Comunidade virtual de práticas de formador de formadores: um convite à escrita de narrativas de experiências vividas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: do Val Toledo Prado, Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75530
Resumo: A criação de uma comunidade virtual de práticas de formador de formadores faz parte de uma investigação narrativa de doutorado, em processo, que tem como um dos objetivos (re)colher narrativas de formador de formadores a fim de organizar uma coleção de registros que possa ser fonte de conhecimento para esses (e desses) profissionais. Os formadores, assim como professores e profissionais da educação, sempre têm boas histórias para contar, mas nem sempre as registram ou partilham. Há narrativas inspiradoras e felizes; outras inspiradoras e tristes; algumas nada inspiradoras, mas muito potentes para se refletir sobre a atuação e as condições de trabalho oferecidas a esse profissional dentro de programas de formação continuada, entre outros aspectos. Consideramos que há muito a se descobrir pela voz de formador de formadores, e que é possível ampliar o corpus de conhecimento sobre esse profissional e seu campo de atuação, uma vez que há pouca literatura sobre esse tema. Para acessar essas histórias se fez necessário criar um dispositivo que viabilizasse e mobilizasse a escrita de produções de saberes experienciais numa dimensão narrativa e formativa. Neste texto pretendemos compartilhar o processo de criação e administração de um grupo privado em rede social – no recorte de seus dois primeiros meses de funcionamento – e o que temos aprendido e refletido como investigadores narrativos a partir do movimento de elaboração e acompanhamento de postagens e reações no grupo.
id UFPR-4_ccae9f6688dba552b5e3a703bd9ec7b1
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/75530
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Comunidade virtual de práticas de formador de formadores: um convite à escrita de narrativas de experiências vividasEducação; Tópicos Específicos de Educação;formação de formador; narrativas; formação continuada; comunidade de práticas; coletivos.Educação PermanenteA criação de uma comunidade virtual de práticas de formador de formadores faz parte de uma investigação narrativa de doutorado, em processo, que tem como um dos objetivos (re)colher narrativas de formador de formadores a fim de organizar uma coleção de registros que possa ser fonte de conhecimento para esses (e desses) profissionais. Os formadores, assim como professores e profissionais da educação, sempre têm boas histórias para contar, mas nem sempre as registram ou partilham. Há narrativas inspiradoras e felizes; outras inspiradoras e tristes; algumas nada inspiradoras, mas muito potentes para se refletir sobre a atuação e as condições de trabalho oferecidas a esse profissional dentro de programas de formação continuada, entre outros aspectos. Consideramos que há muito a se descobrir pela voz de formador de formadores, e que é possível ampliar o corpus de conhecimento sobre esse profissional e seu campo de atuação, uma vez que há pouca literatura sobre esse tema. Para acessar essas histórias se fez necessário criar um dispositivo que viabilizasse e mobilizasse a escrita de produções de saberes experienciais numa dimensão narrativa e formativa. Neste texto pretendemos compartilhar o processo de criação e administração de um grupo privado em rede social – no recorte de seus dois primeiros meses de funcionamento – e o que temos aprendido e refletido como investigadores narrativos a partir do movimento de elaboração e acompanhamento de postagens e reações no grupo.UFPRFrauendorf, Renata Barroso de Siqueirado Val Toledo Prado, Guilherme2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75530Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75530/43632https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75530/43633Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/75530Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunidade virtual de práticas de formador de formadores: um convite à escrita de narrativas de experiências vividas
title Comunidade virtual de práticas de formador de formadores: um convite à escrita de narrativas de experiências vividas
spellingShingle Comunidade virtual de práticas de formador de formadores: um convite à escrita de narrativas de experiências vividas
Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira
Educação; Tópicos Específicos de Educação;
formação de formador; narrativas; formação continuada; comunidade de práticas; coletivos.
Educação Permanente
title_short Comunidade virtual de práticas de formador de formadores: um convite à escrita de narrativas de experiências vividas
title_full Comunidade virtual de práticas de formador de formadores: um convite à escrita de narrativas de experiências vividas
title_fullStr Comunidade virtual de práticas de formador de formadores: um convite à escrita de narrativas de experiências vividas
title_full_unstemmed Comunidade virtual de práticas de formador de formadores: um convite à escrita de narrativas de experiências vividas
title_sort Comunidade virtual de práticas de formador de formadores: um convite à escrita de narrativas de experiências vividas
author Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira
author_facet Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira
do Val Toledo Prado, Guilherme
author_role author
author2 do Val Toledo Prado, Guilherme
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Frauendorf, Renata Barroso de Siqueira
do Val Toledo Prado, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos Específicos de Educação;
formação de formador; narrativas; formação continuada; comunidade de práticas; coletivos.
Educação Permanente
topic Educação; Tópicos Específicos de Educação;
formação de formador; narrativas; formação continuada; comunidade de práticas; coletivos.
Educação Permanente
description A criação de uma comunidade virtual de práticas de formador de formadores faz parte de uma investigação narrativa de doutorado, em processo, que tem como um dos objetivos (re)colher narrativas de formador de formadores a fim de organizar uma coleção de registros que possa ser fonte de conhecimento para esses (e desses) profissionais. Os formadores, assim como professores e profissionais da educação, sempre têm boas histórias para contar, mas nem sempre as registram ou partilham. Há narrativas inspiradoras e felizes; outras inspiradoras e tristes; algumas nada inspiradoras, mas muito potentes para se refletir sobre a atuação e as condições de trabalho oferecidas a esse profissional dentro de programas de formação continuada, entre outros aspectos. Consideramos que há muito a se descobrir pela voz de formador de formadores, e que é possível ampliar o corpus de conhecimento sobre esse profissional e seu campo de atuação, uma vez que há pouca literatura sobre esse tema. Para acessar essas histórias se fez necessário criar um dispositivo que viabilizasse e mobilizasse a escrita de produções de saberes experienciais numa dimensão narrativa e formativa. Neste texto pretendemos compartilhar o processo de criação e administração de um grupo privado em rede social – no recorte de seus dois primeiros meses de funcionamento – e o que temos aprendido e refletido como investigadores narrativos a partir do movimento de elaboração e acompanhamento de postagens e reações no grupo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75530
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75530
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75530/43632
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75530/43633
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899685748736