Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzo, Adriana Justina, 1970-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Poletti, Elaine Cristina Catapani, 1975-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9767
Resumo: Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
id CAMP_85471671f20a44319d6489a9dac3013d
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1274262
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan AcademyConstructive alignment and SOLO taxonomy : relationships with the Khan Academy domain systemTecnologia da informação e comunicaçãoClassificaçãoInformation and communication technologyClassificationKhan AcademyAlinhamento construtivoArtigo originalAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001Resumo: As tecnologias da informação e comunicação são ferramentas utilizadas em inúmeras áreas e, no âmbito educacional, deram margem ao desenvolvimento de ambientes virtuais com novas possibilidades pedagógicas. Considerando a incorporação destas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa voltou-se para análises do ambiente Khan Academy, como suporte virtual na condução de atividades complementares de estudo de matemática para alunos com dificuldades na matéria e/ou em estado de defasagem, pautados na teoria do Alinhamento Construtivo, de John Biggs. Com vistas nas análises acerca do ambiente virtual à luz do referencial teórico, estabeleceu-se uma relação entre as formas de organização do ambiente virtual, com seus níveis de domínio, e as formas de organização do processo educativo sustentadas pela fundamentação teórica. Seguindo os moldes qualitativos de investigação teórica conceitual, as discussões neste artigo argumentam sobre as conexões entre estruturação do ambiente virtual abordado e as etapas de desenvolvimento da taxonomia SOLO e, além disso, favorecem análises com reflexões e constatações acerca das formas de organização, acompanhamento e avaliações de processos educativos pautados nas TICsAbstract: Information and communication technologies are tools that have been used in many areas and, in the educational field, they have given margin to the development of virtual environments with new pedagogical possibilities. Considering the incorporation of these tools in teaching and learning process, this research turned to analyze the Khan Academy environment as virtual support to conduct complementary activities of mathematics study with students which have difficulties about math subjects and/or in a state of lag, based on the theory on Constructive Alignment, by John Biggs. In view of the analyzes of the virtual environment according to the theoretical reference, a relationship was established between forms of organization of the virtual environment with its levels of dominance, and the forms of organization of the educational process supported by the theoretical validity. Following the qualitative patterns of the conceptual theoretical study, the discussions in this article argue about the connections between the related platform structures and the development stages of SOLO taxonomy and, besides that, it foments analyzes, thoughts and findings about the forms of organization, monitoring and evaluations of the educational process based on information and communication technologiesCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRizzo, Adriana Justina, 1970-Poletti, Elaine Cristina Catapani, 1975-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9767RIZZO, Adriana Justina; POLETTI, Elaine Cristina Catapani. Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO: relações com o sistema de domínio Khan Academy. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1091-1106, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9767. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1274262porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-16T14:15:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1274262Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-16T14:15:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy
Constructive alignment and SOLO taxonomy : relationships with the Khan Academy domain system
title Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy
spellingShingle Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy
Rizzo, Adriana Justina, 1970-
Tecnologia da informação e comunicação
Classificação
Information and communication technology
Classification
Khan Academy
Alinhamento construtivo
Artigo original
title_short Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy
title_full Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy
title_fullStr Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy
title_full_unstemmed Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy
title_sort Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy
author Rizzo, Adriana Justina, 1970-
author_facet Rizzo, Adriana Justina, 1970-
Poletti, Elaine Cristina Catapani, 1975-
author_role author
author2 Poletti, Elaine Cristina Catapani, 1975-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzo, Adriana Justina, 1970-
Poletti, Elaine Cristina Catapani, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação e comunicação
Classificação
Information and communication technology
Classification
Khan Academy
Alinhamento construtivo
Artigo original
topic Tecnologia da informação e comunicação
Classificação
Information and communication technology
Classification
Khan Academy
Alinhamento construtivo
Artigo original
description Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/9767
RIZZO, Adriana Justina; POLETTI, Elaine Cristina Catapani. Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO: relações com o sistema de domínio Khan Academy. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1091-1106, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9767. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/9767
identifier_str_mv RIZZO, Adriana Justina; POLETTI, Elaine Cristina Catapani. Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO: relações com o sistema de domínio Khan Academy. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1091-1106, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9767. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1274262
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030828520439808