Arte ao vivo e o fim do espetáculo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14650 |
Resumo: | Contém 2 arquivos (português e inglês) |
id |
CAMP_7f2d8ef382ace2c2d3c43aaa8b3057ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372133 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Arte ao vivo e o fim do espetáculoAlive art and the end of spectaclePerformance (Arte)Antropofagia na arteArte ao vivoEspetáculoDossiêContém 2 arquivos (português e inglês)Resumo: O texto esboça a tese de que há um declínio do termo espetáculo, tanto em seu sentido de uso corrente, quanto na sua viabilidade como expressão das diversas formas de articulação da presença humana na arte. Para isso, sugere que a atividade artística ao vivo, nos países colonizados, constitui a base das sociedades da presença (Gumbrecht 2018), antes mesmo da chegada do invasor. O reconhecimento dessa diferença pode ser um ingrediente fundamental para promover a descolonização da arte nesses territórios, apontando possibilidades que propiciam o abandono de um modelo europeu da arte e do mundo (sociedades do sentido/da interpretação)Abstract: This article outlines the thesis that there is a decline in the term spectacle both in its current sense of use and in terms of its viability as an expression of the various forms of articulation of human presence in art. For this purpose, I suggest that live artistic activity, in colonized countries, constitutes the foundation of societies of presence (Gumbrecht), even before the arrival of the invaders. Recognizing this difference can be a fundamental ingredient to promote the decolonization of art in these territories, pointing to possibilities that favor the abandonment of a European model of art and the world (societies of meaning/interpretation)AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAgra, Lucio, 1960-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14650AGRA, Lucio. Arte ao vivo e o fim do espetáculo. GIS - gesto, imagem e som: revista de antropologia. São Paulo, SP. v. 8, n. 1, n. art. e-208266, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14650. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372133https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372133reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-10T08:48:02Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372133Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-10T08:48:02Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte ao vivo e o fim do espetáculo Alive art and the end of spectacle |
title |
Arte ao vivo e o fim do espetáculo |
spellingShingle |
Arte ao vivo e o fim do espetáculo Agra, Lucio, 1960- Performance (Arte) Antropofagia na arte Arte ao vivo Espetáculo Dossiê |
title_short |
Arte ao vivo e o fim do espetáculo |
title_full |
Arte ao vivo e o fim do espetáculo |
title_fullStr |
Arte ao vivo e o fim do espetáculo |
title_full_unstemmed |
Arte ao vivo e o fim do espetáculo |
title_sort |
Arte ao vivo e o fim do espetáculo |
author |
Agra, Lucio, 1960- |
author_facet |
Agra, Lucio, 1960- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agra, Lucio, 1960- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance (Arte) Antropofagia na arte Arte ao vivo Espetáculo Dossiê |
topic |
Performance (Arte) Antropofagia na arte Arte ao vivo Espetáculo Dossiê |
description |
Contém 2 arquivos (português e inglês) |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14650 AGRA, Lucio. Arte ao vivo e o fim do espetáculo. GIS - gesto, imagem e som: revista de antropologia. São Paulo, SP. v. 8, n. 1, n. art. e-208266, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14650. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14650 |
identifier_str_mv |
AGRA, Lucio. Arte ao vivo e o fim do espetáculo. GIS - gesto, imagem e som: revista de antropologia. São Paulo, SP. v. 8, n. 1, n. art. e-208266, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14650. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Multilíngua por eng |
language_invalid_str_mv |
Multilíngua |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372133 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834648317952 |