Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/9767 |
Resumo: | Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 |
id |
CAMP_85471671f20a44319d6489a9dac3013d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1274262 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan AcademyConstructive alignment and SOLO taxonomy : relationships with the Khan Academy domain systemTecnologia da informação e comunicaçãoClassificaçãoInformation and communication technologyClassificationKhan AcademyAlinhamento construtivoArtigo originalAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001Resumo: As tecnologias da informação e comunicação são ferramentas utilizadas em inúmeras áreas e, no âmbito educacional, deram margem ao desenvolvimento de ambientes virtuais com novas possibilidades pedagógicas. Considerando a incorporação destas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa voltou-se para análises do ambiente Khan Academy, como suporte virtual na condução de atividades complementares de estudo de matemática para alunos com dificuldades na matéria e/ou em estado de defasagem, pautados na teoria do Alinhamento Construtivo, de John Biggs. Com vistas nas análises acerca do ambiente virtual à luz do referencial teórico, estabeleceu-se uma relação entre as formas de organização do ambiente virtual, com seus níveis de domínio, e as formas de organização do processo educativo sustentadas pela fundamentação teórica. Seguindo os moldes qualitativos de investigação teórica conceitual, as discussões neste artigo argumentam sobre as conexões entre estruturação do ambiente virtual abordado e as etapas de desenvolvimento da taxonomia SOLO e, além disso, favorecem análises com reflexões e constatações acerca das formas de organização, acompanhamento e avaliações de processos educativos pautados nas TICsAbstract: Information and communication technologies are tools that have been used in many areas and, in the educational field, they have given margin to the development of virtual environments with new pedagogical possibilities. Considering the incorporation of these tools in teaching and learning process, this research turned to analyze the Khan Academy environment as virtual support to conduct complementary activities of mathematics study with students which have difficulties about math subjects and/or in a state of lag, based on the theory on Constructive Alignment, by John Biggs. In view of the analyzes of the virtual environment according to the theoretical reference, a relationship was established between forms of organization of the virtual environment with its levels of dominance, and the forms of organization of the educational process supported by the theoretical validity. Following the qualitative patterns of the conceptual theoretical study, the discussions in this article argue about the connections between the related platform structures and the development stages of SOLO taxonomy and, besides that, it foments analyzes, thoughts and findings about the forms of organization, monitoring and evaluations of the educational process based on information and communication technologiesCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRizzo, Adriana Justina, 1970-Poletti, Elaine Cristina Catapani, 1975-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/9767RIZZO, Adriana Justina; POLETTI, Elaine Cristina Catapani. Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO: relações com o sistema de domínio Khan Academy. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1091-1106, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9767. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1274262porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-16T14:15:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1274262Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-16T14:15:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy Constructive alignment and SOLO taxonomy : relationships with the Khan Academy domain system |
title |
Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy |
spellingShingle |
Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy Rizzo, Adriana Justina, 1970- Tecnologia da informação e comunicação Classificação Information and communication technology Classification Khan Academy Alinhamento construtivo Artigo original |
title_short |
Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy |
title_full |
Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy |
title_fullStr |
Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy |
title_full_unstemmed |
Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy |
title_sort |
Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO : relações com o sistema de domínio Khan Academy |
author |
Rizzo, Adriana Justina, 1970- |
author_facet |
Rizzo, Adriana Justina, 1970- Poletti, Elaine Cristina Catapani, 1975- |
author_role |
author |
author2 |
Poletti, Elaine Cristina Catapani, 1975- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rizzo, Adriana Justina, 1970- Poletti, Elaine Cristina Catapani, 1975- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação e comunicação Classificação Information and communication technology Classification Khan Academy Alinhamento construtivo Artigo original |
topic |
Tecnologia da informação e comunicação Classificação Information and communication technology Classification Khan Academy Alinhamento construtivo Artigo original |
description |
Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9767 RIZZO, Adriana Justina; POLETTI, Elaine Cristina Catapani. Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO: relações com o sistema de domínio Khan Academy. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1091-1106, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9767. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/9767 |
identifier_str_mv |
RIZZO, Adriana Justina; POLETTI, Elaine Cristina Catapani. Alinhamento construtivo e taxonomia SOLO: relações com o sistema de domínio Khan Academy. Revista brasileira de informática na educação. Porto Alegre, RS. v. 29, p. 1091-1106, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9767. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1274262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030828520439808 |