Ensino híbrido mão na massa : aprendizagem com alunos mais ativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, José Armando, 1948-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14043
Resumo: Resumo: O ensino híbrido tem sido descrito desde o início dos anos 2000 como a combinação de atividades educacionais presenciais e on-line. No entanto, o foco das atividades online, está centrado no uso de vídeos que o professor disponibiliza e/ou em materiais digitais que o aluno encontra na internet. A questão a ser discutida é: como o ensino híbrido pode criar oportunidades para a construção de conhecimento?. Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a abordagem do ensino híbrido mão na massa, que incorpora aos modelos do ensino híbrido o desenvolvimento de um produto. Além do produto construído pelo aluno, a proposta enfatiza atividades como curadoria, reflexão sobre o produto construído e aprofundamento conceitual. A metodologia é baseada em pesquisa documental e bibliográfica, bem comoem dados coletados na participação da liveFuturED -LiveZAÇO Maker. A análise dos artigos e dos dados coletados permitem concluir que somente criar um produto não necessariamente indica que o aluno construiu conhecimento. Assim, as atividades de curadoria, reflexão e aprofundamento são fundamentais para auxiliar o aluno no processo de construção de conhecimento conceitual a partir do saber fazer
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spelling Ensino híbrido mão na massa : aprendizagem com alunos mais ativosBlended hands - on teaching : learning with more active studentsEnseñanza híbrida práctica : aprendizaje con estudiantes más activosArtigo originalReflexãoTecnologia educacionalEnsino híbridoBlended learningEducational technologyCuratorshipResumo: O ensino híbrido tem sido descrito desde o início dos anos 2000 como a combinação de atividades educacionais presenciais e on-line. No entanto, o foco das atividades online, está centrado no uso de vídeos que o professor disponibiliza e/ou em materiais digitais que o aluno encontra na internet. A questão a ser discutida é: como o ensino híbrido pode criar oportunidades para a construção de conhecimento?. Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a abordagem do ensino híbrido mão na massa, que incorpora aos modelos do ensino híbrido o desenvolvimento de um produto. Além do produto construído pelo aluno, a proposta enfatiza atividades como curadoria, reflexão sobre o produto construído e aprofundamento conceitual. A metodologia é baseada em pesquisa documental e bibliográfica, bem comoem dados coletados na participação da liveFuturED -LiveZAÇO Maker. A análise dos artigos e dos dados coletados permitem concluir que somente criar um produto não necessariamente indica que o aluno construiu conhecimento. Assim, as atividades de curadoria, reflexão e aprofundamento são fundamentais para auxiliar o aluno no processo de construção de conhecimento conceitual a partir do saber fazerAbstract: Blended learning has been described since the early 2000s as a combination of face-to-face and online educational activities. However, the focus of online activities, is centered on the use of videos that the teacher makes available and/or digital materials that the student finds on the internet. The question to be discussed is:how blended learning can create opportunities for the construction of knowledge? This article aims to present and discuss the hands-on approach of hybrid teaching, which incorporates the development of a product into the blended learningmodels. In addition to the product built by the student, the proposal emphasizes activities such as curation, reflection on the product built and conceptual deep dives. The methodology is based on documentary and bibliographic research, as well as on data collected in theparticipation of the live FuturED -LiveZAÇO Maker. The analysis of the articles and the collected data allow to conclude that merely creating a product does not necessarily indicate that the student has built knowledge based on this construction. Thus, curatorship, reflection and deep dives are fundamental to assist the student in the process of building conceptual knowledge based on hands-on activitiesResumen: La enseñanza híbrida se ha descrito desde principios de la década de 2000 como una combinación de actividades educativas presenciales y en línea. Sin embargo, el enfoque de las actividades en línea, se centraen el uso de videos que el docente pone a disposición y/o materiales digitales que el alumno encuentra en Internet. La cuestión por discutir es: ¿cómo la enseñanza híbridapuede crear oportunidadespara la construcción del conocimiento? Este artículo tiene como objetivo presentar y discutir el enfoque práctico de la enseñanza híbrida, que incorpora el desarrollo de un productoenlos modelos de enseñanza híbridos. Además del producto construido por el estudiante, la propuesta enfatiza actividades como curaduría, reflexión sobre el producto construido y profundización conceptual. La metodología se basa en la investigación documental y bibliográfica, así como en los datos recopilados en la participación del Live FuturED -LiveZAÇO Maker. El análisis de los artículos y de los datos recopilado permiten concluir que la sola creación de un producto no necesariamente indica que el estudiante haya construido conocimiento a partir de esta construcción. Así, las actividades de curaduría, reflexión y profundización son fundamentales para auxiliar al estudiante en el proceso de construcción del conocimiento conceptual a partir del saber hacerAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASValente, José Armando, 1948-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14043VALENTE, José Armando. Ensino híbrido mão na massa: aprendizagem com alunos mais ativos. Praxis educacional. Vitoria da Conquista, BA. v. 19, n. 50, n. art. e11340, fev., 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14043. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1367416porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T09:15:56Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1367416Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-29T09:15:56Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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