O ensino de geociências como ponte entre o local e o global : projeto geo-escola em Monte Mor, SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malaquias Júnior, José Roberto, 1966-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619523
Resumo: Orientador: Celso Dal Ré Carneiro
id UNICAMP-30_a4006acfd351a01ae1ff54c1ba6b25e9
oai_identifier_str oai::901871
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino de geociências como ponte entre o local e o global : projeto geo-escola em Monte Mor, SPGeosciences teaching as a bridge between the local and the global : geo-school project in Monte Mor, São Paulo StateEducaçãoGeociências - Estudo e ensinoEducação básicaInternetMudanças climáticasEducationGeoscience - Study and teachingBasic educationInternetClimatic changeOrientador: Celso Dal Ré CarneiroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Problemas ambientais e sociais parecem ser cada vez mais evidentes e crescentes em todas as partes do planeta. A população tem sido alertada sobre os fatos e convidada a participar, mas raramente se reconhece que tudo pode ter início no local onde cada um vive. A escola é essencial no processo, mas alunos e professores geralmente são incapazes de transpor conhecimentos sobre o local onde vivem e estabelecer interrelações com a escala global ou planetária. Esta pesquisa tem como principal objetivo elaborar e avaliar a aplicação de materiais didáticos digitais em Geociências, com ênfase no conhecimento local sobre o município de Monte Mor, SP. A hipótese básica a ser pesquisada é a de que a contribuição das Geociências é essencial para formação de uma sociedade comprometida para com o próximo e com o planeta. Projetos de Educação Ambientais previamente conduzidos na rede educacional pública e privados do município permitiram concluir que a falta de conhecimentos sobre o local onde o aluno vive dificulta sua motivação e sucesso escolar. Se, por um lado, as Geociências favorecem ações interdisciplinares, por outro, o computador facilita a divulgação de informações, pois oferece tanto dados de caráter local, como permite, pela internet, visitar pontos remotos do planeta. Considerando-se que o ensino de Geociências pode construir pontes entre a realidade local e questões socioambientais e, ao mesmo tempo, acentuar as interrelações com o contexto global, o Módulo Monte Mor do projeto Geo-Escola forneceu informações, imagens e mapas geológicos locais a professores de educação básica. Antes de trabalhar situações atuais com o aluno, precisamos prepará-lo para que ele problematize e seja capaz de buscar respostas por si mesmo; isso é possível, se estudarmos o passado recente e o passado geológico, estabelecendo assim o elo de ligação com o quadro atual. Foi previsto uso dos recursos em salas de aula, laboratórios de informática e um portal web. No Projeto desenvolveu-se trabalho junto a alunos e professores, oferecendo-lhes um material didático desenvolvido em ambiente de software livre que organiza mapas e informações locais, e possibilitando estabelecer elos entre o global e o local. As ações realizadas ampliaram o horizonte de ensino de diferentes disciplinas. Embora ainda não se tenha atingido plena interdisciplinaridade, o Módulo Monte Mor deixou claro que é possível, por intermédio das Geociências, fazer as aplicações e transposições requeridas. Conclui-se que uma educação voltada para a compreensão modificará profundamente o ensino atual, condição necessária para transformar as relações entre seres humanos, parte integrante do dinâmico planeta que habitamosAbstract: Environmental and social problems seem to be increasingly evident and growing in all parts of the planet. The population has been alerted to the facts and invited to participate of some decisions, but seldom acknowledges that everything may start at the place where a person lives. Schools are essential for enhancing public enlightenment, but students and teachers are often unable to establish a relationship with global-scale or planetary phenomena from the local knowledge. The main objective of this research is to develop and to evaluate an implementation of digital learning materials in Geosciences with emphasis on local knowledge about the municipality of Monte Mor, São Paulo State, Brazil. The basic hypothesis to be investigated is that the contribution of Geosciences is essential to enhance commitment by a society towards other people and the planet. Previous Environmental Education Projects conducted in the county school system help to conclude that the lack of knowledge about where one student lives hinders his/her motivation and limits his/her potential academic success. If the Geosciences favor interdisciplinary actions, the computers facilitate the dissemination of information, as long as they offer both local data and help visiting remote points of the planet, by internet. Geosciences teaching can build bridges between local realities and environmental issues; at the same time, it helps understanding the relationship with the global context. Thus, the Monte Mor Module of the Geo-School Project has provided information, images and geological maps to basic education teachers, including information on where the student lives. The resources were expected to be used in classrooms and computer labs of the public and private educational network in the municipality. Before a student to work with present situations, it is necessary to prepare him/her so that he/she problematizes and be able to find answers by himself/herself. This is possible when studying the ancient geological past and the more recent past, thus establishing the links. The project involved didactic training of teachers of different disciplines. Although it has been not yet reached a full interdisciplinarity, the Monte Mor Module made it clear that it is possible, by means of Geosciences, to make the applications and transpositions required. An education focused on "understanding" will deeply modify the current ways of teaching. At the same time, this can be a necessary condition to transform the relations between human beings, as part of the dynamic planet we all inhabitMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-Del Lama, Eliane AparecidaBasilici, GiorgioUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMalaquias Júnior, José Roberto, 1966-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf105 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619523MALAQUIAS JÚNIOR, José Roberto. O ensino de geociências como ponte entre o local e o global: projeto geo-escola em Monte Mor, SP. 2013. 105 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619523. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/901871porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:53:15Zoai::901871Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:53:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geociências como ponte entre o local e o global : projeto geo-escola em Monte Mor, SP
Geosciences teaching as a bridge between the local and the global : geo-school project in Monte Mor, São Paulo State
title O ensino de geociências como ponte entre o local e o global : projeto geo-escola em Monte Mor, SP
spellingShingle O ensino de geociências como ponte entre o local e o global : projeto geo-escola em Monte Mor, SP
Malaquias Júnior, José Roberto, 1966-
Educação
Geociências - Estudo e ensino
Educação básica
Internet
Mudanças climáticas
Education
Geoscience - Study and teaching
Basic education
Internet
Climatic change
title_short O ensino de geociências como ponte entre o local e o global : projeto geo-escola em Monte Mor, SP
title_full O ensino de geociências como ponte entre o local e o global : projeto geo-escola em Monte Mor, SP
title_fullStr O ensino de geociências como ponte entre o local e o global : projeto geo-escola em Monte Mor, SP
title_full_unstemmed O ensino de geociências como ponte entre o local e o global : projeto geo-escola em Monte Mor, SP
title_sort O ensino de geociências como ponte entre o local e o global : projeto geo-escola em Monte Mor, SP
author Malaquias Júnior, José Roberto, 1966-
author_facet Malaquias Júnior, José Roberto, 1966-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-
Del Lama, Eliane Aparecida
Basilici, Giorgio
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Malaquias Júnior, José Roberto, 1966-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Geociências - Estudo e ensino
Educação básica
Internet
Mudanças climáticas
Education
Geoscience - Study and teaching
Basic education
Internet
Climatic change
topic Educação
Geociências - Estudo e ensino
Educação básica
Internet
Mudanças climáticas
Education
Geoscience - Study and teaching
Basic education
Internet
Climatic change
description Orientador: Celso Dal Ré Carneiro
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619523
MALAQUIAS JÚNIOR, José Roberto. O ensino de geociências como ponte entre o local e o global: projeto geo-escola em Monte Mor, SP. 2013. 105 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619523. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619523
identifier_str_mv MALAQUIAS JÚNIOR, José Roberto. O ensino de geociências como ponte entre o local e o global: projeto geo-escola em Monte Mor, SP. 2013. 105 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619523. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/901871
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
105 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138506221551616