O trabalho de leitura de literatura na educação básica brasileira : interpretação e compreensão entre o jurídico, o econômico e o político
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/10930 |
Resumo: | Resumo: Problematizações surgem de maneira a questionar as metodologias de ensino de língua (em análise linguística, literatura, leitura e produção textual) na educação básica. Diversas obras têm sido elaboradas e lançadas de forma a tentar atualizar os debates sobre o papel e a possibilidade de o trabalho de leitura de literatura em língua portuguesa. No entanto, ainda assim, uma lacuna parece continuar se inscrever a respeito do investimento em trabalhos que articulem teorias literárias (narratologia, por exemplo), teorias pedagógicas e teorias discursivas. Como resultado, importantes referências têm sido lançadas, mas ainda reforçando relações jurídicas, econômicas e do político que conduzem professores (formadores de leitores de literatura) e alunos (leitores de literatura em formação) a identificações cujos funcionamentos precisam ser compreendidos como estratégia de se debater a permanência do autoritarismo e do liberalismo em práticas de leitura de literatura na educação básica. A partir disso, recorremos a alguns conceitos fundamentais da análise de discurso desenvolvida por Michel Pêcheux e Eni Orlandi – como interpretação, compreensão, leitura, autoria e sujeito – e a algumas reflexões de Dermeval Saviani sobre a historicidade da formação de professores e de uma Pedagogia Histórico-Crítica no Brasil. Com essa base, pretendemos sustentar um gesto de leitura sobre Letramento literário (2006), de Rildo Cosson, uma referência recorrente em cursos de formação de professores de literatura no Brasil. A partir da análise discursiva de algumas sequências recortadas da mencionada obra, objetivamos compreender o funcionamento de enunciados que, contraditoriamente, acabam corroborando relações jurídicas, econômicas e do político da língua que merecem ser consideradas no trabalho de construção de leitura (e no reconhecimento de sua divisão social) enquanto paráfrases do autoritarismo, do produtivismo e da exclusão de algumas posições de sujeito na formação social (travestidos pela metáfora da "liberdade de leitura", "liberdade do leitor" pelo letramento) |
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O trabalho de leitura de literatura na educação básica brasileira : interpretação e compreensão entre o jurídico, o econômico e o políticoThe work of reading literature in brazilian basic education : interpretation and understanding between legal, economic and politicalLiteratura - Estudo e ensinoAnálise do discursoEducação básica - Aspectos políticosLiterature - Study and teachingDiscourse analysisEducation, Elementary - Political aspectsLetramento literárioPolíticoArtigo originalResumo: Problematizações surgem de maneira a questionar as metodologias de ensino de língua (em análise linguística, literatura, leitura e produção textual) na educação básica. Diversas obras têm sido elaboradas e lançadas de forma a tentar atualizar os debates sobre o papel e a possibilidade de o trabalho de leitura de literatura em língua portuguesa. No entanto, ainda assim, uma lacuna parece continuar se inscrever a respeito do investimento em trabalhos que articulem teorias literárias (narratologia, por exemplo), teorias pedagógicas e teorias discursivas. Como resultado, importantes referências têm sido lançadas, mas ainda reforçando relações jurídicas, econômicas e do político que conduzem professores (formadores de leitores de literatura) e alunos (leitores de literatura em formação) a identificações cujos funcionamentos precisam ser compreendidos como estratégia de se debater a permanência do autoritarismo e do liberalismo em práticas de leitura de literatura na educação básica. A partir disso, recorremos a alguns conceitos fundamentais da análise de discurso desenvolvida por Michel Pêcheux e Eni Orlandi – como interpretação, compreensão, leitura, autoria e sujeito – e a algumas reflexões de Dermeval Saviani sobre a historicidade da formação de professores e de uma Pedagogia Histórico-Crítica no Brasil. Com essa base, pretendemos sustentar um gesto de leitura sobre Letramento literário (2006), de Rildo Cosson, uma referência recorrente em cursos de formação de professores de literatura no Brasil. A partir da análise discursiva de algumas sequências recortadas da mencionada obra, objetivamos compreender o funcionamento de enunciados que, contraditoriamente, acabam corroborando relações jurídicas, econômicas e do político da língua que merecem ser consideradas no trabalho de construção de leitura (e no reconhecimento de sua divisão social) enquanto paráfrases do autoritarismo, do produtivismo e da exclusão de algumas posições de sujeito na formação social (travestidos pela metáfora da "liberdade de leitura", "liberdade do leitor" pelo letramento)Abstract: Questions have been raised in the literature about language teaching methodologies (in linguistic analysis, literature, reading and writing) in school education. Several works have been produced that contribute to the debates about the role of reading literature in Portuguese and how to develop it. However, even so, there still seems to be a gap when it comes to investing in works that combine literary theories (e.g. narratology), pedagogical theories and discursive theories. As a result, some important references have been launched, but these still reinforce the legal, economic and political relations that lead teachers (responsible for teaching the reading of literature) and students (trainee readers of literature) to make identifications which need to be understood in terms of how they operate if debate is to be fostered about the continued presence of authoritarianism and liberalism in literature reading practices in school education. This leads us to some fundamental concepts of discourse analysis developed by Michel Pêcheux and Eni Orlandi, such as interpretation, comprehension, reading, authorship and subject, and to some reflections by Dermeval Saviani on the historicity of teacher training and of a historical and critical pedagogy in Brazil. Drawing on these references, a reading of Letramento Literário (2006), by Rildo Cosson, is proposed. This book is a popular reference in literature teacher training courses in Brazil. From the discursive analysis of some passages from this book, we aim to understand the functioning of statements that, ironically, end up corroborating legal, economic and political relations in language and which therefore merit attention when developing reading skills (and in the recognition of their social division). They can be seen as paraphrasing ideas of authoritarianism and productivism, and the exclusion of some subjective positions in the formation of society (transformed by the metaphor of "reading freedom", "reader freedom" through literacy)AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBiziak, Jacob Santos, 1985-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10930BIZIAK, Jacob Santos. O trabalho de leitura de literatura na educação básica brasileira: interpretação e compreensão entre o jurídico, o econômico e o político. Cadernos de estudos linguísticos. Campinas, SP. v. 64, n. art. e022016, p. 1-16, jun. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10930. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342420porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-19T13:31:17Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1342420Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-19T13:31:17Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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