Capoeira em diáspora : capturas, insurgências e (re)existências por uma educação decolonial e inclusiva
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12982 |
Resumo: | Resumo: Este artigo discute uma prática insurgente no período colonial-escravocrata no Brasil, constituída em linguagem de (re)existência, tornada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e difundida mundialmente. Trata-se da Capoeira, um legado diaspórico cuja ancestralidade evoca diferentes matrizes africanas. Interessa indagar se as práticas culturais – nomeadamente, as que surgiram como resistência ao sistema colonial, como a capoeira – seriam potências para (re)existências, capazes de contribuir com a formação humana e acadêmica, pensada numa perspectiva decolonial e inclusiva. Visa, ainda, apontar aspectos formativos deste bem cultural no âmbito educacional, tendo em vista problematizações epistêmicas e étnico-raciais desenvolvidas na esteira do pensamento de autores como: Fanon, Hall, Sousa Santos, Quijano, Dussel, Mignolo e outros. Vale-se, ainda, de excertos de narrativas (auto)biográficas, visando articular no campo da experiência as noções de: pensamento abissal, modernidade, eurocentrismo e colonialidade. Conclui que a capoeira evoca aspectos outros de viver, ser e dizer na diferença colonial, impulsionando um alargamento e tensionamento de fronteiras sociais, culturais e epistêmicas. O "outro" se faz presente, ocupando tempos/espaços e (re)inventando linguagens, culturas, comunidades e processos educacionais pautados em valores ancestrais afro-diaspóricos e pluriversais |
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Capoeira em diáspora : capturas, insurgências e (re)existências por uma educação decolonial e inclusivaDiaspora Capoeira : between catches, insurgencies and (re)existences for a decolonial and inclusive educationCapoeira en diáspora : capturas, insurgencias y (re) existencias para una educación decolonial e inclusivaCapoeiraPatrimônio culturalInclusão socialCapoeira (Dance)Cultural propertySocial inclusionInclusãoArtigo originalResumo: Este artigo discute uma prática insurgente no período colonial-escravocrata no Brasil, constituída em linguagem de (re)existência, tornada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e difundida mundialmente. Trata-se da Capoeira, um legado diaspórico cuja ancestralidade evoca diferentes matrizes africanas. Interessa indagar se as práticas culturais – nomeadamente, as que surgiram como resistência ao sistema colonial, como a capoeira – seriam potências para (re)existências, capazes de contribuir com a formação humana e acadêmica, pensada numa perspectiva decolonial e inclusiva. Visa, ainda, apontar aspectos formativos deste bem cultural no âmbito educacional, tendo em vista problematizações epistêmicas e étnico-raciais desenvolvidas na esteira do pensamento de autores como: Fanon, Hall, Sousa Santos, Quijano, Dussel, Mignolo e outros. Vale-se, ainda, de excertos de narrativas (auto)biográficas, visando articular no campo da experiência as noções de: pensamento abissal, modernidade, eurocentrismo e colonialidade. Conclui que a capoeira evoca aspectos outros de viver, ser e dizer na diferença colonial, impulsionando um alargamento e tensionamento de fronteiras sociais, culturais e epistêmicas. O "outro" se faz presente, ocupando tempos/espaços e (re)inventando linguagens, culturas, comunidades e processos educacionais pautados em valores ancestrais afro-diaspóricos e pluriversaisAbstract: This paper discusses an insurgent practice in colonial-slave Brazil, constituted in a (re) existence language that became humanity, intangible cultural heritage, being released worldwide. It is capoeira, a diasporic legacy whose ancestry evokes different African matrices. It enquires if cultural practices, namely those that emerged as resistance to the colonial system, such as capoeira, would empower those (re) existences, by contributing to the human and academic formation, in a decolonial and inclusive view. It also aims to point out some formative aspects of this cultural good in the educational field, considering epistemic and ethnic-racial problematizations, developed according to the researches of authors such as Fanon, Hall, Sousa Santos, Quijano, Dussel, Mignolo, among others. It also uses pieces of (self) biographical narratives, aiming to express the notions of abyssal thinking, modernity, eurocentrism, and coloniality, in the field of experience. It concludes that capoeira evokes other aspects of living, being, and saying in colonial diversity, driving a widening and tensioning of social, cultural, and epistemic boundaries. The "other" is present, occupying times/spaces and (re) inventing languages, cultures, communities, and educational processes, based on ancestral Afro-diasporic and pluriversal valuesResumen: Este artículo analiza una práctica insurgente en el Brasil esclavo colonial, que fue constituida en lenguaje de (re)existencia, convertida Patrimonio Cultural Inmaterial de la Humanidad desde Brasil y propagada alrededor del mundo. Se trata de la capoeira, un legado diaspórico cuya ascendencia evoca diferentes matrices africanas. Indagamos si las prácticas culturales – en particular, las que surgieron como resistencia al sistema colonial, como la capoeira –, serían potencias para (re)existencias, o sea, capaces de contribuir a la formación humana y académica en una perspectiva decolonial e inclusiva. Busca también señalar los aspectos formativos de este bien cultural en el campo educativo, teniendo en cuenta problematizaciones epistémicas y étnico-raciales desarrolladas a raíz del pensamiento de autores como: Fanon, Hall, Sousa Santos, Quijano, Dussel, Mignolo etc. Puede valerse de extractos de narraciones (auto)biográficas, visando articular en el campo de la experiencia las nociones de pensamiento abisal, modernidad, eurocentrismo y colonialidad. Concluye que la capoeira evoca aspectos otros de vivir, ser y decir en la diferencia colonial, impulsando una ampliación y tensión de las fronteras sociales, culturales y epistémicas. El "otro" está presente, ocupando tiempos/espacios y (re)inventando lenguajes, culturas, comunidades y procesos educativos basados en valores ancestrales afro-diaspóricos y pluriversalesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Norma Silvia Trindade de, 1960-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12982LIMA, Norma Silvia Trindade de. Capoeira em diáspora: capturas, insurgências e (re)existências por uma educação decolonial e inclusiva. Perspectiva. Florianópolis, SC : Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Ciências da Educação, 2021. Vol. 39, n. 4, pt. Dossiê A: Polifonia da Sociologia da Educação hoje: entre a atualidade dos clássicos e dos contemporâneos (out./dez., 2021), p. 01-17 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12982. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1361248porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T09:25:20Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1361248Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-10T09:25:20Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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