
Animação (Cinematografia) Ecologia - Estudo e ensino Apropriação do conhecimento Animation (Cinematography) Ecology - Study and teaching Appropriation of knowledge Movimentos de horizontalidade e verticalidade Artigo original |
description |
Resumo: O trabalho relata uma análise do filme "Procurando Nemo" como recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Objetivando identificar fragmentos fílmicos que possibilitem a apropriação de conceitos científicos de conteúdos de ecologia, mediante estratégias/movimentos horizontal e vertical. A pesquisa teve natureza qualitativa. Os dados foram colhidos da análise de trechos do enredo fílmico. O filme permite, no processo de horizontalidade, aos estudantes, generalizarem o conhecimento escolar, possibilitando-os a organizar e a entender uma situação local apresentada em um contexto de vida real e, no processo de verticalidade, constitui a reorganização do mesmo, porém eleva-o a um nível mais alto de abstração, o conhecimento científico |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15503 SANTOS, José Nunes dos; GEBARA, Maria José Fontana; COMPIANI, Mauricio. Movimentos de horizontalidade e verticalidade: o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências. Revista de ensino de biologia da SBEnBio. Florianópolis, SC. n. 9, VI Enebio e VIII Erebio Regional, p. 2097-2109, 2016. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15503. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15503 |
identifier_str_mv |
SANTOS, José Nunes dos; GEBARA, Maria José Fontana; COMPIANI, Mauricio. Movimentos de horizontalidade e verticalidade: o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências. Revista de ensino de biologia da SBEnBio. Florianópolis, SC. n. 9, VI Enebio e VIII Erebio Regional, p. 2097-2109, 2016. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15503. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1374673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030835320455168 |