Práticas de campo com o uso de tecnologias no ensino de geociências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11651 |
Resumo: | Resumo: Atualmente vivenciamos uma época de mudanças constantes, tanto na sociedade quanto no avanço tecnológico, e esse processo acelerado de informações está presente no dia a dia das pessoas, como também no âmbito educacional. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo trazer um estudo de caso sobre uma proposta de ensino que integra aulas expositivas, trabalho de campo e uso de tecnologia na educação básica. A proposta nasceu da necessidade do professor de Geografia de adotar metodologias que possam contribuir para o processo de ensinoaprendizagem no ensino médio, como também da premissa da atual necessidade das pesquisas educacionais relacionadas a Geociências. Diante da abordagem qualitativa e quantitativa, concluiuse que atividades em campo associadas aos recursos tecnológicos possibilitam ao discente compreender melhor o seu objeto de estudo |
id |
CAMP_731e24f43b650070a63efa6a4e3282ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343947 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de campo com o uso de tecnologias no ensino de geociênciasGeociências - Estudo e ensinoTrabalhos de campoTecnologiaEducação básicaGeosciences - Study and teachingField workTechnologyBasic educationArtigo originalResumo: Atualmente vivenciamos uma época de mudanças constantes, tanto na sociedade quanto no avanço tecnológico, e esse processo acelerado de informações está presente no dia a dia das pessoas, como também no âmbito educacional. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo trazer um estudo de caso sobre uma proposta de ensino que integra aulas expositivas, trabalho de campo e uso de tecnologia na educação básica. A proposta nasceu da necessidade do professor de Geografia de adotar metodologias que possam contribuir para o processo de ensinoaprendizagem no ensino médio, como também da premissa da atual necessidade das pesquisas educacionais relacionadas a Geociências. Diante da abordagem qualitativa e quantitativa, concluiuse que atividades em campo associadas aos recursos tecnológicos possibilitam ao discente compreender melhor o seu objeto de estudoAbstract: We currently experience a time of constant change, both in society and in technological advancement, and this accelerated process of information is present in the daily life of people, as well as in the educational sphere. Thus, this article aims to bring a case study on a teaching proposal that integrates expository classes, fieldwork and technology use in basic education. The proposal was born from the need of the teacher of geography, to adopt methodologies that can contribute to the teaching-learning process, from interdisciplinary projects and activities in high school, as well as from the premise of the current necessity of educational research related to fieldwork and the use of technologies. Given the qualitative and quantitative, it was concluded that field activities associated with technological resources, enable the student to better understand his object of studAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGreco, Roberto, 1973-Santos, Kezia Andrade dos, 1990-Melo, Hugo Levy da Silva de, 1989-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11651GRECO, Roberto; SANTOS, Kezia Andrade dos; MELO, Hugo Levy da Silva de. Práticas de campo com o uso de tecnologias no ensino de geociências . Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura. Jundiaí, SP : Faculdade de Tecnologia de Jundiaí, 2020. N. 24 (out., 2019), p. 64-79. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11651. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343947porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-06T18:59:47Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343947Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-12-06T18:59:47Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de campo com o uso de tecnologias no ensino de geociências |
title |
Práticas de campo com o uso de tecnologias no ensino de geociências |
spellingShingle |
Práticas de campo com o uso de tecnologias no ensino de geociências Greco, Roberto, 1973- Geociências - Estudo e ensino Trabalhos de campo Tecnologia Educação básica Geosciences - Study and teaching Field work Technology Basic education Artigo original |
title_short |
Práticas de campo com o uso de tecnologias no ensino de geociências |
title_full |
Práticas de campo com o uso de tecnologias no ensino de geociências |
title_fullStr |
Práticas de campo com o uso de tecnologias no ensino de geociências |
title_full_unstemmed |
Práticas de campo com o uso de tecnologias no ensino de geociências |
title_sort |
Práticas de campo com o uso de tecnologias no ensino de geociências |
author |
Greco, Roberto, 1973- |
author_facet |
Greco, Roberto, 1973- Santos, Kezia Andrade dos, 1990- Melo, Hugo Levy da Silva de, 1989- |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Kezia Andrade dos, 1990- Melo, Hugo Levy da Silva de, 1989- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Greco, Roberto, 1973- Santos, Kezia Andrade dos, 1990- Melo, Hugo Levy da Silva de, 1989- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geociências - Estudo e ensino Trabalhos de campo Tecnologia Educação básica Geosciences - Study and teaching Field work Technology Basic education Artigo original |
topic |
Geociências - Estudo e ensino Trabalhos de campo Tecnologia Educação básica Geosciences - Study and teaching Field work Technology Basic education Artigo original |
description |
Resumo: Atualmente vivenciamos uma época de mudanças constantes, tanto na sociedade quanto no avanço tecnológico, e esse processo acelerado de informações está presente no dia a dia das pessoas, como também no âmbito educacional. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo trazer um estudo de caso sobre uma proposta de ensino que integra aulas expositivas, trabalho de campo e uso de tecnologia na educação básica. A proposta nasceu da necessidade do professor de Geografia de adotar metodologias que possam contribuir para o processo de ensinoaprendizagem no ensino médio, como também da premissa da atual necessidade das pesquisas educacionais relacionadas a Geociências. Diante da abordagem qualitativa e quantitativa, concluiuse que atividades em campo associadas aos recursos tecnológicos possibilitam ao discente compreender melhor o seu objeto de estudo |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11651 GRECO, Roberto; SANTOS, Kezia Andrade dos; MELO, Hugo Levy da Silva de. Práticas de campo com o uso de tecnologias no ensino de geociências . Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura. Jundiaí, SP : Faculdade de Tecnologia de Jundiaí, 2020. N. 24 (out., 2019), p. 64-79. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11651. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11651 |
identifier_str_mv |
GRECO, Roberto; SANTOS, Kezia Andrade dos; MELO, Hugo Levy da Silva de. Práticas de campo com o uso de tecnologias no ensino de geociências . Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura. Jundiaí, SP : Faculdade de Tecnologia de Jundiaí, 2020. N. 24 (out., 2019), p. 64-79. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11651. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343947 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030830280998912 |