Espetáculos hipermidiáticos, performances artísticas hiperlocalizadas: um olhar sobre experiências de streaming em música ao vivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cláudio Manoel Duarte de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32680
Resumo: Esta pesquisa promove um conjunto de problematizações sobre espetáculos e performances de música e vídeo executados em “tempo real”1 nos ambientes baseados em redes telemáticas (live streaming). Inclui um levantamento de conceitos de espetáculo, promovendo um recorte de ideias e tipologias introduzidas por Jesus Requena como referências para pensar essas experiências estéticas enquanto prováveis novas “cenas fantasmas” expandidas em ambientes da hipermídia, como uma possível nova categoria de espetáculo em momento de (pré)conformação. A partir de mapeamento e descrição dessas diversas experiências no campo do streaming e do live streaming, a pesquisa busca elencar e analisar elementos que possam ser pensados como características convergentes, divergentes, potencializadoras e disruptivas entres essas performances/espetáculos musicais hiperlocalizados. Adotamos como objetos de análise as seguintes experiências: o grupo inglês Future Sound Of London; a plataforma multimídia de rádio e performances de música ao vivo Kexp; o projeto de live performances de DJs e bandas eletrônicas Boiler Room; um episódio em show da banda alemã Kraftwerk, com participação ao vivo de um astronauta (Gerst) no espaço sideral; a performance de músicos na Alemanha e Brasil (Pernambuco), conectados via PingFM, e Re:Combo; projetos do estado da Bahia. Recorremos a uma metodologia específica em função da emergência dos fenômenos analisados, onde pudemos verificar, dentre os objetos eleitos, caminhos diversos de experiências de streamings, experimentando um modelo inicial de análise próprio voltado para as transmissões de música ao vivo. Essas experiências apontaram que, embora esses fenômenos estejam estruturados numa mesma raiz — a difusão ao vivo em canais e plataformas hipermidiáticas —, abrigam características diversificadas e até polarizadas, conformando diferentes complexidades estéticas.
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A partir de mapeamento e descrição dessas diversas experiências no campo do streaming e do live streaming, a pesquisa busca elencar e analisar elementos que possam ser pensados como características convergentes, divergentes, potencializadoras e disruptivas entres essas performances/espetáculos musicais hiperlocalizados. Adotamos como objetos de análise as seguintes experiências: o grupo inglês Future Sound Of London; a plataforma multimídia de rádio e performances de música ao vivo Kexp; o projeto de live performances de DJs e bandas eletrônicas Boiler Room; um episódio em show da banda alemã Kraftwerk, com participação ao vivo de um astronauta (Gerst) no espaço sideral; a performance de músicos na Alemanha e Brasil (Pernambuco), conectados via PingFM, e Re:Combo; projetos do estado da Bahia. Recorremos a uma metodologia específica em função da emergência dos fenômenos analisados, onde pudemos verificar, dentre os objetos eleitos, caminhos diversos de experiências de streamings, experimentando um modelo inicial de análise próprio voltado para as transmissões de música ao vivo. Essas experiências apontaram que, embora esses fenômenos estejam estruturados numa mesma raiz — a difusão ao vivo em canais e plataformas hipermidiáticas —, abrigam características diversificadas e até polarizadas, conformando diferentes complexidades estéticas.Submitted by CLÁUDIO SOUZA (claudiomanoelufrb@gmail.com) on 2021-01-22T13:24:42Z No. of bitstreams: 1 TeseCOMPLETA_ClaudioManoelDuarte_de_Souza.pdf: 43645021 bytes, checksum: b7e16bc523e4e8817e4507513799f3f3 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-01-22T23:32:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TeseCOMPLETA_ClaudioManoelDuarte_de_Souza.pdf: 43645021 bytes, checksum: b7e16bc523e4e8817e4507513799f3f3 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-22T23:32:58Z (GMT). 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