Comunidade virtual de práticas de formador de formadores : um convite à escrita de narrativas de experiências vividas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira, 1969-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13216
Resumo: Contém 2 arquivos (português e inglês)
id CAMP_8493b62327d739eb2a3b0269a3238b3d
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362138
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Comunidade virtual de práticas de formador de formadores : um convite à escrita de narrativas de experiências vividasThe virtual community of practices for trainers’ educators : an invitation to write narratives about lived experiencesFormação de professoresNarrativasFormação continuadaTeacher trainingNarrativesContinuing educationFormação de formadorComunidade de práticasColetivosArtigo originalContém 2 arquivos (português e inglês)Resumo: A criação de uma comunidade virtual de práticas de formador de formadores faz parte de uma investigação narrativa de doutorado, em processo, que tem como um dos objetivos (re)colher narrativas de formador de formadores a fim de organizar uma coleção de registros que possa ser fonte de conhecimento para esses (e desses) profissionais. Os formadores, assim como professores e profissionais da educação, sempre têm boas histórias para contar, mas nem sempre as registram ou partilham. Há narrativas inspiradoras e felizes; outras inspiradoras e tristes; algumas nada inspiradoras, mas muito potentes para se refletir sobre a atuação e as condições de trabalho oferecidas a esse profissional dentro de programas de formação continuada, entre outros aspectos. Consideramos que há muito a se descobrir pela voz de formador de formadores, e que é possível ampliar o corpus de conhecimento sobre esse profissional e seu campo de atuação, uma vez que há pouca literatura sobre esse tema. Para acessar essas histórias se fez necessário criar um dispositivo que viabilizasse e mobilizasse a escrita de produções de saberes experienciais numa dimensão narrativa e formativa. Neste texto pretendemos compartilhar o processo de criação e administração de um grupo privado em rede social - no recorte de seus dois primeiros meses de funcionamento - e o que temos aprendido e refletido como investigadores narrativos a partir do movimento de elaboração e acompanhamento de postagens e reações no grupoAbstract: The creation of a virtual community of practices for trainers’ educators is a part of the doctorate's narrative inquiry, in process, which has its main goal in (re)gathering trainers’ educators' narratives to organize a collection of records that may be a source of knowledge for these professionals. The trainers have always had good stories to tell, as well as teachers and educational professionals, but they have not always written about or shared them. There are inspiring and happy narratives; there are others that are inspiring and sad; and some which are not inspiring, but are very powerful to reflect on the performance and the working conditions which are offered to these professionals on continuing education programs, among other aspects. Since there is little literature on this subject, we consider there is still much to discover through the voice of the trainer’s educator, who can contribute to broadening the corpus of knowledge about these professionals and their field of activity. To access these stories, the creation of a device was necessary to enable and mobilize the writing of experiential knowledge productions, in narrative and formative aspects. In this text, we intend to share the process of creating and managing a private group on a social network - during its first two months of operation - and what we, as narrative inquirers, have learned and reflected from the engagement of preparing and monitoring the posts and the reactions in the groupAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFrauendorf, Renata Barroso de Siqueira, 1969-Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13216FRAUENDORF, Renata Barroso de Siqueira; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Comunidade virtual de práticas de formador de formadores: um convite à escrita de narrativas de experiências vividas. Educar em revista. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e75530. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13216. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362138https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362138reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T08:55:57Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362138Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-22T08:55:57Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunidade virtual de práticas de formador de formadores : um convite à escrita de narrativas de experiências vividas
The virtual community of practices for trainers’ educators : an invitation to write narratives about lived experiences
title Comunidade virtual de práticas de formador de formadores : um convite à escrita de narrativas de experiências vividas
spellingShingle Comunidade virtual de práticas de formador de formadores : um convite à escrita de narrativas de experiências vividas
Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira, 1969-
Formação de professores
Narrativas
Formação continuada
Teacher training
Narratives
Continuing education
Formação de formador
Comunidade de práticas
Coletivos
Artigo original
title_short Comunidade virtual de práticas de formador de formadores : um convite à escrita de narrativas de experiências vividas
title_full Comunidade virtual de práticas de formador de formadores : um convite à escrita de narrativas de experiências vividas
title_fullStr Comunidade virtual de práticas de formador de formadores : um convite à escrita de narrativas de experiências vividas
title_full_unstemmed Comunidade virtual de práticas de formador de formadores : um convite à escrita de narrativas de experiências vividas
title_sort Comunidade virtual de práticas de formador de formadores : um convite à escrita de narrativas de experiências vividas
author Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira, 1969-
author_facet Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira, 1969-
Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
author_role author
author2 Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira, 1969-
Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Narrativas
Formação continuada
Teacher training
Narratives
Continuing education
Formação de formador
Comunidade de práticas
Coletivos
Artigo original
topic Formação de professores
Narrativas
Formação continuada
Teacher training
Narratives
Continuing education
Formação de formador
Comunidade de práticas
Coletivos
Artigo original
description Contém 2 arquivos (português e inglês)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13216
FRAUENDORF, Renata Barroso de Siqueira; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Comunidade virtual de práticas de formador de formadores: um convite à escrita de narrativas de experiências vividas. Educar em revista. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e75530. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13216. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13216
identifier_str_mv FRAUENDORF, Renata Barroso de Siqueira; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Comunidade virtual de práticas de formador de formadores: um convite à escrita de narrativas de experiências vividas. Educar em revista. Curitiba, PR : Universidade Federal do Paraná, 2021. Vol. 37 (2021), n. art. e75530. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13216. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv Multilíngua
por
eng
language_invalid_str_mv Multilíngua
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362138
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362138
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832728375296